deneme bonusu
Vídeo da colheita do Arroz Vermelho no Sertão da Bahia | .: Focado em Você :.
26.7 C
Paramirim
1 de maio de 2024
Início Caatinga Vídeo da colheita do Arroz Vermelho no Sertão da Bahia

Vídeo da colheita do Arroz Vermelho no Sertão da Bahia

Vídeo da colheita do Arroz Vermelho no Sertão da Bahia:

Colheita do Arroz Vermelho no Sertão da Bahia

O nosso Sertão é rico, é bonito, é maravilhoso. Respeitamos o gosto de cada um, mas lugar igual ao nosso, no mundo não há, o Sertão é único.

No semiárido do Nordeste brasileiro, na Chapada Diamantina Meridional, no município de Érico Cardoso, alguns Sertanejos da gema ainda carregam no braço a cultura dos antepassados. Plantar arroz em nossa região ao longo dos últimos anos vem desaparecendo, pouco se ver. Contudo há uma propriedade, às margens do Rio Paramirim, na Sede da mencionada cidade, que neste ano de 2016 cultivou tal espécie. O arroz produzido por aqui é diferente do convencional, o arroz plantado e colhido em nossa terra é o arroz vermelho. Um arroz muito nutritivo e saboroso.

Joaquim Alcântara, sertanejo de setenta e cinco anos, filho da referida terra, plantou no mês de janeiro, após as primeiras chuvas, uma pequena área com o arroz vermelho. O mês de janeiro foi espetacular, chuva acima da média, fez o homem do campo sonhar com fartura e bonança. Contudo veio fevereiro, março e abril, a chuva desapareceu da nossa região. Joaquim esperava colher 120 sacas, todavia acabou colhendo apenas a metade, sessenta sacas. A irrigação por aqui é feita por regos, como a propriedade que ele arrendou fica bem abaixo de onde capita a água, os proprietários primeiros ficam com todo o líquido, faltando para irrigar a plantação dele. Mesmo assim, Joaquim está feliz com a pequena produção. Este arroz colhido será negociado nas feiras livres de Érico Cardoso e Paramirim, já possui fregueses certo, o preço é bem mais vantajoso do que o arroz branco. O trabalho de colheita requer bastante mão de obra, foram contratados quatro ajudantes para o serviço. Primeiro corta os cachos contendo o arroz, depois transporta todo o material para uma barraca onde é batido para que se solte, em seguida é colocado em sacos. Os sacos são transportados para um galpão onde serão beneficiados. Lá há uma máquina de beneficiar arroz, esta retira a casca dos grãos. Depois é só ensacá-los para em seguida vender toda a produção nas feiras.

As terras do nosso querido Sertão são boas, tendo água tudo que se planta colherá. Joaquim Alcântara labuta com plantação de arroz desde os sete anos de idade, aprendeu o ofício com o pai. O campo é o sustento natural da humanidade. Sem o trabalho insistente do homem do campo, a sociedade humana teria ficado pelo caminho.

As filmagens deste vídeo foram feitas por Antônio de Nondas, um grande colaborador do nosso Site. Agradecemo-lo de coração. Muito obrigado.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos

https://www.fapjunk.com https://fapmeister.com
200 tl bonus veren siteler bonus veren siteler deneme bonusu salutepalace.com seabahis giriş seabahis seabahis