CANAL DE NOTÍCIAS / LUIZ CARLOS BILL                                          PARAMIRIM - BAHIA

Notícias de Paramirim

Publicado em: 03 de novembro de 2011
Conversamos com algumas pessoas ligadas ao Banco do Brasil, elas nos disseram que a Agência do Banco do Brasil de Paramirim poderá ser reaberta na próxima segunda-feira (07 de novembro).

O medo aos poucos vai se dissipando, o clima de segurança volta a pairar sobre Paramirim. Na manhã de 03 de novembro muitos policiais circularam pela sede do Município. A rotina diária volta a reinar na nossa pacata cidade.

“O Sertão vai virar mar”, velho dito popular, mas em Paramirim o Sertão vai virar Antártica. Em pleno mês de novembro venta muito e faz frio. O que está acontecendo com o clima?

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso

Bahia Livre do trabalho infantil

Publicado em: 02 de novembro de 2011
Bahia Livre do trabalho infantil Acontecerá nos dias 05 e 06 de novembro em Paramirim um evento cujo ponto central é o Trabalho Infantil. Na sexta-feira, à noite, 04 de novembro, a partir das 20h00min realizar-se-á palestras no Centro Cultural Nabor Caíres de Brito. Já na manhã de sábado, dia 05, às 08h30min acontecerá a Caravana Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, esta sairá da Praça Érico Cardoso com destino ao Mercado Municipal (feira livre).

Estão todos convidados.

Bahia Livre do trabalho infantil: um pacto pela infância e pela educação

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso

Dia dos Finados

Publicado em: 02 de novembro de 2011
Cemitério de Érico Cardoso No Dia dos Finados uma grande quantidade de pessoas foi aos cemitérios em homenagem aos entes e amigos queridos. É uma data que nos faz refletir sobre a vida lembrando-se daqueles que aqui já não estão mais. Muitos levam flores, outros apenas o alento do silêncio, mas todas que ali vão é na tentativa de amenizar um pouco a saudade que corroei lentamente o coração.

Aos que já partiram:

Pai Nosso que estais no Céu...

Complete essa oração e a dedique a um amigo ou parente que partiu para outra vida.

A foto é do Cemitério de Érico Cardoso, tirada na tarde do dia 02 de novembro de 2011.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso

Vídeo Assalto ao Banco do Brasil

Publicado em: 02 de novembro de 2011


    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso

Prefeito Júlio Bernardo / Banco do Brasil

Publicado em: 01 de novembro de 2011
Prefeito  Júlio Bernardo O Prefeito Júlio Bernardo, na cerimônia, no dia 01 de novembro de 2011, em homenagem aos 160 anos do Professor José Cândido Vieira, fala sobre o assalto a Agência do Banco do Brasil de Paramirim que aconteceu na tarde deste mesmo dia. Aborda o ponto que a grande maioria dos paramiriense questionou nesta tarde tão triste.

Ouça o áudio.



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso

Homens invadiram agência em Paramirim

Publicado em: 01 de novembro de 2011
Homens  invadiram agência bancária em Paramirim Homens invadiram agência bancária em Paramirim. Segundo informações foram seis indivíduos fortemente armados. Por toda parte da sede do município podiam ser escutado os estouros que as armas de fogo faziam. A população local entrou em pânico. Um homem andava próximo ao Posto de Saúde e sem perceber foi atingido de raspão no dedo da mão direita. Segundo alguns que foram reféns, os homens levaram várias bolsas de dinheiro. Na fuga eles pegaram como reféns cerca de onze pessoas, todos já liberadas, dentre essas a Gerente e o Vereador João de Almeida. João nos disse que foram momentos terríveis, os assaltantes usaram o ombro dele para fazer os disparos, sem contar que na entrada da agência os bandidos atiraram na vidraça da frente, pedaços caíram sobre a cabeça deixando nele hematomas. Os fugitivos desceram em direção a Macaúbas, pelo caminho foram soltando os reféns. Próximo a Caturama eles colocaram fogo em um carro no meio da BA. Graer e a Polícia Civil fazem buscas na região atrás dos suspeitos. Homens  invadiram agência bancária em Paramirim

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso

Fotos da 2ª Expo Rural de Paramirim

Publicado em: 31 de outubro de 2011
Cavalgada em Paramirim Nos álbuns abaixo temos fotos da 2ª Expo Rural de Paramirim, que aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro de 2011. Também postamos o vídeo da grande atração do evento, a banda Magníficos. Em breve postaremos mais dados e vídeos.

Álbum de Fotos 1

Álbum de Fotos 2

Álbum de Fotos 3

Álbum de Fotos 4

Álbum de Fotos 5

Álbum de Fotos 6

Álbum de Fotos 7

Álbum de Fotos 8

Álbum de Fotos 9



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Nota de Falecimento

Publicado em: 31 de outubro de 2011
Faleceu na manhã do dia 30 de outubro de 2011, no município de Vitória da Conquista, Clarice Neves Caires, conhecida em Paramirim por Dona Clarice. Foi sepultada na tarde do dia 31 de outubro no cemitério Padre Benvindo.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

2ª Expo Rural / Júlio Bernardo

Publicado em: 30 de outubro de 2011
Pronunciamento do Prefeito Júlio Bernardo, na noite do dia 29 de outubro de 2011, na 2ª Expo Rural de Paramirim.

Ouça o aúdio:



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Glauber é pré-candidato a Vereador

Publicado em: 30 de outubro de 2011
Glauber Magalhães Marques, Botuporã Nossa câmera flagrou Glauber se divertindo na 2ª Expo Rural de Paramirim. Glauber é proprietário do Blog do Glauber, parceiro do nosso site. Em conversa com o mesmo ele nos disse que estava gostando muito do evento. Conversa vai, conversa vem, o assunto entrou pelo palco político. Glauber disse que é pré-candidato a Vereador de Botuporã na eleição de 2012, salientou que há certa resistência por parte do grupo político do qual ele faz parte. Glauber disse que "Meu pai é pré-candidato a prefeito e, às vezes, as pessoas assustam quando o filho diz que é pré-candidato a vereador nas mesmas eleições. Todavia, é um ato democrático e permitido em lei, afinal, entendo que também posso contribuir por Botuporã. Respeito e admiro o trabalho de meu pai, mas não quero ser sombra de ninguém. Todo ser humano tem o direito de buscar seus sonhos e o meu sonho sempre foi o de contribuir por Botuporã. Tento fazer meu papel social como advogado e cidadão e pretendo fazer no campo político, inclusive, a partir de agora com o lançamento de minha pré-candidatura ao legislativo botuporense”.  O que transpareceu nessa conversa é que Glauber entrou de vez para o mundo político.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Programação da 2ª Expo Rural de Paramirim

Publicado em: 28 de outubro de 2011
2ª Expo Rural de Paramirim 2ª Expo Rural de Paramirim / 2011

Dias 29 e 30 de outubro

Programação


Dia 29 de outubro: 23:00 Abertura com show da Banda Magnificos e logo após a Banda Os Magnatas. Local: Parque de Vaquejada Luís Barros.
Dia 30: 07:00 Torneio Leiteiro; 08:30 Encontro de Cavaleiros e Amazonas na Av. Dr. Júlio Bernardo com entrega de camisas; 09:30 Prova de Marcha; 14: Prova de Argolinha; 15:30 Corrida de Cavalos.


    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Sou Bacharel...

Publicado em: 28 de outubro de 2011
Luiz Carlos Marques Cardoso aprovado no Enxame de Suficiência Após quatro anos estudando Ciências Contábeis, após muitas duvidas quanto à instituição, pois bem, de uma só tacada recebo meu Diploma de Bacharel em Ciências Contábeis e o resultado do Enxame de Suficiência (a OAB para os Contadores) consta meu nome como Aprovado. De fato e de direito sou Contador.

Vencidas algumas batalhas sigamos em frente, pois novas e de maior grau de dificuldade nos espera. Esta a razão da vida. O restante são pertences que não nos pertence.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Resposta aos Emails

Publicado em: 28 de outubro de 2011
Vou tentar responder as mensagens dos visitantes do Site por ordem.

Ubiracy Gudeiki (biragudeiki@hotmail.com)
Gostaria de saber se Água Quente é perto de vocês e é distrito de Érico Cardoso ou não ?????
Site: Água Quente é hoje Érico Cardoso, fica a distância de quinze quilômetros de Paramirim.

Tânia (taniajackeline@hotmail.com)
Bill, o pai de Iagor Tunes Chaves se chama Altamiro, e não Valdomiro. Errou feio, já q você é parente (risos).
Site: Um baita de um equívoco nosso. Mas há justificativa, de tanto chamá-lo por Boga, acabei confundindo o verdadeiro nome. Vou contar um fato que aconteceu há poucos dias: fui abordado na rua por Wilson (trabalha com carro de propaganda em Paramirim), ele me disse que quase morreu de sorrir ao ver em uma matéria no site o nome “Morram” no lugar de “Moram”, um erro que virou até piada. Quero agradecer a vocês dois por ter nos alertado.

Eva Rodrigues da Silva (evar@bol.com.br)
Os professores de Paramirim não só reinvindica aumento salarial, mas também o cumprimento do Plano de Carreira do Magistério Municipal, visto que, Lei é para ser cumprida e não discutida.
Site: Todos nós devemos lutar pelos nossos direitos. Os Professores estão de parabéns.

DELSON BRANDÃO (INHOBRANDAO@HOTMAIL.COM)
LUIZ,SOU DELSON BRANDÃO (PAI DOS GEMEOS SIAMESES) SOU PORFESSOR DO COLÉGIO ULISSES DE PARAMIRM E AO FAZER UMA VISITA AO SITE DEPAREI-ME COM UMA REPORTAGEM SOBRE  A HISTÓRIA DOS GEMEOS SIAMESES DE BOTUPORÃ... GOSTARIA DE LHE INFORMAR QUE ELES ESTÃO EM BOTUPORÃ E VAI À GOIÂNIA DENTRO DE 15 DIAS ONDE FARÁ UMA CIRURGIA PARA COLOCAR MAIS ALGUNS EXPANSORES PARA A PELE, QUE IRÁ AJUDA NO MONENTO DA SEPARAÇÃO. GOSTARIA DE DIZER QUE ELES ESTÃO MUITO BEM E COM A GRAÇA DE DEUS IRÁ PASSAR POR TUDO COM MUITA SAÚDE E FORÇA.. FORTE ABRAÇA PROF DELSON BRANDÃO
Site: Estamos torcendo para que tudo saia da melhor forma possível. Torcemos por eles e por vocês. Desejamos que quando tiver novidades nos comunique.

Anônimo
Bill, estão fazendo maior maldade com os animais da cidade e muito gatos e cachorros morrendo envenenados por alguém sem coração coloque a informação no seu site conscientizando o povo que os animais são tão importantes como nos e tem direito a viver.
Site: Os animais também têm direitos.

Anônimo
Os acs foram empossados dia 26 do 10 fale sobre e a importância do seu trabalho para a população no seu site.
Site: Gostaria que algum dos coordenadores do ACS nos colocasse a parte da abrangência dessa profissão. O espaço está aberto para que um representante mostre como atua tal profissional. Um ponto que quero salientar: “Vamos se identificar, responder a alguém que se alto denomina por Anônimo é complicado”.

Marlon Meira (lon_meira@hotmail.com)
Moro no Povoado de Santa Terezinha, município de Macaúbas, às margens do Rio Paramirim; gostaria de saber se soltaram novamente as águas do Zabumbão esses dias. Temos uma barragem que abastece o Povoado e a água já está em um nível baixo. Aproveito a oportunidade para parabenizar vocês pelo jornal e dizer que  sou um leitor assíduo.
Site: A Barragem Zabumbão tem quase constante a soltura da água, porém em volume pequeno. Volume grande apenas em certas ocasiões, porém o pessoal queixa muito, pois tem os terrenos encharcados. Para saber quando soltará água além do normal o senhor deverá ligar à CODEVASF.

Adeilton (adeiltonds@gmail.com)
Parabéns por esta obra tão perfeita sinto-me muito orgulhoso em saber que tantas pessoas amam essa terra, que é um verdadeiro presente de Deus.
 Beijos para todos os meus conterrâneos paramiriense.
Site: De fato muitas pessoas amam esta terra, inclusive eu. Sucesso, amigo.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Primeira Semana da Arte e Cultura

Publicado em: 20 de outubro de 2011
Primeira Semana da Arte e Cultura do Colégio  Arco-Íris O Colégio Arco-Íris realizou a Primeira Semana da Arte e Cultura. Na tarde do dia 26 de outubro de 2011 aconteceu a cerimônia de encerramento. O projeto abrangeu as séries da Educação Infantil e do fundamental I (do segundo ao quinto ano). As salas estavam enfeitadas com as diversas artes, estas confeccionadas pelos alunos e professores. Trabalharam com vários eixos: temas da cultura brasileiros, Tarsila do Amaral, Vincent van Gogh, Romero Brito, Aldemir Martins, Carmem Miranda, Monteiro Lobato entre outros. Os alunos também apresentaram peças, cantos e danças.

