CANAL DE NOTÍCIAS / LUIZ CARLOS BILL                                          PARAMIRIM - BAHIA

Concurso Público de Paramirim

Publicado em: 03 de março de 2011
Segundo informações do Presidente da Comissão Organizadora do Concurso Público de Paramirim, Sr. Pagnócélio, o resultado das provas de Títulos e a Convocação dos Aprovados para realização dos enxames de Saúde Física e Mental será após o Carnaval.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Baixo nível da Barragem de Rio de Contas

Publicado em: 01 de março de 2011
Barragem de Rio de Contas
















Baixo nível da Barragem Luiz Vieira, em Rio de Contas, preocupa população

As chuvadas que caíram durante os últimos meses, não foram ainda suficientes para encher todas as barragens. Contudo, a situação de seca meteorológica que estava instalada em quase toda a região, ainda causa preocupação em algumas bacias. O nível dos reservatórios da Barragem Luiz Vieira, localizada no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, por exemplo, está bem abaixo do seu percentual.

A distância entre Rio de Contas e o local da barragem de acumulação é de 4 km. Sua construção foi iniciada em 26.07.77 e concluída em 1983 pela firma EIT - Empresa Industrial e Técnica S.A., contratada pelo DNOCS. Barra o rio Brumado, pertencente ao sistema hidrográfico do rio de contas, cuja bacia cobre uma área de 256 km².

De acordo com informações do DNOCS, a barragem foi construída com a finalidade principal de garantir o abastecimento d'água, nos períodos de estiagem, ao Projeto de Irrigação do Brumado, com 5.000 ha, bem como suprir de água  mais de 200 ha de um sistema já existente de irrigação tradicional, que opera no vale. Tem como finalidade, ainda, o desenvolvimento da piscicultura desde a formação do lago.

A equipe do L12 esteve visitando a Barragem, porém, não ficou satisfeita com o que viu. A água vem baixando muito rapidamente, e está a vários centímetros abaixo da parede por onde transborda. Se não chover nos próximos dias, corremos o risco de problemas de abastecimento, se persistir a proporção, as chances são grandes de termos problemas neste ano.

O esvaziamento acelerado das águas da barragem tem deixado muita gente preocupada.  A falta de chuvas vai baixar ainda mais o nível do manancial, portanto é preciso evitar o desperdício de água e aderir ao consumo consciente.

    Por: Gesebel Caires Fonte: www.l12.com.br

Brasil Alfabetizado

Publicado em: 28 de fevereiro de 2011
Brasil Alfabetizado
















Aconteceu nos dias 24 e 25 de fevereiro a Formação Inicial do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizados.

Feira de Saúde A abertura deste evento contou com a presença da Secretária Municipal de Educação Srª Marinélia, o Padre Marcos (da cidade de Camaçari), o Padre Idérico e profissionais da área.

Esta já é a quarta etapa do programa no nosso município e a Formação Inicial contou com uma Pedagoga especializada em Educação de Jovens e Adultos, onde foi realizado palestra e oficinas para os alfabetizadores do programa.

    Por: Cleidiene Borges Teixeira (Gestora do Programa)

Paramirim: Polícia Militar Desarticula Quadrilha

Publicado em: 27 de fevereiro de 2011
Polícia Militar     Na madrugada deste sábado, por volta das 00h:30min, policiais do 4º Pelotão da Polícia Militar, em Paramirim, Sudoeste da Bahia (que fica a 742 Km de Salvador), área de atuação da 46ª CIPM, comandados pelo Major PM Jorge Brito Macêdo, desarticularam uma quadrilha que atuava na Região Sudoeste e Oeste da Bahia. 
José Silva Sena, Marcos Bezerra Santana, Edson de Souza Pires e Jamil Onílio dos Santos, todos originários de Bom Jesus da Lapa, foram presos, em flagrante, algumas horas após realizarem assaltos nas cidades de Caturama e Santa Maria da Vitória.

A prisão aconteceu quando os indivíduos se preparavam para assaltar o auto posto de combustíveis Caraíbas, em Paramirim.

A viatura da polícia militar apareceu no momento em que os bandidos estavam chegando ao posto para a prática do assalto. Durante a abordagem policial, houve resistência e troca de tiros, dois dos bandidos foram baleados, em seguida socorridos e levados ao hospital local.

De acordo com informações colhidas pela redação do L12, todos estavam embarcados em um Fiat/Strada Adventure, de cor vermelha, placa NTD 8819, tomado de assalto em Santa Maria da Vitória, ontem, por volta das 12h:00min, os quais seqüestraram a vítima no momento do roubo, liberando minutos depois em um local distante.

