deneme bonusu
Você conhece a planta Coité? | .: Focado em Você :.
Início Caatinga Você conhece a planta Coité?

Você conhece a planta Coité?

Pelas ruas e avenidas sempre há algo interessante e diferente à espera de alguém para contemplá-la. Fomos avisado por um amigo que em um Bairro da cidade havia uma planta diferente, que estava carregada de frutos enormes. Quando lá chegamos, ficamos admirado com tamanha beleza. Ao conversar com um morador da rua, ele nos disse que a planta se chamava Coité.

Pesquisando na Internet conhecemos a planta, abaixo se encontra o texto que tem como fonte: http://www.colecionandofrutas.org

Nomenclatura e significado: COITÉ vem do tupi e significa “vasilha ou panela”. também é chamada de Cuieira e Cuia de Arvore ou Cabaça de arvore.

Origem: É nativa da América central e sua dispersão atinge a região norte do Brasil chegando ao estado do Pará e Maranhão. O naturalista Jorge Marcgrave já citava a espécie como nativa do Brasil e não sei a razão de a lista da flora brasileira desconsiderar essa espécie.  Mais informações no link:

http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/index?mode=sv&group=Root_.Angiospermas_&family=Root_.Angiospermas_.Bignoniaceae_&genus=Crescentia&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&vegetation=&last_level=subspecies&listopt=1

Características: Arvore pequena de 4 a 6 metros, bastante ramificada desde a base, formando copa ampla e esparramada. O tronco é tortuoso, de coloração cinza esbranquiçado e superfície estriada. As folhas são simples e aglomeradas  na ponta dos ramos. A lamina tem forma espatulada (de espátula) a largo-lanceoladas, são subsésseis (com pecíolo ou cabinho muito curto), medindo 7 a 15 cm de comprimento por 3 a 5 cm de largura. As flores são solitárias e distribuídas ao longo do tronco e dos ramos. A flor é branca, campanulada (como sino) com cálice (invólucro externo) esverdeado e corola (invólucro interno) com tubo bojudo e com as bordas enroladas. Interiormente existem pequenos tubos chamados de estames ou estigma que suportam os órgãos reprodutivos. Os frutos são grandes e esférico com + de 20 cm de diâmetro contendo polpa e sementes negras.

Dicas para cultivo: Planta tropical que aprecia climas quentes e chuvosos. Pode ser cultivada em climas subtropicais suportando 1 ou duas geadas anuais com o mínimo de 0 grau. Adapta-se a qualquer altitude e vários tipos de solos, mais frutifica melhor em terras vermelhas, úmidas e ricas em matéria orgânica. Resiste bem a secas de até três meses sem chuvas. As mudas propagadas por estacas lenhosas de 1,5 cm de diâmetro por 25 cm de comprimento, iniciam a frutificação com 2 anos, enquanto plantas oriundas de sementes começam a frutificar com 4 a 5 anos após o plantio.

Mudas: As sementes são pequenas (4 a 5 mm), discóides e achatadas, as quais devem ser plantadas logo que tiradas do fruto, pois perdem o poder germinativo rapidamente (7 dias). A germinação se inicia com 25 a 45 dias, se plantadas em substrato rico em matéria orgânica. As mudas se desenvolvem melhor se cultivadas em ambiente sombreado e atingem 35 cm com 7 a 8 meses após a germinação.

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol ou na composição de bosques em praças ou jardins. Recomendo o espaçamento 5 x 5 m. Abra covas com dimensões de 40 cm de largura, altura e profundidade, misturando a terra da superfície com 500 g de calcário, 1 kg de cinzas e 8 kg de matéria orgânica bem curtida, deixando curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é de setembro a outubro. Depois de plantada, irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar chuva por mais de 1 mês. Se ocorrer geada na região convém proteger a planta nos primeiros 2 anos de plantio.

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco, caso deseje que a arvore cresça ou caso prefira que produza uma copa esparramada deixe que a planta cresça livremente. Adubar com composto orgânico, pode ser 6 a 8 pás de matéria orgânica + 40 gr de N-P-K 10-10-10, distribuindo os nutrientes à 20 cm do tronco; dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano.

Usos: Frutifica em janeiro a agosto. A Arvore é muito ornamental e decorativa, os frutos verdes com no máximo 8 cm de diâmetro são consumidos cosidos ou em sopas; já os frutos maduros só são utilizados a casca para fazer artesanato e vasilhames para cozinha.

Artigo anteriorFlamboyant em flores
Próximo artigoPedalando pelo Sertão
Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

1 COMENTÁRIO

  1. Conheço. Já assisti a uma reportagem sobre a planta de Coité. Cuia de Tacacá, como é mais conhecida, vem de uma planta chamada cuieira, sendo um utensílio muito utilizado pela população da Amazônia para saborear alimentos típicos dessa região como o tacacá, o açaí, minguau de tapioca; etc. Advinda de tribos indígenas; é feita com a tintura cumatê; onde após ser raspada pelo lado de fora, a fruta da cuieira é pintada com o cumatê.
    Fonte: Wikipédia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos

https://www.fapjunk.com https://fapmeister.com
200 tl bonus veren siteler bonus veren siteler deneme bonusu salutepalace.com seabahis giriş seabahis seabahis