Fotos do Evento:

Álbum de Fotos 1

Álbum de Fotos 2

Álbum de Fotos 3

Álbum de Fotos 4

Álbum de Fotos 5



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Nota de Falecimento

Publicado em: 27 de outubro de 2011
Faleceu na manhã de 27 de outubro de 2011, Uilson Guedes Matos. Uilson estava na capital baiana em tratamento. Ele mantinha residência em Rio do Pires e Paramirim, trabalhava como contabilista naquele Município. O enterro acontecerá às dez horas do dia 28 de outubro, no cemitério Dr. Edgar Medrado em Paramirim, antes haverá a Missa de Corpo Presente na Igreja Matriz de Santo Antônio.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Professores foram a Câmara de Paramirim

Publicado em: 26 de outubro de 2011
Professores de Paramirim Os professores da rede municipal de ensino foram à Sessão Ordinária do dia 26 de outubro de 2011 do Legislativo de Paramirim. O Professor e representante da APLP de Paramirim, o senhor Evanoel, fez uso da tribuna. A classe reivindica aumento salarial. Alguns Vereadores comentaram o tema. O recinto esteve praticamente lotado. Neste mesmo dia os professores da rede pública de Paramirim aderiram à paralisação que acontece em âmbito nacional.

Ouça toda a Sessão na integra:



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

ENEM em Paramirim

Publicado em: 25 de outubro de 2011
Enen Colégio Arco-Íris O Município de Paramirim fez parte do grupo que recebeu o glorioso trabalho de aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foram dois dias, 22 e 23 de outubro de 2011, fizemos parte do grupo que deu suporte no Colégio Arco-Íris. Em Paramirim o processo ocorreu na pura tranqüilidade, nem um fato que pudesse atrapalhar a credibilidade do Enxame.

Foram inscritos para provas em Paramirim 1.231 pessoas, destas 279 não compareceram aos locais marcados (22,66%). A sede da nossa cidade ao final de cada dia de prova se enchia de jovens, foram dois dias muitos especiais.

O ENEM foi uma das melhores coisas criadas no Brasil, todos nós temos oportunidades, pura e simples Democracia.

A foto é do pessoal encarregado de aplicar a prova no Colégio Arco-Íris.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Gêmeos Siameses de Botuporã

Publicado em: 25 de outubro de 2011
Gêmeos  Siameses de Botuporã Estava em conversa com alguns amigos e os mesmos me informaram de um vídeo na Internet, pesquisei e o resultado segue abaixo:

Os irmãos Heitor e Artur viajaram 12 horas entre Botuporã, interior da Bahia, e Goiânia, onde passam por exames e aguardam a cirurgia de separação

Com um ano e três meses, os gêmeos siameses pesam quase 20 kg e são unidos pelo tórax, fígado e bacia, além de só terem duas pernas.

A mãe deu a luz no mesmo hospital na capital goiana, referência na área de separação de gêmeos siameses. A cirurgia, que ainda não tem data marcada, será a terceira apenas neste ano para separar irmãos que nasceram unidos.

A mãe das crianças, Eliana Ledo Rocha, não esconde a confiança e acredita que a cirurgia será bem sucedida. “Eu sempre penso neles separadinhos. Quando vejo as fotos de Luana, que é de Pernambuco, e que separou recentemente, fico pensando nos dois. Então, eu estou tranqüila, meu coração está tranqüilo, porque eu sei que é preciso e estou confiante”.

Assista ao vídeo:



    Fontes: Gêmeos Siameses de Botuporã e www.noticias.r7.com

Sessão 19 de outubro de 2011

Publicado em: 24 de outubro de 2011
Sessão Ordinária do Legislativo de Paramirim 19 de outubro de 2011. Pontos que estiveram em pauta: Primeira votação do Projeto que cria áreas de preservação permanente no Município de Paramirim, todos votaram a favor. Adiamento para próxima Sessão 26 de outubro dos Projetos de Números 05 e 06. Indicação do Vereador George Luiz Magalhães Tanajura: Construção de pontos com cobertura para a população que aguarda transporte. "Incentivar a população à preservação do Meio ambiente no Município de Paramirim". Indicações do Vereador Evando Carlos Oliveira e Silva: “Implantação de Projeto ATI (Academia da Terceira Idade) em praça pública no Município de Paramirim”; “Recuperação de Estradas Vicinais que indica no Município de Paramirim”; “Implantação da coleta seletiva de lixo no Município de Paramirim”; “Providência junto a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia para a instalação de uma Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue no Município de Paramirim”.

Indicações da Sessão de 19 de outubro 2011.

16ª Indicação do Vereador Evando Carlos de Oliveira / Aperte para ver

15ª Indicação do Vereador Evando Carlos de Oliveira / Aperte para ver

14ª Indicação do Vereador Evando Carlos de Oliveira / Aperte para ver

13ª Indicação do Vereador Evando Carlos de Oliveira / Aperte para ver

04ª Indicação do Vereadores Osório dos Anjos e João de Almeida / Aperte para ver

22ª Indicação do Vereador George Luiz Magalhães Tanajura / Aperte para ver

21ª Indicação do Vereador George Luiz Magalhães Tanajura / Aperte para ver

15ª Indicação do Vereador Antonio Marques de Souza / Aperte para ver

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Iago Tunes Chaves é destaque pelo 2º ano consecutivo

Publicado em: 21 de outubro de 2011
Iagor Tunes  Chaves de Érico Cardoso Iagor Tunes Chaves foi um dos destaques do Simulado realizado pelo Colégio Arco-Íris, ficou com a segunda colocação no geral. Recebemos uma mensagem por telefone dos pais do garoto, os mesmos diziam do grande contentamento com os resultados alcançados pelo filho. No ano passado Iago também ficou na segunda colocação no geral repetindo a dose este ano. Nossa região tem tido muitos formandos (médicos, engenheiros, profissionais da computação, agrônomos, advogados, professores, etc) e a garotada já está se preparando para aumentar ainda mais o nível profissional dos filhos dessa terra.

Iago Tunes Chaves nasceu e reside no Município de Érico Cardoso, filho de Kátia e Altamiro (conhecido por Boga).

Na foto Iago está recebendo o prêmio das mãos do Professor Ailton.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Iago Jefferson é Prata na Olimpíada em História

Publicado em: 21 de outubro de 2011
Iago Jefferson Silva é prata na Olimpíada Nacional em História Após superar cinco fases online e a última etapa presencial que ocorreu neste sábado e domingo (15 e 16) na Universidade Estadual de Campinas, (Unicamp), em São Paulo, com estudo, disciplina, solidariedade e companheirismo, os estudantes Vítor Cangussu de Souza Moraes, Victor Felipe Costa Lima e Iago Jefferson Silva, componentes da equipe “Mestre Ivo”, acompanhados e orientados pela professora Maria Cleidiana Oliveira de Almeida, conquistaram neste domingo a medalha de prata na 3ª na Olimpíada Nacional, competindo com 1.200 estudantes de todo o Brasil. A Olimpíada Nacional em História do Brasil é concebida e elaborada por historiadores e professores de história do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores. A 3ª ONHB bateu um recorde: foram mais de 65 mil inscritos e teve seu início no dia 15 de agosto. Durante o processo, as equipes tiveram que resolver, ao todo, 54 questões e cumprir 5 tarefas. Somente 2.047 (duas mil e quarenta e sete) equipes chegaram até a 5ª fase. Destas, apenas 300 (trezentas) conseguiram aprovação para a última fase, presencial, realizada na Unicamp. A Olimpíada concedeu 75 medalhas, sendo 15 ouros, 25 pratas e 35 bronzes, além de livros e revistas. Os demais finalistas receberam menções honrosas.

    Fonte: www.blogdoanderson.com Site: Vitória da Conquista

Simulado Colégio Arco-Íris

Publicado em: 20 de outubro de 2011
Simulado Colégio  Arco-Íris O Colégio Arco-Íris realizou na manhã do dia 20 de outubro de 2011 uma singela cerimônia de entrega dos prêmios para os melhores do Simulado. Professores que fizeram a entrega das premiações: Sílvia, Cristina, Paula, Marta, Pedro, Ailton, Wanderlei. Wanderlei (Diretor do Colégio) exaltou a importância da realização do Simulado para a vida acadêmica dos alunos, parabenizou a todos os participantes. O empresário Antônio Silva Gonçalves esteve presente e foi ele quem entregou o prêmio a grande vencedora, Lorena de Santana Gonçalves, filha do mesmo.

Destaques do Simulado do Colégio Arco-Íris 2011:

1º Colocado na Classificação Geral: Lorena de Santana Gonçalves, fez 115 pontos (88,46%), recebeu como prêmio um Netbook.

6º Ano:
1º Lugar: Lorhana de Santana Gonçalves = 92 pontos (70,76%)
2ª Lugar: Laís Vitória Pereira = 87 pontos (67,69%)
3º Lugar: Renato Vieira M. Azevedo = 87 pontos (66,92%)
7º Ano:
1º Lugar: Lívia Cardoso Louzada = 84 pontos (64,61%)
2ª Lugar: Lis dos Reis dos Santos = 82 pontos (63,07%)
3º Lugar: Geysa Carvalho Silva = 78 pontos (60,00%)
8º Ano:
1º Lugar: Iagor Tunes Chaves = 96 pontos (73,84%)
2ª Lugar: Paola Guimarães Cardoso = 79 pontos (60,76%)
3º Lugar: Lavínia Mendonça Fraga = 78 pontos (60,00%)
9º Ano:
1º Lugar: Laís Oliveira Silva = 97 pontos (64,66%)
2ª Lugar: Argel Pina Pereira = 91 pontos (60,66%)
3º Lugar: Kauê Rodrigues Fonseca = 75 pontos (50,00%)
1º Ano:
1º Lugar: Carine Louzada Morais = 93,5 pontos (58,43%)
2ª Lugar: Marília Aparecida S. Cayres = 80 pontos (50,00%)
3º Lugar: Martha Lorena Santos = 77,5 pontos (48,43%)
2º Ano:
1º Lugar: Antônio Henrique M. Santos = 98,8 pontos (59,87%)
2ª Lugar: Isaac Brandão B. Magalhães = 89 pontos (55,62%)
3º Lugar: Mateus Rocha Leão = 83,5 pontos (52,18%)
Observação: Todos os alunos aqui citados receberam prêmios.

Fotos dos ganhadores:

Álbum de Fotos 1

Álbum de Fotos 2

Álbum de Fotos 3

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Final de Semana Teremos ENEM

Publicado em: 20 de outubro de 2011
Neste final de semana, 22 e 23 de outubro de 2011, o Município de Paramirim estará recebendo 1.231 pessoas inscritas para fazerem a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Serão dois dias de exames, no sábado os portões estarão abertos às 12h00minh e serão fechados às 13h00minh, o período para responder as noventas questões será de quatro horas e meia. No domingo os portões serão abertos no mesmo horário, mas o período que os candidatos terão para responderem a prova será de cinco horas e meia, uma hora a mais para a redação.

Sete locais receberão candidatos para o ENEM no Município de Paramirim:

Colégio de Paramirim;
Colégio Antônio Carlos Magalhães;
Colégio Arco-Íris;
Colégio Antônio Cruz;
Escola Dirlene Matos Mendonça;
Colégio Ulisses;
Grupo Escolar Professor José Cândido.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Depois da chuva: vento e frio

Publicado em: 20 de outubro de 2011
A chuva foi embora, mas trouxe o vento e o frio. O clima anda meio atrapalhado nestes últimos tempos aqui em nossa região. Em pleno mês de outubro fazendo frio e ventando muito.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Batida de Carros Mata duas Pessoa

Publicado em: 20 de outubro de 2011
Os dois ocupantes, João José Pina (motorista) e o passageiro Cláudio José dos Santos, do veículo que se chocou no fundo de uma carreta próxima ao Município de Brumado foram sepultados em Paramirim na tarde do dia 19 de outubro de 2011. Eles nasceram no Município de Rio do Pires, porém sua família (os dois eram da mesma família) reside em Paramirim.
A notícia do acidente com a foto do carro foi postada no Site de Brumado.

Segue abaixo a notícia:

Aperte aqui para ver a notícia anterior

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Osório dos Anjos diz que não sairá candidato

Publicado em: 19 de outubro de 2011
Na Sessão Ordinária do Legislativo de Paramirim no dia 19 de outubro de 2011, o Vereador Osório dos Anjos em seu discurso disse que não sairá candidato a Vereador na próxima eleição. Abaixo segue o discurso de Osório dos Anjos na integra.