Em poder dos bandidos, além do automóvel, foram apreendidos, ainda, um relógio B-47; a quantia de R$ 926, 25, em espécie; seis celulares; uma pistola taurus PT57S765 MM, com quatorze cartuchos intactos e carregadores; um revólver calibre 38 Especial; onze munições cal. 38; uma escopeta; duas toucas ninja e uma pequena porção de cocaína.

Os assaltantes foram autuados em flagrante pelo Bel Jakson Luiz Trindade Neves, delegado titular da Delegacia de Paramirim, e de lá foram escoltados para o Complexo Policial da cidade de Brumado, onde ficarão a disposição da Justiça.

Veja mais fotos

    Por: Marcos Santos Departamento de redação L12 Fonte: www.l12.com.br

1ª Feira de Saúde de 2011

Publicado em: 27 de fevereiro de 2011
Feira de Saúde
















SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PARAMIRIM PROMOVE II FEIRA DE SAÚDE “SINTA-SE BEM”.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou dia 26 de fevereiro a 1ª Feira de Saúde de 2011, na Praça Érico Cardoso, com as seguintes atividades:

1° STAND
Orientações sobre a prevenção do câncer de mama e de colo uterino, distribuição de panfletos e encaminhamento de mulheres para realização do preventivo e auto-exames das mamas no centro de saúde.

2º STAND
Orientações sobre saúde da criança: aleitamento materno, vacinas, vitamina A, diarréia, distribuição de panfletos, soro oral e hipoclorito.

3º STAND
Aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, orientações sobre hipertensão e diabetes e distribuição de panfletos.

Feira de Saúde 4° STAND
Orientações sobre planejamento familiar DSTS/ AIDS e drogas, com exposição de todos os métodos contraceptíveis, distribuição de preservativos e panfletos.

5° STAND
Realização de tipagem sanguínea.

6º STAND
Atividades educativas sobre o combate à dengue e doença de chagas, exposição de larvas do mosquito transmissor da dengue e do barbeiro transmissor da doença de chagas com orientações e distribuição de panfletos.

7° STAND
Orientações sobre saúde bucal com fantoches e exposição das maneiras corretas de higiene oral, e avaliação clínica no odontomóvel.

O evento contou com a presença de aproximadamente 600 participantes durante seu período de exposição.

    Por: Ivone Dias Machado (Coord. da Vigilância Epidemiológica)

André Guimarães canta "Minha linda Boquira"

Publicado em: 26 de fevereiro de 2011


    Fonte: http://www.blogdoglauber.com.br

Carnaval em Ibiajara

Publicado em: 24 de fevereiro de 2011



















    Por: www.ibiajara.com

Foram Recapturados Três foragidos

Publicado em: 24 de fevereiro de 2011
Três foragidos da Delegacia de Paramirim, Sudoeste da Bahia, (a 742km de Salvador) foram recapturados na tarde da última quarta-feira (23).

Geraldo Rocha Lima, Samuel da Silva Lima (pai e filho), e Robson Silva Oliveira, foram recapturados em uma operação da Polícia Militar, em Sapecado, zona rural da cidade de Macaúbas, área de responsabilidade da 4ª CIPM.
O trio havia fugido da delegacia na madrugada de domingo (13), juntamente com outros dois, André Rodrigues Costa Neto e José Glicélio Santos, este último, ex-secretário de comunicação da prefeitura de Macaúbas, preso no ano passado pela Polícia Federal (PF) em sua casa, localizada no povoado de Açude, com material pornográfico entre crianças e adolescentes, os quais continuam foragidos.

Na madrugada da fuga, eles haviam arrancado o vaso sanitário e cavaram um buraco na cela, empreendendo fuga logo em seguida. Dois dos três recapturados, respondem na justiça por supostos crimes praticados em Livramento de Nossa Senhora, no final do ano passado, tendo como alvo distribuidoras de bebidas e comerciantes local. Na ocasião, foram presos pelo Pelotão Especial da 46ª CIPM.

De acordo com informações colhidas pela redação do L12, junto à polícia militar de Macaúbas, os recapturados estão custodiados na carceragem da Delegacia daquela cidade, onde estão novamentea disposição da justiça.

A Polícia espera prender os outros dois, que ainda se encontram foragidos,  naspróximas horas.

    Por: Departamento de redação L12 redacao@l12.com.br Fonte: http://l12.com.br

O Povo de Paramirim está Preocupado

Publicado em: 23 de fevereiro de 2011
A criminalidade avança dos grandes centros para as pequenas cidades do interior do Brasil.

