deneme bonusu
VALE A PENA SER DIPLOMATA? – Por Antônio Gilvandro | .: Focado em Você :.
19.3 C
Paramirim
4 de maio de 2024
Início Paramirim VALE A PENA SER DIPLOMATA? - Por Antônio Gilvandro

VALE A PENA SER DIPLOMATA? – Por Antônio Gilvandro

O 20 de abril é o Dia do Diplomata. No sentido político-sociológico é aquele que representa oficialmente um País junto ao governo de outro. Exerce a diplomacia que é um instrumento de política externa, para o estabelecimento e desenvolvimento dos contatos pacíficos entre os governos de diferentes Estados, pelo emprego de intermediários, mutuamente reconhecidos pelas respectivas partes. É uma figura que age como uma ponte a ligar seu País a outra Nação. No Brasil, para se tornar diplomata, necessário se faz que haja concurso, onde entre as várias matérias, são obrigatórios o português, o francês e o espanhol. Por que se comemora nesta data? Ela foi instituída pelo Decreto 66.217, de 17 de fevereiro de 1970, em homenagem a José Maria da Silva Paranhos, Barão do Rio Branco, Patrono da Diplomacia Brasileira. Ele nasceu no dia 20 de abril de 1850. Temos, antes de tudo, de entender que a diplomacia não supõe o que a fala popular chama de “jogo de cintura”. Sobre os ombros de um Diplomata pesa a responsabilidade de representar, defendendo os direitos de seu País. No conceito popular, há uma visão mais ao alcance de cada pessoa, quando a usa como um gesto de delicadeza, ponderação, lhaneza, educação.  Sem querer agir só pelo coração, alheio à inteligência, em qualquer circunstância, mesmo na representatividade da Nação, há de haver o bom-senso, a persuasão, a coragem do risco. Adverte, a respeito muito bem, Yago Kamakura: “O general que usa a diplomacia, ao invés da espada, poupa mil vidas no campo de batalha”. No meio popular, muitas vezes, agimos com animalescos grosseria, sempre dando um pontapé em cada palavra de seu interlocutor. O sociólogo e psiquiatra cubano Mira y Lopez asseverava que “toda agressividade é manifestação de insegurança”. Em qualquer momento nosso, lembremo-nos da máxima de São Francisco de Sales: “Pegam-se mais moscas com uma gota de mel, que com um barril de vinagre”.

Texto: Antônio Gilvandro Martins Neves.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos

https://www.fapjunk.com https://fapmeister.com
200 tl bonus veren siteler bonus veren siteler deneme bonusu salutepalace.com seabahis giriş seabahis seabahis