Assista ao áudio:



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Chuva em Paramirim

Publicado em: 18 de outubro de 2011
Chuva em Paramirim A nossa região foi agraciada por uma noite e um início de manhã com muita chuva. Em outras regiões a chuva é sinal de problema, aqui veio como um gostoso remédio, uma Santa solução. Começou com muita trovoada pelas redondezas de Paramirim no final da tarde do dia 17 de outubro de 2011, mas a chuva só começou na sede já a meia-noite; quando perto das quatro horas, 18 de agosto, a precipitação aumentou e dessa forma só foi parar às nove e meia. Segundo os técnicos da EBDA de Paramirim, que medem a quantidade de chuva no município, caíram na sede 22 milímetros de água, enquanto que em Rio do Pires chegou a 62. Notícias de rua: Érico Cardoso, 40; já Macaúbas, 80. Os pecuaristas agradecem. A seca prolongada não possibilitava a recuperação das pastagens, o gado, em muitas localidades só não morriam porque eram alimentados por ração. Muitas aguadas também já tinham secado. Agora é esperar por mais chuvas, pois a quantidade que caiu animou, todavia foi insuficiente para sanar as moléstias que atinge todo o Vale do Paramirim. Em breve teremos nossa majestosa Caatinga toda verde, é o poder da Criação se refletindo na sua genial Obra.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso

Um Pedido da Visitante Luciana

Publicado em: 17 de outubro de 2011
Basta rápida análise nos dados dos últimos 40 anos do IBGE, criado em 1938, no governo Vargas, para concluirmos sobre as várias transformações sociais em nosso País.
Muitas negativas, a exemplo da violência; outras positivas, como a redução da mortalidade infantil e a média de vida das pessoas.
Tenho viva, na memória, até porque pedras na formação cultural, as imagens e acompanhamentos, ainda criança, em Paramirim – berço natal – de “enterros de anjos” – sepultamento de recém nascidos. Detalho o toque do sino, feito aceleradamente, diverso quando ao se tratar de adulto, que é pausado, melancólico, fúnebre. Além desse, o caixão era carregado por meninos. Afora esta lembrança, bem raro era alguém falecer com mais de 80 anos.
De lá para cá e à proporção que os anos passam, raríssimo o sino tocar de forma acelerada. Comum o toque fúnebre para octogenários falecidos. Prova da evolução da ciência.
Meninos não mais falecem de “mal de sete dias”, decorrente das infecções contraídas nos partos, até então acontecidos em casa e sem os cuidados devidos. Hoje, os nascimentos ocorrem em maternidades e hospitais, o que evita, também, a morte da mãe. As vacinas previnem acometimentos, garantindo saúde.
A evolução fez surgir medicamentos eficazes, exames preventivos, tratamentos adequados, que ensejam vida mais longa.
Mas enquanto isso, graças ao saber e conscientização, vidas outras são ceifadas, com extermínio de espécies. Basta que olhemos em nosso derredor e constatemos que, de forma “desumana” está morrendo a natureza, sem que sinos toquem de qualquer jeito.
Do mesmo modo que a ciência médica evoluiu, reduzindo mortes precoces e tornando crescente a longevidade humana, atitudes e orientações sobre a preservação e recuperação do meio ambiente devem ser implantadas para que todos, num futuro não muito distante, não morram por falta de pão, água e ar, sustentos da vida biológica. É chegado o momento de ser criada uma única vacina: educação ambiental.
Mogi das Cruzes, município paulista, tem exemplo saudável. Lá, a Prefeitura criou a Escola Ambiental, que consiste em um centro de pesquisas e formação de professores das redes municipal, estadual e particular, garantindo condições para que as escolas formulem projetos de educação ambiental.
Ao mesmo tempo, trabalha com alunos da educação infantil e ensino fundamental, da 1ª à 4ª série, e com isto forma valores sócio ambientais para o exercício da cidadania.
É dentro deste princípio que buscamos naquelas paragens e temos procurado conscientizar prefeitos a implantarem uma Escola Ambiental em seu respectivo município e, assim, a natureza será plena e eterna.
Gilberto Brito, ex-prefeito de Paramirim, ex-deputado estadual (PR) e delegado de carreira.

Email de Luciana (anaicul.2008@yahoo.com.br):
Bill, sou visitante assídua do seu site e lamento a retirada do espaço de postagem de mensagens, pois este espaço tornava o site mais divertido, interessante e democrático.Gostaria que você revesse os motivos da exclusão de tal espaço e repensasse a possibilidade de volta.
Bom, mas escrevo também por outro motivo. Em visita ao Blog do Gláuber tive acesso a uma carta escrita pelo paramirinhense Gilberto Brito na qual ele falava sobre um dos problemas contemporâneos enfrentados por nós: a preservação ambiental.
Achei suas ideias muito claras e objetivas. Por isso, peço-lhe licenças para enviá-la e peço-lhe que se possível for, a publique.
  Desde já, agradeço.


    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Professores têm Noite de Confraternização

Publicado em: 16 de outubro de 2011
Homenagem ao Dia do Professor em Paramirim A Secretaria de Educação organizou para os educadores da rede pública de ensino de Paramirim uma confraternização, essa em homenagem ao Dia do Professor. O evento aconteceu no espaço Vieiras Rios, na noite do dia 14 de outubro de 2011. O local foi todo decorado no estilo luau, teve música ao vivo com os artistas da terra Colado e Coladinho, uma variedade de petiscos e bebidas. Muitas autoridades presentes: o Prefeito Júlio Bernardo, a Secretária de Educação Marinélia Castro (organizadora), entre outros Secretários.

Aperte aqui e veja algumas fotos

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Crianças Arco-Íris em Festa

Publicado em: 15 de outubro de 2011
Crianças Arco-Íris  em Festa Dia 12 de outubro de 2011 o Colégio Arco-Íris realizou uma big-festa para as crianças com atrações diversas. Iniciou-se às 08h00min se estendendo até o final da tarde. Teve: futebol, piscina, pula-pula, cama elástica, algodão doce, sala de maquiagem, ginástica, brinquedo teca, sala de leituras, discoteca e um delicioso almoço para todas as crianças.

Aperte aqui e veja algumas fotos

    Por: Colégio Arco-Íris

Simulado Colégio Arco-Íris

Publicado em: 14 de outubro de 2011
Simulado Colégio Arco-Íris Foi realizado nos dias 13 e 14 de outubro de 2011, no Colégio Arco-Íris, um Simulado.

Turmas que participaram do Simulado: 6º Ano; 7º Ano; 8º Ano; 9º Ano; 1º Ano; 2º Ano.

Estamos disponibilizando os gabaritos:

Gabarito 6º Ano;

Gabarito 7º Ano;

Gabarito 8º Ano;

Gabarito 9º Ano;

Gabarito 1º Ano;

Gabarito 2º Ano;

Simulado Colégio Arco-Íres

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) Fotos: Colégio Arco-Íres

A cultura não é mais a cereja do bolo

Publicado em: 13 de outubro de 2011
A cultura não é mais a cereja do bolo, logo ela terá a sua própria fatia.

A Secretaria Estadual de Cultura – SECULT/BA, estará realizando a IV Conferência Estadual de Cultura, cujo tema PLANEJAR É PRECISO – Consolidação dos Planos de Cultura. Para isso está realizando Conferências de Cultura nos 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia, bem como mantendo parcerias com os 417 municípios do estado nas suas Conferências Municipais de Cultura.

No Território Bacia do Paramirim, o Representante Territorial de Cultura, Vandick Guimarães Coqueiro, vem articulando junto aos municípios e os GTs. de Cultura,  o treinamento de mediadores para as Conferências Municipais juntamente com os dirigentes, artistas, ONGs,  o poder público e a sociedade civil.

Feito o treinamento foram realizadas 09 (nove),  Conferências de Cultura nos seguintes municípios: Botuporã, Caturama, Érico Cardoso, Ibipitanga, Macaúbas, Paramirim, Rio do Pires e Tanque Novo. Em Macaúbas foi realizada a Conferência Territorial. Estamos convidando os delegados e o público em geral para a IV Conferência Estadual de Cultura que será realizada na cidade de Vitória da Conquista a partir do dia 30 de novembro até 03 de dezembro de 2011.

As propostas/projetos extraídas das Conferências Territoriais serão discutidas, debatidas em Vitória da Conquista e dali sairão as propostas estaduais que nortearão os Planos Estaduais e Nacional de Cultura. O objetivo maior é a construção dos planos e a institucionalização dos Sistemas de Cultura, desvinculando de outros sistemas (outras secretarias).

Assim, como foi na Educação e Saúde, a Cultura deseja criar o seu próprio fundo, para isso está tramitando no Congresso Nacional a PEC 150, e já foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados. O próximo passo é ser aprovada em segundo turno e encaminhar para o senado. Supondo que a PEC seja aprovada os municípios precisam urgentemente do CPF da cultura (Conselhos, Planos e Fundos), para o repasse fundo a fundo.

Portanto convoco a todos os artistas, poder público e a sociedade civil, para a mobilização em seus municípios e sempre articulando com dirigentes de cultura, prefeitos, vereadores e deputados a construção dos sistemas municipais de cultura, a aprovação da lei no Congresso Nacional, a assinatura dos protocolos de Intenção da União e dos estados com certa urgência.

    Por: Vandick Coqueiro (Representante Territorial de Cultura)

Homenagens a Nossa Senhora Aparecida

Publicado em: 12 de outubro de 2011
Na tarde de 11 de outubro de 2011, a Comunidade do Bairro São José, em um ato de tradição e devoção, realizou-se a entrada de festa, saiu do mesmo Bairro e percorreu as principais ruas e avenidas da cidade retornando para a Igreja São José. No decorrer da noite aconteceu a Missa e logo após cantores da terra tocaram forró. Já no dia 12 de outubro, ao amanhecer já se escutava os estouros dos fogos de artifícios festejando a grande data. Quando ao meio-dia os devotos da Santa não economizaram nos foguetes, foi mais de dez minutos, por todas as partes da sede se ouviam os estouros dos fogos.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

IV Conferência de Cultura / Macaúbas

Publicado em: 09 de outubro de 2011
Na noite do dia 04 de outubro de 2011, Rosa Tunes, declamou um poema na IV Conferência de Cultura, que aconteceu no Município de Macaúbas. Rosa Tunes fez parte da comitiva de Paramirim. “Espaços Vazios”.

Assista ao vídeo:



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Festejos em Cachoeira / Érico Cardoso

Publicado em: 08 de outubro de 2011
Programação dos festejos em louvor a Nossa Senhora Aparecida na comunidade de Cachoeira em Érico Cardoso:

Dia 08 de outubro: Novena e logo após festa dançante com Colado e Coladinho e Carro de Malandro.

Dia 09 de outubro na parte da manhã: Missa e em seguida Cavalgada.

A Comunidade de Cachoeira convida a todos para participarem desse tradicional evento.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

CODEVASF faz reunião em Paramirim

Publicado em: 07 de outubro de 2011
CODEVASF faz reunião em Paramirim Na noite de 05 de setembro de 2011 aconteceu no salão da Câmara de Vereadores de Paramirim uma reunião entre os representantes da CODEVASF e a sociedade civil de Paramirim. O tema central do encontro foi o Sistema de Esgotamento Sanitário que está sendo construído no nosso Município. Segundo as representantes, o público alvo não foi atingido, pois no salão a grande maioria dos presentes foram estudantes, estes já foram visitados em momento anteriores. Acreditamos que tenha faltado um pouco mais de divulgação. Mas o encontro foi muito produtivo, muitas duvidas esclarecidas. O público pôde participar formulando perguntas. As autoridades presentes foram apenas três, salvo os organizadores: os Vereadores George Luiz Tanajura, João de Almeida e Evando Carlos. Sugeriram-se uma nova Audiência Pública, essa ideia aceita por todos. Os Vereadores prometeram que na próxima Sessão Ordinária do Legislativo de Paramirim irão pedir para que se realize mais uma Audiência.

Alguns pontos que merecem destaque:

Se for fazer alguma queixa quanto aos serviços da empresa que administra a obra, que faça no escritório da CODEVASF.
No momento os trabalhos para construção do Sistema de Esgotamento Sanitário se encontra parado, pois espera por aditivo.
O Sistema tratará o esgoto e não a água, desta forma após todo o processo a água sairá com 93 a 95 por cento limpa. Se for usar para o consuma precisará passar pelo processo que já é feito hoje pela EMBASA.
O Sistema já foi 70 por cento construído.
Não há prazo determinado para o término da obra.
A obra só será entregue após passar por um rigoroso processo de vistoria.


    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

IV Conferência de Cultura da Bacia do Paramirim

Publicado em: 06 de outubro de 2011
IV  Conferência de Cultura da Bacia do Paramirim Na noite do dia 04 de outubro de 2011 foi realizado no Município de Macaúbas a IV Conferência de Cultura da Bacia do Paramirim. Na ocasião Paramirim esteve representada nas presenças do Secretário de Cultura Antônio Gilvandro, José Israel (Tulinha), Rosa Tunes e Luiz Carlos Bill. O evento contou ainda com as participações de Botuporã, Érico Cardoso e de Macaúbas. Primeiro o Representante Territorial de Cultura Vandick Coqueiro mostrou em slide toda a estrutura do projeto, em seguida Adalberto Santos, IV  Conferência de Cultura em Macaúbassuperintendente de Cultura e Desenvolvimento Territorial do Estado e coordenador executivo da IV CEC, explanou sobre os principais pontos desse projeto. Também teve manifestações culturais, naquele momento Rosa Tunes (representando Paramirim) declamou um bonito poema.
Comentário do Site:
“Sentimos muito pelo o pouco interesse da sociedade quanto ao tema da cultura. O Centro Cultural de Macaúbas, por sinal um bom e aconchegante local (ar-condicionado, cadeiras acolchoadas, forro no teto), esteve praticamente vazio. Nosso Município poderia ter tido uma participação melhor. Não tivemos delegados, e nem tão pouco participamos das rodas de discussão. São tão poucos os movimentos em prol da cultura na nossa região, que devemos aproveitá-los melhor. Ficamos decepcionados com o ínfimo interesse do povo de Macaúbas; aqui já há algum tempo temos visto a sociedade se afastar das palestras e acontecimentos importantes, mas parece que toda nossa região vem sendo acometida por esse mal. Reclamar apenas não basta, devemos ser uma sociedade ativa.”