Veja a matéria sobre a violência em Brumado:

“O Brumado Notícias informa que os diversos tipos de violência que vem sendo protagonizados no município, têm deixado a comunidade em alerta e num total clima de insegurança. Os atos de violência foram destaque, até mesmo, no site do Deputado Federal ACM Neto (DEM), que fará no Congresso Nacional, um discurso em defesa da segurança pública no estado, e principalmente, em Brumado. 

Enquanto isso, na cidade, um carro de som volante, circula pelas ruas, convocando todos os empresários e a população em geral, para uma caminhada em prol da segurança na cidade, onde todo o comércio local fechará as portas das 10:00 as 10:30 h, nessa quinta-feira (24), em protesto a quantidade de crimes que vem acontecendo, na tentativa de chamar a atenção das autoridades para a questão”.
(Por: Glauber Magalhães)

De alguns dias para cá Paramirim viveu e conviveu com muitos delitos. A população anda apreensiva, o povo preocupado se pergunta até onde isso tudo irá chegar. No domingo, 20/02/11, que ainda vive fresco na memória, houve no Balneário do Rio Paramirim uma onda de violências, lutas e quebra-quebra. Um ônibus foi todo deteriorado por pedras e paus, o dono do mesmo soma os prejuízos e não sabe o que fazer. Ontem no começo da noite um comércio foi invadido por dois homens, tiros foram dados. Antônio Marques (Vereador) disse que em Caraíbas na tarde do dia 22/02 um rapaz postava uma arma, e que em certo momento atirou numa árvore. Enfim, a paz parece ter pegado carona com o passado e ter ficado por lá.

Na Sessão desta quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011, os vereadores levantaram a discussão sobre esse tema tão importante para os dias atuais. A preocupação do Legislativo de Paramirim é grande, as cobranças por parte dos munícipes também.

Estamos disponibilizando um pouco do que foi falado na Sessão do dia 23 de fevereiro de 2011.





    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Carnaval 2011 em Paramirim

Publicado em: 23 de fevereiro de 2011
Carnaval 2011 em Paramirim









































    Por: Jornal O Eco Fonte: http://oecojornal.com.br/portal/

Carreta tomba e motorista morre

Publicado em: 20 de fevereiro de 2011
Acidente Um motorista morreu depois que a carreta que ele dirigia tombou na Serra das Almas, trecho da BA-148, próximo ao Balneário Municipal, em Livramento de Nossa Senhora, Sudoeste da Bahia.
A carreta, de placa CVP 0987, carroceria de placa BTO 6070, carregada de minério, ficou completamente destruída
O acidente aconteceu por voltas das 13h:00min deste sábado (19), após o motorista, Claudinei João da Silva, de 42 anos, que residia em Araraquara, São Paulo, perder o controle do veículo e não conseguir mais retomar.
Testemunhas disseram à redação do L12 que, segundos antes do acidente, a carreta foi vista descendo a serra em uma velocidade fora de controle, com pisca alerta ligado, indicando algo fora do normal. Tudo indica que a carreta ficou sem freio e o motorista estaria dirigindo dentro dos limites, em situação de desespero, porém, só o laudo da polícia técnica poderá apontar as verdadeiras causas. O motorista ficou preso nas ferragens e morreu na hora. O impacto do acidente foi tão forte que a cabeça dele foi decepada.
A carreta, de placa CVP 0987, carroceria de placa BTO 6070/Mirassol-SP, que vinha da cidade de Abaíra, carregada de minério, ficou completamente destruída.

Policiais e funcionários de uma funerária local tiraram o motorista das ferragens. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), da cidade de Brumado, foram ao local fazer os trabalhos de praxe. O delegado titular da delegacia local, o Bel Romilson Dourado dos Santos, acompanhou os trabalhos de resgate.

    Por: Gesebel Caires (Departamento de redação L12) redacao@l12.com.br Fonte: http://www.l12.com.br

Ver as fotos do acidente

OIE reconhece a Bahia como livre de aftosa

Publicado em: 20 de fevereiro de 2011
OIE reconhece a Bahia como zona livre de aftosa com vacinação

Sábado, 19 de Fevereiro de 2011
Reconhecida em todo território nacional, a extinção da Zona Tampão da Bahia acaba de ser também reconhecida internacionalmente pela Comissão Científica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que aprovou relatório da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), encaminhado pelo Ministério da Agricultura, sobre o fim da Zona Tampão e a criação da Zona de Proteção no Estado.

Com a decisão, a Bahia passa a ser mundialmente reconhecida como ‘zona livre de aftosa com vacinação', colocando toda a pecuária baiana no mesmo status sanitário, e sem restrições quanto ao comércio e trânsito de animais. A criação definitiva da Zona de Proteção deve ocorrer em maio, após a realização da Plenária Anual da OIE, organizada para discutir os assuntos relacionados à sanidade animal em todo o mundo.