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Foto da Praça Tobias Tanajura

Publicado em: 06 de outubro de 2011
Praça Tobias Tanajura A foto e da Praça Tobias Tanajura, que há poucos dias recebeu o Ministro das Cidades, Mário Negromonte, para o ato inaugural de ruas e avenidas do Bairro Zé Vicente e da reforma da mesma.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Lagoa de Paramirim / Fato Interessante

Publicado em: 06 de outubro de 2011
Lagoa de Paramirim A Lagoa de Paramirim vem secando pelo motivo da grande estiagem que assola nosso Município, com isso já é fácil ser notado os vestígios da antiga indústria artesanal que existia nas intermediações e até mesmo dentro do lago. Há montes de tijolos, esses deixados pelos antigos trabalhadores.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Nota de Falecimento

Publicado em: 06 de outubro de 2011
Faleceu no dia 30 de setembro de 2011, no Município de Vitória da Conquista, Romilson Bastos de Lima. Romilson tinha 61 anos e era casado com a irmã do Vereador Orlando Flor e Silva, também morou em Paramirim por um longo período trabalhando em várias empresas na região. O enterro foi em Vitória da Conquista no dia 01 de outubro de 2011.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Nota de Falecimento

Publicado em: 05 de outubro de 2011
Faleceu na tarde do dia 05 de outubro de 2011, Maria Ernesta da Silva. Dona Maria, como era denominada por todos, mãe de Neto (vaqueiro), Nair (esposa de Dudu), Bolinho (trabalha no Estádio João Tanajura), entre outros filhos, será sepultada na manhã de 06 de outubro de 2011, no cemitério Dr. Edgar Medrado, às 10h00min. Ela tinha 92 anos.

Ficam aqui aos familiares nossos sinceros sentimentos.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Inauguração no Bairro São Vicente

Publicado em: 05 de outubro de 2011
Inauguração no Bairro São Vicente A visita do Ministro das Cidades, Mário Negromonte, e a sua comitiva a cidade de Paramirim Bahia aconteceu em três fases. A primeira foi a inauguração de ruas e avenidas do Bairro Zé Vicente e a reforma na Praça Tobias Tanajura. A segunda, a inauguração oficial da Usina Paramirim. A terceira fase a inauguração da praça e de pavimentação no Bairro São Vicente.
Inauguração no Bairro São Vicente O evento no Bairro São Vicente foi o ponto principal da visita do Ministro a Paramirim. Antes dos pronunciamentos, o grupo Lando e Banda Sala de Reboco animou o recinto. Já era mais de vinte e três horas quando ocorreu o momento oficial de entrega das obras a população local. Primeiro falou o Prefeito Júlio Bernardo; em seguida, João Leão (Deputado Federal); Kaká Leão (Deputado Estadual); Wilson Brito (Secretário); Mário Negromonte Júnior (Deputado Estadual) e por último o Ministro Mário Negromonte. Exaltaram a importância de tais benfeitorias, também houve pedidos para novas obras (como a reforma da Praça Santo Antônio). João Leão fez um convite a Dr. Júlio Bernardo, pediu para que o mesmo se ingressasse no PP (Partido Progressista). Para encerrar a Banda Os Magnatas subiu ao palco para tocar até altas horas da madrugada.

Escute o áudio abaixo e veja todo o conteúdo na integra:



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Chuva em Paramirim

Publicado em: 04 de outubro de 2011
Chuva em Paramirim Após sete meses sem saber o que era chuva, na tarde do dia 04 de outubro de 2011, o povo paramiriense voltou a sentir aquele cheirinho de “Chuva”, ou de terra molhada, ou no modo científico, na proliferação dos seres invisíveis aos nossos olhos. Ontem demos a notícia que o site Clima Tempo apontava uma precipitação de dezessete milímetros para nosso Município, não sabemos se alcançou essa marca, mas o pouco que caiu já foi suficiente para encher os olhos do homem do campo. A esperança voltou.

Viva, São Pedro!!!

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Inauguração da Usina Paramirim

Publicado em: 03 de outubro de 2011
Inauguração da Usina Paramirim No começo da noite do dia 01 de outubro de 2011 foi inaugurada a Usina Paramirim. Na ocasião estiveram presentes várias autoridades. O Prefeito Júlio Bernardo; os Deputados Estaduais Mário Negromonte Júnior e Kaká Leão; o Deputado Federal João Leão; o Ministro das Cidades Mário Negromonte; entre outras autoridades.

Escute o áudio dos pronunciamentos e veja a importância dessa Usina para o Município de Paramirim.



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso

Inauguração de ruas e da reforma de praça

Publicado em: 02 de outubro de 2011
Inauguração da Praça Tobias Tanajura Assim que o avião pousou no aeroporto de Paramirim, na tarde de 01 de outubro de 2011, a comitiva seguiu em direção a Praça Tobias Tanajura, em comboio, para o ato inaugural. Após o ato simbólico da placa alusiva houve alguns pronunciamentos. Primeiramente falou o Prefeito Júlio Bernardo, após foi a vez do Vereador George Magalhães Tanajura, neto de Tobias Tanajura, homenageado com o seu nome na Praça. Prosseguiu com o Deputado Estadual Mário Negromonte Júnior. Para encerrar falou o Ministro das Cidades Mário Negromonte.
Abaixo o áudio dos pronunciamentos:



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso

Caminhão cai na antiga ponte de rio do pires

Publicado em: 02 de outubro de 2011
Caminhão cai  na antiga ponte de rio do pires Rio do Pires: Ponte quebra e caçamba carregada de areia cai no rio.

Nesta quarta feira, 28 de setembro de 2011, um caminhão caçamba caiu na ponte de Caturama, que antigamente fazia divisa com o município de Rio do Pires, a caçamba estava carregada com areia e estava indo para a cidade de Tanque Novo, o motorista não teve nenhum ferimento, mas segundo alguns moradores o madeiramento da ponte já estava quebrando e o risco de acontecer um acidente já estava previsto, principalmente com uma carga tão pesada.

O visitante do nosso Site, Antônio, conhecido por Tõe (irmão de Duinha), nos informou deste fato, fomos atrás da notícia e a encontramos no Site de Botuporã.

    Fonte: http://www.portalbotupora.com

Ministro Mario Negromonte chega à Paramirim

Publicado em: 01 de outubro de 2011
Ministro  das Cidades Mario Negromonte em Paramirim Na tarde do dia 01 de outubro de 2011, o Ministro das Cidades Mario Negromonte teve uma calorosa recepção na chegada à Paramirim. Assim que o avião pousou uma multidão se aglomerou para dá boas vidas ao Ministro e toda a sua comitiva.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso

Chapada Diamantina sediará competição de ciclismo

Publicado em: 01 de outubro de 2011
Chapada Diamantina sediará pela segunda vez grande competição de ciclismo

Nos sete dias de Brasil Ride os atletas irão percorrer aproximadamente 585 km entre serras, vales e rios e trilhas

De 23 a 29 de outubro a Chapada Diamantina volta a se transformar no cenário do maior evento ciclístico da América Latina.
A II Edição do Brasil Ride, que reunirá centenas de atletas de diversos países, terá pela segunda vez como base as cidades de Mucugê e Rio de Contas, no coração da Bahia.
A competição tem o apoio da Secretaria do Turismo e Bahiatursa e vai contar com a participação de 400 competidores, que irão disputar a prova em duplas divididas em quatro categorias: Open Masculino, Feminimo, Misto e Máster (apenas para ciclistas acima de 40 anos de idade).
Segundo os organizadores da prova, a região foi escolhida mais uma vez para sediar a ultramaratona devido ao sucesso da primeira edição.
"Os motivos por realizar o Brasil Ride na Chapada Diamantina são dois: a natureza e o povo. As trilhas da Chapada são as melhores que conheço no mundo e o calor do povo baiano não tem igual em lugar nenhum do planeta", explicou o idealizador do evento, Mário Roma.
Nos sete dias de Brasil Ride os atletas irão percorrer aproximadamente 585 km entre serras, vales e rios nas trilhas da Chapada Diamantina.
Para receber os competidores, os organizadores estão construindo uma grande estrutura em frente a um dos principais cartões postais da cidade, o cemitério bizantino.
No local, será montado um acampamento, com barracas individuais para todos os atletas, imprensa e staff. O material - colchões novos e as barracas -, será doado à comunidade após o término da competição.

Com informações do UOL Ecoviagem

    Fonte: http://noticiasderiodecontas.blogspot.com

Sessão Ordinária do Legislativo de Paramirim

Publicado em: 30 de setembro de 2011
Aconteceu na manhã do dia 28 de setembro de 2011 a Sessão Ordinária do Legislativo de Paramirim. Alguns temas foram discutidos, entre esses o inicio da limpeza das aguadas do Município. A importância do serviço da SAMU em nossa região. Outro ponto abordado foi sobre o trabalho infantil. Foi lindo um comunicado que consta que a empresa OI estará disponibilizando telefone em todas as comunidades que possuem certo número de habitantes. O Vereador Antônio Marques falou da participação dele no evento que aconteceu na Câmara de Vitória da Conquista para a criação de uma universidade no local.

14ª Indicação do Vereador Antonio Marques de Souza / Aperte para ver

20ª Indicação do Vereador George Luiz Magalhães Tanajura / Aperte para ver

20ª Indicação do Vereador Jová Salvador / Aperte para ver



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Inauguração em Paramirim

Publicado em: 29 de setembro de 2011
Neste sábado, dia 01 de outubro de 2011, Paramirim estará recebendo muitas autoridades para o ato inaugural de algumas ruas e da reforma de uma praça. Estarão no nosso Município, o Deputado Federal e Ministro das Cidades Mario Negromonte; o Deputado Estadual Mario Negromonte Júnior; o Deputado Federal João Leão entre outras autoridades. Está prevista a chegada da comitiva às 16h00min, no Aeroporto de Paramirim. Em seguida terá a inauguração da Indústria de Biodiesel de Paramirim e o ato inaugural da reforma da Praça Tobias Bitencourt (denominada de O Trevo) e de algumas ruas do Bairro José Vicente. À noite o evento acontecerá no Bairro São Vicente, na ocasião o Executivo entregará ao povo local a pavimentação de algumas ruas. Após o ato acontecerá uma festa dançante ao som da banda Os Magnatas e de Lando e Sala de Reboco.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso

GT de Cultura do Município de Paramirim

Publicado em: 28 de setembro de 2011
GT de Cultura  do Município de Paramirim Aconteceu no dia 28 de setembro de 2011, na cidade de Paramirim, a reunião do GT de Cultura do Município de Paramirim. Na ocasião trataram-se da elaboração de propostas municipais e territoriais para a 4ª Conferência de Cultura do Estado da Bahia. A Conferência Territorial acontecerá no Município de Macaúbas nos dias 04 e 05 de outubro. Já a Estadual acontecerá no Município de Vitória da Conquista na data de 30 de novembro a 03 de dezembro.

Alguns participantes do grupo de elaboração dos projetos:

Dr. Antônio Gilvandro (Secretário de Cultura de Paramirim)
Vandick Coqueiro (Representante Territorial de Cultura)
Raimundo Sucupira
José Israel (Tulinha)
Paulo Cesar (Tim-Tim)
Rosa Tunes
Luiz Carlos Bill

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso

Carreta de Paramirim tomba em Umbaúba

Publicado em: 22 de setembro de 2011
Carreta de Paramirim tomba em Umbaúba Acidente com carreta em Umbaúba deixa motorista bastante ferido

Após uma hora de muito trabalho, os Bombeiros conseguiram resgatar a vítima que estava presa às ferragens e o encaminharam até o Hospital de Urgências de Sergipe.

Por volta das 23h da noite de ontem, segunda feira, 19, mais um acidente movimentou os militares do 2º GBMSE, que foram acionados via CIOSP para atenderem a mais uma ocorrência na região. De acordo com informações preliminares, o motorista pode ter cochilado ao volante.

Segundo informações, o Senhor Rivaldo Oliveira, 46, após perder o controle do seu veículo, uma carreta IVECO, tipo Bi trem, azul, placa policial NTI 3561 de Paramirim-BA, invadiu a pista contrária e caiu em uma ribanceira, capotando em seguida por várias vezes. Após a capotagem, o motorista ficou preso às ferragens, dando bastante trabalho para os bombeiros que, devido ao local íngreme, teve bastante dificuldade para realizar o socorro que só foi feito após o uso da máquina desencaseradora. Segundo informações dos militares do Corpo de Bombeiros, após capotar a carreta ficou em posição de risco e ameaçava cair novamente em outra ribanceira, colocando não só a vida do motorista em risco, mas como também a vida de toda a guarnição que trabalhava no socorro.

Após uma hora de muito trabalho, os Bombeiros conseguiram resgatar  a vítima que estava presa às ferragens e o encaminharam até o Hospital de Urgências de Sergipe, HUSE, com escoriações na perna e na face.

O acidente aconteceu na altura do km 183 da BR101 EM Umbaúba e chamou a atenção de muitos motoristas que passavam pela localidade. Rivaldo Oliveira é residente no Conjunto Fernando Collor, em Nossa Senhora do Socorro.

    Por: Pisca Jn

    Fonte: http://www.diariosergipano.com.br/ler.php?op=noticia&id=1282

2ª Cavalgada Sertaneja em Paramirim

Publicado em: 22 de setembro de 2011
2ª Cavalgada  Sertaneja Aconteceu a segunda Cavalgada Sertaneja em Paramirim, no dia 17 e 18 de setembro, no Parque de Vaquejada Luiz Barros. Na noite de sábado, 17 de setembro, foi realizada uma festa dançante com a Banda Xodó da Bahia. No domingo a movimentação foi intensa, uma grande quantidade de visitantes esteve no nosso Município para participar ou prestigiar este grande evento. O desfile pelas ruas e avenidas iniciou-se do próprio Parque de Vaquejada, ao meio-dia, desceu pela BA, entrou no Bairro São José, cruzou toda a avenida principal, subiu pelo Alto do Cruzeiro, passando pela Avenida Centenário, percorreu pela Botuporã, retornando para BA e entrando novamente no Parque. Foi grande o número de participantes.

Organizadores do evento: Chico Barcelona, Toninho Cruz e Eraldo.



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso

Faleceu em Macaúbas Amélio Costa

Publicado em: 22 de setembro de 2011
Amélio Costa No fim da tarde de ontem, 21, faleceu em sua residência o ex-prefeito Amélio Costa, tradicional político, tendo forte influência na política local, pai do atual prefeito, Amélio Costa Júnior.  Deixa viúva, Dona Iazinha, como é conhecida, 12 filhos, dezenas de netos e bisnetos... Deveria completar um século de vida muito em breve... Seu sepultamente deverá ser no fim da tarde de hoje (22)... Deixa uma lição de resistência e apego a vida!







    Fonte: http://macaubasonoff.blogspot.com

Sessão do Legislativo 21/09/2011

Publicado em: 21 de setembro de 2011
Aperte no link abaixo e veja como foi a Sessão do Legislativo de Paramirim em 21 de setembro de 2011.

Aperte aqui

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Fabrício congratula-se com Paramirim

Publicado em: 21 de setembro de 2011

Homenagens aos 133 anos de Paramirim

Publicado em: 20 de setembro de 2011
Homenagens aos 133 anos de Paramirim Na noite de 16 de setembro de 2011, aconteceu na Praça Santo Antônio, manifestações culturais em homenagem aos 133 anos de Emancipação Política de Paramirim. Ao redor do local foi todo ornamentado com stands. Muitas maquetes retratando os pontos turísticos do Município. O artesanato, a culinária e as tradições folclóricas fizeram parte do cenário. Na abertura apresentaram um dança e no seu final os dançarinos abriram a Bandeira de Paramirim. Autoridades do Município foram convidas ao palco, na ocasião falaram a Secretária de Educação Sra. Marimélia Castro e o Prefeito Júlio Bernardo. A Filarmônica Nossa Senhora da Graça tocou o Hino Brasileiro. Também passou um slide sobre a história de Paramirim. Para encerrar as comemorações apresentaram-se artistas da terra, Colado e Coladinho e a Banda Temporal.

Fotos do evento: Álbum 1

Fotos do evento: Álbum 2

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Pedro Tavares parabeniza Paramirim por 133 anos

Publicado em: 19 de setembro de 2011
Pedro Tavares parabeniza Paramirim por 133 anos de emancipação

O deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) homenageou Paramirim pelos 133 anos de existência com uma moção de congratulação na Assembléia Legislativa. Situado no centro sul do estado, a 745 Km de distância de Salvador, Paramirim tem pouco mais que 20 mil habitantes e é próximo a Botuporã, Caturama, Érico Cardoso e Livramento. Na ocasião, o parlamentar destacou a excelente recepção do povo de Paramirim. “É uma cidade muito acolhedora. Fico impressionado toda vez que visito o município. Além da simpatia do povo, a cidade tem uma das mais bonitas festas de Santo Antonio. São treze dias de fé e muita devoção. Quem participa das comemorações no período sabe bem como é se sentir renovado”.

    Atenciosamente, Odília Martins
    (71) 8265-0076

Homenagem aos Centenários de Paramirim

Publicado em: 19 de setembro de 2011
José Barbosa Leão Na Missa em homenagem aos 133 anos de Emancipação Política de Paramirim, o Secretário de Cultura, Dr. Antônio Gilvandro Martins Neves, homenageou todos aqueles, que em vida ou não, completam 100 anos em 2011. Vários foram os contemplados, na foto José Barbosa Leão, já foi Prefeito de Paramirim, recebendo o título simbólico ofertado a Maria de Souza Leão, que no dia 20 de outubro completará 100 anos.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Laisla Canta e Encanta

Publicado em: 18 de setembro de 2011
Laisla de Érico Cardoso A garotinha de Érico Cardoso encantou a todos os que estiveram na Missa em homenagem aos 133 anos de Emancipação Política, cerimônia essa que aconteceu no dia 15 de setembro de 2011, na Igreja Matriz de Santo Antônio. Assista ao vídeo e veja como Laisla tem carisma e talento.



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Prefeito de Paramirim Anuncia Três Obras

Publicado em: 18 de setembro de 2011
Prefeito de Paramirim Anuncia Três Obras O Prefeito de Paramirim, Júlio Bernardo, na festa em comemoração aos 133 anos de Emancipação Política de Paramirim, anunciou três importantes obras para o Município. O processo de licitação acontecerá nos próximos dias.

Assista ao vídeo e saibam quais são as obras das quais mencionamos:



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Carro Pega Fogo

Publicado em: 18 de setembro de 2011
Um fato inusitado aconteceu ontem, 17 de setembro de 2011, na Feira Livre de Paramirim. Um automóvel Saveiro pegou fogo. Tudo indica que tenha sido em consequência a um possível curto-circuito. Não houve nenhum ferido, apenas o prejuízo material para o proprietário do bem. O alvoroço foi grande. E a curiosidade? Ainda maior.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

A água Volta a Jorrar nas Torneiras

Publicado em: 18 de setembro de 2011
A água volta a jorrar nas torneiras das residências em Paramirim. Foram 27 horas com falta de água. Tudo indica que o equipamento danificado que capita o líquido do lago da Barragem Zabumbão foi reparado. O povo do Município já estava aflito, algumas pessoas, com seus reservatórios vazios, tiveram que se deslocar até a bomba que fica próximo ao Balneário do Rio Paramirim para encher galões.

É na falta da água que damos conta do real valor desse bem tão importante. Agradecemos a empresa EMBASA por ter sido rápida. Sabemos do desconforto, mas ninguém está livre das adversidades.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Paramirim sem Água

Publicado em: 17 de setembro de 2011
A EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) anúnciou ao público de Paramirim, em carro de som, que o Município ficará sem água por certo período. Procuramos saber qual o tamanho deste tempo, mas as pessoas que procuramos não souberam nos informar. O problema parece ter sido no equipamento que retira o líquido da Bacia do Zabumbão. Os técnicos da empresa estão no local tentando reparar o equipamento danificado. Com certeza, também ficarão, ou estão, sem água os demais Municípios que são abastecidos pela EMBASA. O anúncio circulou no dia 17 de setembro de 2011.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Natureza ao Avesso

Publicado em: 17 de setembro de 2011
O Município de Paramirim Bahia foi acometido por uma forte ventania na madrugada de 17 de setembro de 2011. Com o vento o frio voltou. Há muito tempo que não víamos tanto vento e tanta poeira. O clima na nossa região mudou bastante, já não é mais como há 10 anos. Efeito Estufa, Aquecimento Global, a Natureza respondendo aos nossos nefastos atos.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Missa em Homenagem aos 133 anos de Emancipação

Publicado em: 17 de setembro de 2011
Missa em Homenagem aos 133 anos Missa em Homenagem aos 133 anos de Emancipação Política de Paramirim. Aconteceu na noite do dia 15 de fevereiro de 2011, na Igreja Matriz de Santo Antônio. O Monsenhor Santo (Padre Pedro Olimpio dos Santos) e o Padre Idérico conduziram a cerimônia. A cidade de Érico Cardoso esteve presente com muitos fiéis, com eles vieram a imagem de Nossa Senhora do Carmo. Também participou deste grande momento a Comunidade de Canabravinha, com os devotos vieram a Santa Nossa Senhora da Graça. Após os atos religiosos, o Secretário de Cultura, Dr. Antônio Gilvandro Martins Neves, fez algumas homenagens. Primeiro a garotinha de Érico Cardoso, Laisla cantou e emocionou a todos. Gilvandro homenageou todas as pessoas, em vida ou não, que completaram em 2011 cem anos. Para encerrar cada Comunidade trouxe um saquinho de terra, esse material será usado para plantar um umbuzeiro. Compareceram-se ao ato o povo representando vários nichos da sociedade, várias Comunidades, o Município de Érico Cardoso, os Vereadores, Secretários e o Prefeito Júlio Bernardo.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Vídeo sobre a história de Paramirim

Publicado em: 17 de setembro de 2011


    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Mensagem do Legislativo de Paramirim

Publicado em: 16 de setembro de 2011
Paramirim completa mais um ano de Emancipação Política, com isso já se soma 133 datas. Quantos não foram os desafios nesta longa jornada? Quantas não foram as conquistas? Nossa Terra abençoada por Deus nos revela a cada ano mais prospera. Temos um povo acolhedor, um povo humilde, que ver em suas tradições o reflexo de uma grande família. Neste clima gostoso de festa de aniversário, o Legislativo de Paramirim, externa seus votos de prosperidade a esse singelo torrão. O trabalho e a convicção do dever cumprido nos fazem vislumbrar dias melhores. Legislar e fiscalizar, essa nossa principal obrigação, desta forma, agindo dentro da Lei, vamos firmes, juntos, caminharmos aos 134 anos, com mais feitos a realizar e com mais progresso.

    Parabéns, Paramirim.

    Legislativo de Paramirim Bahia.

    16 de setembro de 2011

Mensagem do Site Focadoemvoce.com

Publicado em: 16 de setembro de 2011
Faleceu na noite de 13 de setembro de 2011, na cidade de Itiruçu Bahia, Adroaldo Francisco de Almeida. Judilce Cardoso, esposa de Adroaldo, é uma assídua visitante do nosso Site e é filha do Município de Érico Cardoso. Outrora já publicamos um texto dela no nosso portal.

Queremos prestar nossos sentimentos a Judilce e aos parentes dele e dela neste momento tão difícil. Dizer que a vida é em seu começo o início do fim, e no seu fim um possível recomeço. Alegrar-se com as lembranças boas, sorrir dos momentos risonhos, pois a risada foi de Adroaldo seu maior atributo. Sempre conversador, sempre risonho, sempre feliz, desta forma, por onde passava irradiava aos quatro cantos a alegria que transbordava de dentro de si. Mas a vida tem seus entraves, suas razões. Deus na sua infinita bondade jamais deixou ou deixará seus filhos sem o consolo necessário. Com a morte pouco ou nada podemos fazer, pouco ou quase nada podemos falar, ouvir, talvez. A morte nos obriga a silenciar. Muita paz e fé no futuro.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

16 de Setembro, Aniversário de Paramirim

Publicado em: 16 de setembro de 2011
16 de Setembro, Aniversário de Paramirim.  Então escute o Hino da nossa amada Terra.

Linda serra te contorna,
Rio pequeno te corta inteiro
Dando nome a tu que és forte,
Terra minha, amor primeiro.
*
Teu solo diverso em formação,
Cobre-se em relva aquarela.
Refletindo a cor do povo,
Mestiço, matiz mais bela.
*
Paramirim, amada terra,
Hei de lutar, lutar vencer,
És forte de força viva,
Por ti eu hei de ser.
*
Teus filhos sempre a lutar
Para o bem, por teu crescer
Sem tréguas, unindo as forças
Buscam a glória, o saber.
*
Oh! Senhor, protetor universal,
Abençoa este pedaço de chão.
Dá força, paz, conforto.
Inspira a todos, traze união.
*
Composição: Gilberto Martins Brito.
Musica: Ito Moreno Filho.



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Respondendo alguns emails

Publicado em: 16 de setembro de 2011
Recebemos alguns emails, os mesmos seguem logo abaixo:

nome = Juvêncio Francisco Marque
email = juvencio-f.m@hotmail.com
Boa tarde há 4 anos que sai de Paramirim vim pra São Paulo nunca mais voltei. Gostaria de saber se o lugar que nasci Lagoa do Mato ficou em baixo das águas do Zabunbão... obrigaduuuuuuu

-----------------------------------------------------------------------------------

nome = Ossié Domingues
email = ossydom@oi.com.br
Ola Bill, você não me conhecem nunca fui ai em sua cidade, mas creia, um dia eu vou ai conhecê-la, pois meu falecido pai nasceu ai, ele era filho de Aristides Domingues, só que foi embora dai aos 14 anos, faz 9 anos que ele partiu, deixa muita saudade, por isso eu fico remexendo no passado dele, pra atenuar um pouco as lembranças.
Eu moro em Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, mas um dia vou ai conhecer Paramirim e também Correntina, cidade natal de minha mãe.
A propósito, poderia me informar o telefone de um hotel em Rio do Pires, chamado de Hotel Guedes, parece que é de Ana Guedes e Zilvanete Santos, é que minha tia esteve lá e perdeu o telefone deles.
Desde já agradeço.
Abraços Bill.

-------------------------------------------------------------------------------------

nome = Fábio Cândido da Silva
email = fabiocandido87@hotmail.com
Olá, sou Fabio Cândido da Silva da cidade de Rio do Pires aluno de Geologia da Universidade Federal da Bahia, estou precisando de alguns dados sobre a bacia do Rio Paramirim se vocês tiveram alguns arquivos com informações desta bacia mande para me, é para um trabalho de conclusão de uma matéria.
Espero resposta e desde já agradeço e obrigado pela compreensão.

---------------------------------------------------------------------------------------

nome = Hermes Magalhães
email = Hermes-magal@ibest.com.br
Caro Bill
Com referencia as matérias feitas com os centenários da nossa Paramirim tenho acompanhado as publicações quase que diariamente e não tenho visto nenhuma publicação ultimamente já que são 14 idosos cadastrados. Digo isso porque tenho a curiosidade de conhecer a historio do nosso conterrâneo Graciliano
Um Abraço a todos
Heeeeeermes Magalhães

---------------------------------------------------------------------------------------

Respondendo aos emails. Quanto ao primeiro: “A comunidade que se chamava Lagoa do Mato foi extinta, motivo pelo qual foi criado o Bairro São Vicente (Vila Nova), o pessoal teve que ser descolado do local porque as águas da Barragem Zabumbão quando cheia a alaga”. Segundo email: “Não tenho o telefone deste hotel,  mas espero que alguém o ajude após ler esse texto”. Terceiro email: “Eu não tenho documentos, aconselho a procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paramirim ou EBDA. Talvez alguém lendo o texto possa vir a ajudá-lo”. Quarto email: “Peço desculpas por ainda não ter postado tais vídeos. Contudo saliento que dentre duas semanas começarei a postar os que estão faltando”.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Igreja Presbiteriana de Érico Cardoso

Publicado em: 15 de setembro de 2011
A Igreja Presbiteriana do Brasil em Érico Cardoso comemora seu trigésimo primeiro aniversário nos dias 16, 17, e 18 de setembro. Nesses dias estará conosco: o Rev. Izaias Monteiro da Silva, falando sobre “O Modo Cristão de Ouvir a Pregação”. Nos dias 17 e 18 teremos a participação especial do Grupo Logos, convidamos você e sua família para participarem conosco. Local: Igreja Presbiteriana, Praça da Bíblia – 10.

    Por: Pastor Gilvan Silva

Aniversário de Paramirim – 133 anos.

Publicado em: 15 de setembro de 2011
Capela de Santo  Antônio Na noite do dia 14 de setembro de 2011, em comemoração aos 133 anos de Emancipação Política do Município de Paramirim, aconteceu na Praça Santo Antônio um evento que mostrou alguns pontos peculiares dos tempos outrora. Além dos cânticos e das orações, o momento contou com a participação do Reisado de Peixoto, da Mesa de Leilão, este cantado pelo locutor Ailton, e de uma fogueira. Todos cantaram parabéns a você aos 133 anos de Emancipação Política de Paramirim, e pôde deliciar com um saboroso bolo de aniversário. Dr. Gilvandro fez uma breve explanação sobre a história da Igreja Santo Antônio em Paramirim, pois se comemora 200 anos da Capelinha.

Parabenizamos o Secretário de Cultura, Dr. Gilvandro Martins Neves, pela brilhante iniciativa. O pessoal que lá foi gostou por demais.

Viva, Paramirim!!!

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Nota de Falecimento

Publicado em: 15 de setembro de 2011
Faleceu ontem, 14 de setembro de 2011, na Comunidade de Caraíbas Torta, o senhor José Ribeiro Celes. Foi sepultado na tarde do dia 15 de setembro, no Cemitério da Comunidade de Canabravinha.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Aniversário de Paramirim – 133 anos.

Publicado em: 13 de setembro de 2011
Capela de Santo  Antônio Os dias que antecedem o aniversário de Emancipação Política do Município de Paramirim, 16 de setembro, vêm sendo comemorado na Praça Santo Antônio. O Secretário de Cultura Dr. Gilvandro Martins Neves em homenagem ao bi-centenário da Capela de Santo Antônio ergueu-se no jardim da mesma praça uma capelinha, esta feita de barro e varas, popularmente chamada taipá. Começou na noite do dia 12 de setembro, e terminará na noite do dia 14. De inicio, sempre às 19h30min, há o momento dos cânticos e das orações. Para encerrar Dr. Gilvandro narra uma parte da história que rodeia a Igreja de Santo Antônio em Paramirim. Após a fala do Secretário serviram-se canjica aos presentes.

Um momento muito agradável ao ar livre, sentindo o vento fresco que vem das bandas da Lagoa, sob o olhar penetrante da grande Lua.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Faleceu José Rodrigues da Silva

Publicado em: 13 de setembro de 2011
Faleceu ontem a noite, 12 de setembro de 2011, no Município de Érico Cardoso, o senhor José Rodrigues da Silva, mais conhecido por José de Inspetor. O corpo está sendo velado em sua residência, em Érico Cardoso. O sepultamento acontecerá ainda hoje, 13 de setembro, no cemitério da mesma cidade, porém não há o horário previsto, pois estão aguardando a chegada dos filhos que moram em São Paulo. José de Inspetor foi acometido de um infarto fulminante.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Paramirim, 133 Anos de Emancipação, Programação

Publicado em: 12 de setembro de 2011
Paramirim celebra em festa os seus 133 anos de emancipação.

A Prefeitura Municipal, juntamente com as Secretarias de Educação e de Cultura, convidam para a grande festa, com a seguinte programação:

-- Nos dias 12, 13, e 14 de setembro (segunda, terça e quarta-feira) Oratório de Santo Antônio, às 19:30 horas na Praça Santo Antônio.

-- No dia 15 (quinta-feira) às 8:00 horas, encerramento do Campeonato Estudantil no Estádio João Tanajura.

Às 19:00 horas, Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de Santo Antônio.

 -- E no dia 16, a comemoração maior será com uma grande exposição, valorizando os patrimônios históricos naturais e culturais do Município, na Praça Santo Antônio, a partir das 18:00 horas, onde contaremos com a presença da Filarmônica Nossa Senhora das Graças, apresentações de danças e shows com artistas da terra.

    Por: Secretarias de Educação e de Cultura

Desfile Cívico em Érico Cardoso

Publicado em: 08 de setembro de 2011
Desfile Cívico O Sete de Setembro no Município de Érico Cardoso já há muito tempo se firmou como uma das principais manifestações culturais do local. No ano de 2011 foi com muito entusiasmo e alegria que os estudantes da rede pública de ensino abrilhantaram este grande dia. Homenageou-se a Independência do Brasil, esta que ocorreu às margens do Ipiranga com o famoso grito “Independência ou Morte!”, no ano de 1822, por Dom Pedro I. Foi grande o número de visitantes, o centro da cidade ficou pequeno para tanta gente. O charme maior ficou por conta da Fanfarra Municipal de Érico Cardoso FMEC.

Aperte aqui para ver as fotos



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Faltou energia em Paramirim

Publicado em: 08 de setembro de 2011
Faltou energia no Município de Paramirim Bahia, na noite de 08 de setembro de 2011, das 19h00min até as 19h40min. Até o momento não sabemos qual a causa do apagão.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Domingo Bom!!!

Publicado em: 08 de setembro de 2011
Roda de Amigos No domingo flagramos no Bairro São José a roda de amigos curtindo o feriado ao som da sanfona, do pandeiro e do triangulo.
Como se diz por aí: “A vida é boa para quem sabe aproveitá-la”.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Chegou a Paramirim o Circo Kadoshy

Publicado em: 05 de setembro de 2011
Circo Kadoshy Desde sexta-feira, 02 de setembro de 2011, o Circo Kadoshy vem fazendo apresentações em Paramirim. O mesmo se encontra montado na Praça Padre Pedro Olímpio. É mais uma fonte de diversão para a garotada.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Paramirim no Programa do Globo Rural

Publicado em: 05 de setembro de 2011
Paramirim foi tema de reportagem no programa da Rede Globo (Globo rural).

Construção de barragem não alivia problema de falta de água em Paramirim

Aperte aqui para assistir ao vídeo.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Sessão de 31 de agosto de 2011

Publicado em: 31 de agosto de 2011
Sessão Ordinária de 31 de agosto de 2011 do Legislativo de Paramirim. Nesta o Vereador Evando Carlos elogia as Polícias Militares e Civis pelo trabalho que vem desenvolvendo no nosso Município. Ouça a fala do Vereador no vídeo abaixo.

Áudio da Sessão 31 de agosto de 2011.



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Bonito Trabalho

Publicado em: 30 de agosto de 2011
Catequese Estava a passear pelas ruas e avenidas de Paramirim e ao passar pelo Bairro São José, precisamente defronte a Igreja de São José, deparei-me com um rapaz, algumas mulheres e uma poção de crianças a brincarem de roda. O fato me fisgou a atenção e fui até lá conferir. Quem estava à frente era o jovem, e amigo nosso, Josimar. Josimar nos disse que ele é o responsável pela Catequese daquele Bairro. Indagamo-lo sobre a quantidade de crianças que fazem parte do projeto. Segundo o mesmo gira na faixa de umas vinte crianças. Acrescentou também que se inicia sempre às nove horas, sempre aos domingos, e termina às dez.

Parabenizamo-lo por esse belo trabalho. Nossos jovens precisam de pessoas assim, que não meçam esforços.

    Por: Luiz Carlos M. Cardoso Bill.

Paramirim está sem Promotor e sem Juiz

Publicado em: 29 de agosto de 2011
Luciana Khoury Paramirim há uns meses passou a não mais contar com um Juiz permanente na Comarca, pois Dr. Pablo Vinicius conseguiu transferência para a Comarca de Seabra. Agora nosso Município, e cidades que fazem parte da Comarca, também não contam mais com os trabalhos da Promotora Luciana Khoury. Dra. Luciana vai atuar na Comarca de Paulo Afonso. Na noite da última quinta-feira, 25 de agosto de 2011, amigos e simpatizantes realizaram no Bairro São Vicente (Vila Nova) uma confraternização de despedida.

    Por: Luiz Carlos M. Cardoso Bill.

Sessão 24 de agosto de 2011

Publicado em: 27 de agosto de 2011
Sessão Ordinária do Legislativo de Paramirim, 24 de agosto de 2011.

Pontos abordados:

Indicação do Vereador George Tanajura: EMENTA: PROVIDÊNCIAS JUNTO AO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA PARA DISPONIBILIZAÇÃO DE UM JUIZ E UM PROMOTOR TITULARES FIXOS NA COMARCA DA CIDADE DE PARAMIRIM/BA

Indicação do Vereador Antônio Marques: QUE SEJA FEITA A CONCLUSÃO DA PAVIMENTAÇÃO DA PRAÇA SANTA ISABEL EM CARAIBAS, NESTE MUNICÍPIO

Indicação do Vereador Antônio Marques: QUE SEJA PAVIMENTADA A PRAÇA JOSÉ RODRIGUES, CONSTRUINDO NA MESMA UM BELO JARDIM EM CARAIBAS, NESTE MUNICÍPIO

Presença de um morador do povoado do Barreiro. O mesmo pediu água para tal comunidade. Disse que a que está chegando lá é muito pouca. Os Vereadores garantiram que irão tomar providência. O Secretário de Infraestrutura foi convidado a usar da palavra, o mesmo explicou a situação.

O vídeo que segue abaixo tem as falas dos pontos principais da Sessão.

Indicações da Sessão de 24 de agosto 2011.

19ª Indicação do Vereador George Luiz Magalhães Tanajura / Aperte para ver

12ª Indicação do Vereador Antonio Marques de Souza / Aperte para ver

13ª Indicação do Vereador Antonio Marques de Souza / Aperte para ver

Áudio da Sessão 24 de agosto de 2011.



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

PELOPES prende dois assaltantes em Paramirim

Publicado em: 26 de agosto de 2011
Presos dois Assaltantes Dois rapazes foram presos pelo Pelotão Especial da 46ª CIPM, na cidade de Paramirim, Bahia, por volta das 12h:00min desta quarta-feira, 24, após roubar supermercado, em Tanque Novo.

De acordo com o comandante da guarnição que fez a prisão, a polícia fazia ronda de rotina em Paramirim, em ação de prevenção contra assalto a bancos na região, momento em que foi informado sobre um assalto ocorrido no município vizinho, através do delegado Clécio Magalhães, titular da delegacia local. Segundo ele os bandidos estavam em uma motocicleta, sendo que os indivíduos, após assaltarem o mercadinho, seguiram em direção a Paramim.

O Polícia Militar conseguiu interceptar os rapazes, que reagiram à abordagem, sendo que um deles foi alvejado com um tiro na perna. Com eles foram apreendidos um revólver calibre 32, com quatro munições intactas e duas deflagradas; uma pistola de brinquedo,  a quantia de R$ 140,00, em dinheiro, além da motocicleta CBX 250 Twister, placa DLE-3124. Após serem socorridos, ambos foram apresentados na Delegacia de Paramirim, sob os cuidados do delegado Jackson Luis Trindade Neves, os quais foram autuados em flagrante, no Artigo 157, do código penal. Os dois são município de Caetité.

    Fonte: Departamento de redação L12 / www.l12.com.br

Polícias realizam operação em Livramento

Publicado em: 26 de agosto de 2011
Livramento Uma grande movimentação de policiais civis e militares acordou Livramento de Nossa Senhora e Paramirim, nesta sexta-feira (26), em cumprimento de 49 mandados de prisão expedidos pela Justiça local. A Polícia Civil deve divulgar ainda hoje o balanço da operação. Sabe-se oficialmente, até agora, de que 12 (doze) pessoas foram presas em fragrantes e mandados de prisão. A polícia divulgou para a imprensa, agora a pouco, os nomes de: Jorge da Silva Oliveira, William Pereira Costa, Raimundo Nonato Espírito Santo Coelho, Neiva Luci da Silva Santos, Anderson Souza Silva, Gregson Jeferson Silva Lima, Edivaldo Chaves Araújo, Rui Gevásio Amorim Lima, Samuel da Silva Lima e Wilson Aguiar, cinco estão foragidas; duas armas de fogo foram apreendidas, sendo uma delas calibre 32 e outra calibre 38. Foram apreendidas, ainda, uma boa quantidade de maconha (em Livramento e Paramirim); 40 gramas decocaína, 4,2 gramas da droga oxi, crack, R$ 1.600, em dinheiro, além de uma motocicleta Honda Biz - com chassí adulterado - máquinas caça-níqueis e animais silvestres. Segundo consta em ocorrência, das 12 pessoas que foram presas, houve uma resistência, sendo que Adailton Miranda da Silva, 31 anos, morreu durante confronto com a polícia.

A operação, batizada de “Operação Estocada” aconteceu, simultaneamente, em Livramento de Nossa Senhora e Paramirim, sudoeste do Estado da Bahia.

De acordo com a polícia, a maior operação policial já realizada nas duas cidades foi um duro golpe contra a criminalidade, onde cerca de 35 viaturas e pelo menos 200 policiais foram empregados, a qual contou com 3 (três) guarnições da CIPE-SUDOESTE - antiga CAESG; 2 (duas) do GAT - da Polícia Civil de Vitória da Conquista; 1 (uma) do Pelotão Especial Tático Operacional (Peto) de Brumado; 2 duas da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), de Vitória da Conquista; 2 (duas) do Pelotão Especial da 46ª CIPM (PELOPES) e demais viaturas de cidades circunvizinhas, dentre as quais correspondem área de atuação da 46ª CIPM e da 20ª COORPIN/Brumado.

A operação contou, ainda, com policiais dos Setores de Inteligência da 46ª e 34ª CIPM, investigadores da Polícia Civil, além de policiais civis de Itapetinga e Guanambi, estando à frente das diligências o Coordenador da 20ª COORPIN, Bel. Elvander Miranda, junto com o Bel. Odilson Pereira, delegado coordenador da Polícia Civil de Vitória da Conquista, com o apoio de, pelo menos, 10 delegados titulares de Delegacias, dentre eles o Dr. Romilson Dourado dos Santos, titular local. 

Por parte da Polícia Militar, a operação foi comandada pelo Major PM Jorge Brito Macêdo, comandante da 46ª CIPM; a subcomandante, Cap PM Cleise Delfino da Costa e todo efetivo de Oficias da CIPM. Duas das 12 pessoas detidas foram liberadas após serem ouvidas.

    Fonte: Departamento de redação L12 / www.l12.com.br

Paramirim recebe visitantes

Publicado em: 25 de agosto de 2011
CETEPBP Paramirim teve a honra de receber no dia 24 de agosto de 2011 as presenças de quarenta e três alunos e duas professoras do Município de Macaúbas. Elas fazem parte do CETEPBP – Centro Territorial de Educação da Bacia do Paramirim.  

A Secretaria de Cultura recepcionou o grupo no prédio do CRAS. Na ocasião o Secretário Antônio Gilvandro Martins Neves abordou o tema Paramirim, falou sobre a história, a natureza e economia. Foi passado um vídeo com fotografias do Município de Paramirim. No final serviram-se um lanche.

Também estiveram presentes: o Diretor de Gabinete Carlos Alberto Magalhães Tanajura e Raimundo Sucupira (Secretaria de Cultura).

CETEPBP O grupo ainda conheceu alguns pontos turísticos da nossa cidade: a Orla da Lagoa, o Balneário do Rio Paramirim e a Barragem Zabumbão.

O objetivo do CETEPBP: Conhecer o Território da Bacia do Paramirim (Consiste em visitar os municípios para conhecer um pouco da história, da economia e os aspectos naturais).

Organizadoras:

Professora: Adália Paula Figueiredo
Professora: Daiane Santiago

    Por: Luiz Carlos M. Cardoso (Bill)

Paramirim recebe novamente Missão Diocesana

Publicado em: 25 de agosto de 2011
A Comissão Missionária Diocesana realizará uma experiência de Missão nas paróquias onde já ocorreram a Semana Missionária Diocesana. Em 2008 a Paróquia de Santo Antonio – Paramirim – acolheu a missão e ” de lá até agora muitos são os frutos que o Espírito fez surgir em nossas comunidades”, afirmou o Padre Samuel Nenes, Coordenador de Pastoral e das Missões Populares Diocesanas.

O objetivo da missão é ajudar na organização das comunidades quanto a Catequese, Família, Juventude, Liturgia e Dízimo, continuando a reflexão proposta pela Diocese sobre Os Sacramentos da Iniciação Cristã, principalmente o que foi colocado nas duas últimas cartas pastorais.

Em Paramirim já foi realizada a reunião com o CPP e o preparo da missão Paroquial na cidade, antes da Festa de Santo Antonio (27 a 29 de maio), onde muitas famílias foram visitadas e receberam o convite para a festa.

Naquele momento, foi planejada a Semana Missionária, que acontecerá de 29 de agosto a 04 de setembro. Nestes dias, O Pe. Samuel diz que trabalhará a Catequese, a Juventude e a Família e, por isso, conclama os missionários de todas as paróquias para comparecer ao evento. Posteriormente, assumirão compromissos para os próximos meses, com um encontro sobre Liturgia e outro sobre Dízimo.

Na manhã do dia 29 de agosto os missionários chegam a Paramirim e dia 30 serão divididas as equipes que acompanharão os setores da Paróquia.

Qualquer dúvida entrar em contato com o padre Samuel Neves: (77) 3479 2613 ou na Cúria Diocesana, falar com Raiana (77) 3444 2433.

    Fonte: www.blogdoglauber.com.br

Faleceu Amâncio Porto

Publicado em: 24 de agosto de 2011
Faleceu na tarde de 24 de agosto de 2011, o senhor Amâncio Porto. O enterro será amanhã, 25 de agosto, no cemitério Padre Benvindo, às 17h00min. Antes acontecerá a Missa de Corpo Presente na Igreja Matriz de Santo Antônio.

Amâncio Porto participou da reportagem que o Globo Rural realizou em Paramirim. Assista ao vídeo e veja Amâncio sendo entrevistado.



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

STR Paramirim Presta Contas

Publicado em: 24 de agosto de 2011
No dia 13 de agosto, às 8h00 aconteceu uma Sessão Ordinária para tratar da prestação de contas do exercício 2010 do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Paramirim. O evento foi realizado na sede da instituição e as contas da diretoria foram aprovadas por unanimidade pelos associados presentes.

No mesmo dia, os associados participaram ainda de uma Assembléia Geral Extraordinária para debater a aquisição de uma máquina retro-escavadeira para atender a demanda dos trabalhadores rurais de Paramirim. A máquina servirá para fazer a limpeza de aguadas e tanques de barreiros nas épocas certas, antes do período chuvoso, bem como servirá para auxiliar na recuperação de estradas vicinais do município, em parceria com o município, facilitando a locomoção dos trabalhadores rurais e o escoamento da produção agrícola. Colocada em votação, a proposta foi aprovada por unanimidade pelos associados presentes.

Presentes à Sessão Ordinária de Prestação de contas e à Assembléia Geral Extra-ordinária: Antônio Lima, Contador do STR; Antônio Caldeira, funcionário: Armando Moutinho, tesoureiro; Jurandir Severino, presidente do STR; João Almeida, vereador e secretário da presidência; funcionários; secretários municipais; delegados sindicais; Edite Costa, coordenadora da FETAG; produtores rurais; associados; entre outros.

    Por: Neide Silva Jornal Tribuna do Sertão

Cavalgada em homenagem a Joaquim Grilo

Publicado em: 22 de agosto de 2011
Cavalgada Joaquim Grilo Um dos eventos que tem crescido na nossa região é a Cavalgada. Quase todos os domingos têm uma em algum município circunvizinho. Neste final de semana, 21 de agosto de 2011, os vaqueiros e amantes dessa modalidade realizaram uma Cavalgada, esta teve como ponto de partida o Bairro São José, defronte a Igreja de São José, destino a Comunidade da Tábua. Mas antes percorreu as principais ruas e avenidas da sede e só depois, às onze horas, pegaram a BA152 destino a Tábua.

O evento foi em homenagem a Joaquim Grilo, vaqueiro da Comunidade da Tábua, que faleceu há oito meses e tinha 74 anos.

Logo abaixo a foto com familiares do homenageado Joaquim Grilo.

Cavalgada Joaquim Grilo

    Por: Luiz Carlos M. Cardoso Bill

Brenno Castro - Looking For My Space { FREE STEP }

Publicado em: 22 de agosto de 2011
Veja a apresentação do garoto Breno Castro de Paramirim dançando o FREE STEP.



Para ver outros vídeos de Breno Castro aperte aqui

    Por: Luiz Carlos M. Cardoso Bill

22 de Agosto Dia do Folclore

Publicado em: 22 de agosto de 2011
Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.

Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".

Para que serve?

O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.

Qual a origem da palavra "folclore"?

A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado "Folk-lore". No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".



    Fonte do Texto: http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diafolclore4.html

    Fonte do Vídeo: www.focadoemvoce.com

Boquira: Cinco mercados são assaltados

Publicado em: 19 de agosto de 2011
A população da pacata Boquira, cidade do Sudoeste Baiano, acordou assuntada nessa quinta-feira (18). De acordo com informações de moradores do municipio, cinco supermecados foram arrombados na madrugada dessa quinta, entre eles a Cesta do Povo. Ainda segundo relatos de moradores da cidade que tem uma população de 25 mil habitantes conta apenas com um homem da Polícia Militar. A delegacia da Polícia Civil está fechada.



    Fonte: www.blogdoanderson.com

Sessão Ordinária de 17 de agosto 2011

Publicado em: 18 de agosto de 2011
Sessão Ordinária do Legislativo de Paramirim, 17 de agosto de 2011.

Pontos principais da Sessão:

Foi linda uma correspondência enviada pelo Médico Jurandi Martins Leão, neste consta um apelo ao Legislativo referente a água do Zabumbão.

O Vereador Orlando Flor respondeu as indagações de João de Almeida, Osório dos Anjos e George Magalhães Tanajura.

Pedido de transferência da Feira do Gado, pois a mesma proporciona perigo ao Mercado Municipal nos dias de sábados.

O Vereador Antônio Marques salientou a alegria dele e da família ao presenciar Isac Bruno Neves Marques (filho do mesmo) ser homenageado, na festa de colação de grau, como o melhor aluno da turma de Enfermagem.

Leia o arquivo enviado por Dr. Jurandi Martins



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Cavalgada Salvador Louzada

Publicado em: 16 de agosto de 2011
Cavalgada Salvador Louzada O domingo, 14 de agosto de 2011, na comunidade de Caraíbas foi muito animado. Jubervaldo Vieira Louzada é o grande idealizador deste evento que já faz parte da cultura da nossa região e que proporciona divertimento aos participantes. No início da manhã realizaram-se um jogo de futebol envolvendo os pais e em homenagem aos mesmos. Às oito horas, na Igreja Santana, teve uma Missa. Após a Missa o momento passou aos violeiros da Onildo Barbosa região, que fizerem a festa na roda de viola. Quando o sol já se postava no centro apontando para o meio-dia serviram-se um farto almoço aos participantes do Grupo de Montaria Salvador Louzada. Uma novilha foi sorteada em um bingo. Já na tarde, a Cavalgada Salvador Louzada saiu defronte da residência de Jubervaldo para percorrer as ruas e avenidas da comunidade. Assim Roda de Violaque terminou a cavalgada começou no palco a festa dançante. Três atrações: Nill Castro, Nando Nogueira e Onildo Barbosa tocaram aquele forrozão.







    Fotos Por: Cristina Cardoso Louzada

    Por: Luiz Carlos M. Cardoso Bill

Paralisação de professores na Bahia

Publicado em: 16 de agosto de 2011
Paralisação de professores suspende aulas na rede pública de ensino da BA
Categoria pressiona o cumprimento do piso salarial dos trabalhadores.
Bahia tem pelo menos 66 mil professores, segundo sindicato estadual.


Os professores suspenderam as aulas nesta terça-feira (16) nas redes estadual e municipal de ensino da Bahia. Os profissionais aderem à paralisação nacional durante todo o dia, com o objetivo de pressionar o cumprimento imediato e integral do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) - Lei 11.738, que estabelece o piso salarial do magistério. A última paralisação nesta proporção ocorreu no dia 11 de maio.

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), apesar da lei já ter sido aprovada pelo Supremo Tribunal Federal no dia 6 de abril deste ano, os professores de alguns locais do país ainda recebem salários abaixo de R$ 1.597,87, por 40h de trabalho por semana.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) também defende que um terço da jornada seja destinada para atividades fora da classe. A Bahia conta com média de 66 mil professores na rede pública de ensino, de acordo com José Lucas Sobrinho, diretor social da APLB. Somando com a rede municipal, o segundo secretário da APLB, Claudemir Nonato, estima que as cidades da Bahia devem concentrar 120 mil professores.

Segundo o segundo secretário, a categoria ainda reivindica que 10% dos recursos do PIB (Produto Interno Bruto) e 50% dos recursos do pré-sal sejam destinados à educação. Além disso, pedem que as 20 metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) sejam cumpridas. "Entre as principais, que nenhuma criança de 0 a 3 anos fique sem estudar no maternal e, de 3 a 6 anos, na pré-escola, até 2014. Queremos zerar esse déficit. Também lutamos pelo cumprimento da escola integral e da recuperação do poder aquisitivo dos professores. Todos esses tópicos estão previstos no PNE", explica Nonato.

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia informa que todas as escolas da rede estão abertas à espera dos alunos e dos professores. O G1 entrou em contato com algumas unidades de ensino como o Colégio Estadual da Bahia, em Nazaré, e o Colégio Municipal do Beiru, em Arenoso, bairros de Salvador, que confirmaram que os funcionários do setor administrativo compareceram

    Fonte: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/08/paralisacao-de-professores-suspende-aulas-na-rede-publica-de-ensino-da-ba.html

Fogo em um ponto de Paramirim

Publicado em: 16 de agosto de 2011
Na tarde do dia 15 de agosto de 2011 aconteceu um fato inusitado na cidade de Paramirim. Próximo ao posto Caraíbas, no lado direito de quem vai para o Bairro São José, há um terreno e neste uma grande quantidade de capim, por algum motivo o fogo se alastrou. Com vento forte e farta concentração de matéria seca o fogo se espalhou rapidamente, chegando a uma oficina. O fogo foi tão intenso que começou a consumir alguns carros velhos. Foi preciso pedir a ajuda de um carro pipa. O bom desse terror todo é que ninguém se machucou.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Dia dos Pais

Publicado em: 14 de agosto de 2011
Governador Jaques Wagner

    Fonte: www.blogmaneiro.com

Governador Wagner ao Lado de Paramiriense

Publicado em: 13 de agosto de 2011
Governador Jaques Wagner Todos os anos muitos devotos do Senhor Bom Jesus vão aos festejos do dia 06 de agosto em Bom Jesus da Lapa, neste ano de 2011 não foi diferente. Na ocasião o Governador da Bahia Jaques Wagner esteve na Gruta da Lapa. A presença marcante do nosso povo ficou marcada na foto feita pela imprensa que acompanha o Governador. Na fotografia temos os paramirienses Irapuã (Puã, filho de Zé da Banana) e Vitor Ribas (Neto de Bido) abraçados ao Governador Jaques Wagner.
A foto encontra-se no site do Governador.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Sessão 10 de agosto de 2011

Publicado em: 11 de agosto de 2011
Sessão 10 de agosto de 2011 do Legislativo de Paramirim. Alguns pontos da Sessão.

Aprovação em segunda votação do Projeto N: 04 21/06/2011 (Dispõe sobre a regulamentação de propaganda volante e usos de atividades sonoras nas vias públicas de Paramirim Bahia).

O Vereador Osório dos Anjos salientou da necessidade de dois locais do município de Paramirim, que não serão contemplados pelo Sistema de Esgotamento Sanitário, fazer parte do sistema em construção. Um ponto é o complemento habitacional do bairro Santo Antônio. O outro é um local denominado por Lajedinho, próximo ao campo de futebol do Bairro são José.

O Vereador George Luiz Tanajura lembrou-se da taxa que será cobrada após o término da construção do sistema de esgotamento sanitário que já foi divulgada e que será de 80 por centos da conta de água. Comentou o caso do município de Guanambí em que a população questiona a taxa de esgoto.

Os Vereadores lembraram-se de Bernardino. O Vereador João Teixeira Ramos contou um pouco da história desse cidadão que amava o futebol.

Evando Carlos fez homenagem ao Dia dos estudantes.

Indicações da Sessão de 03 de agosto 2011.

18ª Indicação do Vereador George Luiz Magalhães Tanajura / Aperte para ver

11ª Indicação do Vereador Antonio Marques de Souza / Aperte para ver

Áudio da Sessão 10 de agosto de 2011.



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

IV Conferência Municipal de Saúde

Publicado em: 10 de agosto de 2011
Secretaria de Saúde de Paramirim O município de Paramirim realizou no dia 09 de agosto de 2011 a IV Conferência Municipal de Saúde. Tema principal: "Todos usam o SUS!, SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro". O evento contou com as presenças de inúmeras autoridades, membros do Conselho Municipal de Saúde e comunidade em geral.  A cerimônia de abertura contou com os pronunciamentos do Srº Carlos Alberto Magalhães Tanajura (representando o prefeito municipal), do Srº José Arlindo Barbosa Santos (Secretário da Saúde), da Diretora da 23ª DIRES Drª Indira Leão Costa e do Srº George Magalhães Tanajura (representando a Câmara de Vereadores). O evento teve por finalidade ouvir os usuários e os servidores do sistema de saúde, para juntos discutir diretrizes e alternativas Secretaria de Saúde de Paramirimde melhorias na saúde oferecida aos munícipes e reorganizar o modelo de atenção à saúde, através da discussão dos problemas do município. Os palestrantes Drº Renato Freitas de Araújo, Drº Vinicius Rodrigues Santos, Drª Judite Maria de Araújo explicitaram com clareza o Sistema Único de Saúde – SUS, para subsidiar as rodadas de discussão. Várias propostas foram aprovadas e serão encaminhadas para a 8ª Conferencia Estadual de Saúde por meio dos delegados eleitos que representarão o município na esfera estadual. Foram eleitos os delegados representantes dos usuários: Maria Delma Castro e Arlene Célis (titulares), representando os profissionais de saúde: Marcelo Lédo e representando o governo Iverlando Martins Leão. O secretário de Saúde José Arlindo Barbosa é delegado regimental e, ao encerrar a cerimônia disse que o evento alcançou de forma brilhante seus objetivos, graças ao trabalho em equipe e a participação maciça da população que prestigiou o evento. O secretário acrescentou que o prefeito Drº Júlio Bernardo não mediu esforços para que a conferência fosse realizada de forma organizada e democrática, prestigiando o Conselho Municipal de Saúde e a vontade do povo.

    Por: Secretaria de Saúde de Paramirim

    Fotos: Luiz Carlos M. Cardoso Bill

Mensagem do Professor Evando Carlos

Publicado em: 10 de agosto de 2011
Evando Carlos "Ame os estudos. Neles está parte do seu sucesso na vida. Boas notas dependem de aplicação e amor aos estudos. Crie o Bom hábito da leitura. Isso enriquece sua personalidade. Desistir, nunca. As dificuldades não devem enfraquecer suas esperanças. Evite críticas e promova a amizade e a união. Faça seus talentos frutificarem. O Brasil precisa de você. Guerra aos erros e maus hábitos: a vida é batalha onde a inteligência e a boa vontade podem triunfar. Habitue-se a prestar atenção às aulas. Insista no que vale a pena. Julgue, analise, antes de falar e concluir. Lembre-se: é você que deve aprender a resolver seus problemas. Método nos seus trabalhos. A bagunça é inimiga da perfeição. Não estude só para a escola, mas para a vida. Ouça antes a opinião dos outros, sem interromper, e depois dê a sua. Procure entender e assimilar mais do que decorar. Querer é poder. Quem se esforça consegue. Renove seu entusiasmo, suas energias, pensando no seu ideal. Sabedoria é dom de Deus, e ele a concede a quem procura. Tenha paciência e perseverança. Muitas coisas se resolvem com o tempo. Uma andorinha só não faz verão: você precisa dos outros, os outros de você. Vale mais conhecer nossas fraquezas e pedir auxílio aos mestres e colegas do que persistir no erro. X.Y. A vida é uma incógnita que você deve ir descobrindo e resolvendo dia-a-dia. Zele pela realização do seu ideal: isso é a sua felicidade."

    O Professor e Vereador Evando Carlos deseja a todos os estudantes do nosso município um futuro de muita prosperidade e realizações.

    Feliz Dia dos Estudantes (11 de agosto)

Barragem Zabumbão / Lixo Recolhido

Publicado em: 10 de agosto de 2011
Levamos a reivindicação sobre o problema do lixo próximo a Barragem Zabumbão à Câmara de Vereadores de Paramirim. Os Vereadores tomaram as providências e segundo notícias o lixo não se encontra mais naquele local, o mesmo foi recolhido.
Agradecemos aos Vereadores por ter atendido nosso pedido.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Uma Boa Notícia

Publicado em: 10 de agosto de 2011
Lucaia A empresa, LUCAIA, que está realizando as obras de construção do Sistema de Esgotamento Sanitário em Paramirim começou a restauração das ruas e avenidas que tiveram problemas na pavimentação. Essa era e é uma queixa constante dos moradores de tais locais. Parece que a coisa agora irá melhorar.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Falando em Educação.

Publicado em: 05 de agosto de 2011
Recebemos um email de Jéssica, o mesmo segue logo abaixo, tentaremos refletir um pouco sobre este assusto tão espinhoso. Sabemos que a “Educação” brasileira não é lá das melhores, mas vemos que no decorrer da última década ela vem se melhorando continuamente. Hoje temos o ENEM (Enxame Nacional do Ensino Médio) uma fonte fácil para todos aqueles que desejem estudar. Em momentos anteriores somente quem detinha de grande fortuna podiam cursar.

Nossa região vive um momento onde a febre é se graduar em Medicina. Estão errados? Vamos caminhar por uma linha. Se hoje preciso ir a um médico, marco meu horário e no tempo determinado para lá eu irei. O doutor olha para mim, pergunta-me algumas coisas e pede outros enxames. Ao sair do consultório deixo 100, 150, 200 reais. Paguei essa volumosa quantia apenas por um trabalho que durou pouco mais de dez minutos, nas muitas das vezes uma pequena conversa. Passamos ao quadro dos professores, o coitado trabalha o mês todo para ganhar um salário mínimo, cuida de centenas de alunos, em tempo quase integral, às vezes está mais presente na vida das crianças do que os próprios pais destas. Se você tem capacidade para se graduar em medicina, você irá se formar em licenciatura, nessas condições? Acreditamos que o povão corre para onde o capital aflora com mais pujança. Ser professor em tempos outrora era colocado como uma das melhores profissões. Os governos deveriam se preocupar mais com a classe dos educadores, pois esta é a base para todas as outras.

De fato nosso mundo não carece apenas de médicos, nossa cidade parece ter-los aos montes, talvez pelo estilo de vida, mas nosso município tem hoje mais trabalhadores da indústria da cana em São Paulo do que em qualquer outra profissão. Nossos médicos aqui têm um nível de vida bom, se destacam, mas a maioria do nosso povo está começando a conhecer a escola neste exato momento.

Toda profissão é digna, e a sociedade carece de vários dons, por isso, se cada um for o melhor naquilo que faz, nosso mundo será um mar em rosas.

Agradecemos Jéssica pelo email. O que relatamos acima é apenas um ponto de vista.

Email que recebemos de Jéssica Mara Santos Azevedo (jelmara_a@hotmail.com)

Olá Bill, sou natural de Paramirim e atualmente moro em outra cidade a estudos. Depois de uma temporada de férias em junho ai em Paramirim e depois de conversar com vários amigos, pais de amigos e antigos professores, pude perceber o quanto a população dessa pequena cidade que tem muito a evoluir estão alienados diante a educação brasileira, diante a necessidade de profissionais qualificados no mercado nacional que poderiam ser ocupados por cidadãos paraminienses.
O que quero com esse e-mail é propor que você além de postar em seu blog que por sinal é muito bom, a importância da educação para o Brasil e para Paramirim. Mais o meu objetivo mesmo seria abrir a cabeça da sociedade para o fato de que o mudo não precisa apenas de médicos, enfermeiros e advogados, pois as pessoas se equivocam ao pensar que essas são as únicas profissões que se ganhará dinheiro, sendo que não é dessa forma, existem pais nessa cidade que obrigam filhos a fazer medicina enquanto o filho quer fazer engenharia, mal sabe esses pais que até 2015 o Brasil precisará de 200 mil engenheiros e que esse número não é atendido nem em 42 %, pois é necessário importar engenheiros dos Estados Unidos.
Devemos mostrar alem do que acontece em Paramirim, devemos mostrar a necessidade do mundo voltado para a educação, incentivar as pessoas a ler, incentivar a pessoa a ter convicções, objetivos e ambições a fim do crescimento da nossa cidade e do nosso país.
Essas conclusões tirei depois da leitura de alguns e-mails e de algumas reportagens sobre economia e educação brasileira e pelo simples fato de não concordar com a cabeça pequena que tem a população de Paramirim.
Esta estendida a proposta'
É parabéns pelo blog, Acompanho sempre'

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

4ª Conferência Municipal de Saúde

Publicado em: 05 de agosto de 2011
Conferência  Municipal de Saúde 4ª Conferência Municipal de Saúde

Data: 09 de agosto de 2011
Local: Centro Cultural Nabor Caires de Brito
Início: às 08h00min da manhã
Tema: "Todos usam o SUS! SUS na seguridade social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro".
Eixo: "Acesso e acolhimento com qualidade - Um desafio para o SUS".

A sua participação pode garantir mais saúde e qualidade de vida para todos.

    Realização:
Secretaria Municipal de Saúde
Conselho Municipal de Saúde
Paramirim Notícias

Temos como proposta mostrar a notícia como ela de fato aconteceu. Trabalhar com ética e profissionalismo, esse é o lema central do sítio Focadoemvocê.com.

Visite os Sites:
Índice:

2006-2014 ..... © focadoemvoce.com
Projetado e Mantido por Luiz Carlos M. Cardoso (Bill)
Paramirim - Bahia Cel: (77) 9987-7689 Email: focadoemvoce@hotmail.com