"Este é mais um momento para comemorar, por se tratar de mais uma etapa conquistada pelo Governo do Estado, que tem o objetivo maior de tornar a Bahia livre de aftosa sem vacinação até 2014", ressaltou o secretário de Agricultura do Estado, Eduardo Salles. Segundo ele, "agora projeta-se um fortalecimento do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa e um novo cenário para a pecuária nacional, tornando-a mais igualitária, competitiva e com possibilidades reais de inclusão social".

A zona tampão foi oficialmente extinta na Bahia, após a publicação da Instrução Normativa nº 45, no Diário Oficial da União, de 28 de dezembro pelo Ministério da Agricultura. A partir daí, cerca de 10 mil criadores, com um rebanho de aproximadamente 255 mil cabeças, passaram a integrar a comercialização e o trânsito de animais em todo o Estado. "Com isso, houve um fortalecimento da agropecuária baiana, na medida em que tornou o negócio pecuário mais justo e igualitário nos oito municípios componentes da região", destacou o diretor da Adab em exercício, Paulo Emílio Torres, lembrando que os índices de vacinação contra febre aftosa nos municípios de Casa Nova, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Buritirama, Mansidão, Santa Rita de Cássia e Formosa do Rio Preto, acima de 97%, estão entre os maiores do Estado.

Referência nacional
O ex-diretor geral da Adab, Cássio Peixoto, que participou ativamente e acompanhou de perto todo o processo para a criação da Zona de Proteção, também comemorou a aprovação preliminar da OIE. "O reconhecimento internacional do fim da zona tampão é emblemático por representar o sucesso da parceria entre governo, produtores e iniciativa privada, todos unidos em busca de um objetivo único. Ganha a pecuária baiana, cada vez mais forte, e a sociedade, com o aquecimento da economia e a geração de emprego e renda", avaliou Peixoto.

Aspectos relacionados à sanidade do rebanho baiano foram fundamentais para a decisão da Comissão Científica da OIE. "A Bahia é detentora do maior rebanho bovino da região Nordeste e tem apresentado, nos últimos anos, uma estabilidade sanitária referenciada nacionalmente, apontando para o fortalecimento da defesa agropecuária baiana", apontou o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal. Ele salientou o trabalho dos técnicos e fiscais agropecuários da Adab em campo como outro fator para o sucesso das atividades contra a febre aftosa na Bahia. "Os índices de imunização contra a febre aftosa nos municípios componentes da atual Zona de Proteção comprovam a evolução da qualidade pecuária e da consciência do criador quanto aos novos rumos da atividade".

Para o presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), João Martins, a pecuária baiana está pronta para crescer ainda mais. "O referendo da Comissão Científica da OIE, aprovando a extinção da zona tampão era um anseio do governo e dos municípios, que agora vão viver outro momento, com importantes impactos sociais e econômicos".

    Por: Lourivaldo Silva Magalhães (louroagalhaes@hotmail.com) Fonte: http://louromagalhaes.spaceblog.com.br

Semana Pedagógica de Paramirim

Publicado em: 17 de fevereiro de 2011
Semana Pedagógica de Paramirim
















Aconteceu na noite do dia 15 de fevereiro de 2011, no Centro Cultural Nabor Caíres de Brito a abertura da Semana Pedagógica de Paramirim. Foi um evento muito bonito e de muita importância para a classe de educadores do Município. Na ocasião fizeram uso da palavra a Secretária de Educação Marinélia Castro, o Secretário de Cultura Antônio Gilvandro e o grande palestrante Jonathas Porto.
Jonathas Porto










    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

BARRAGENS ESTÃO COM APENAS 3,5%

Publicado em: 18 de fevereiro de 2011
Guanambi BARRAGENS QUE ABASTECEM GUANAMBI, CANBIBA E PINDAÍ ESTÃO COM APENAS 3,5% DA SUA CAPACIDADE
Em Nota Técnica enviada pela Diretoria de Operação da Embasa de Guanambi para a Diretoria da Presidência, a empresa, que é responsável pela administração dos sistemas de abastecimento de água de Guanambi Candiba e Pindaí, alerta que as Barragens de Ceraíma e Poço do Magro estão operando com apenas 3,5% da sua capacidade. As informações foram passadas atendendo ofício N.º 8905/2010 e 8583/2010 da Secretaria Particular do Governador e ofício N.º 62/2010 da Câmara de Dirigentes Lojistas de Guanambi.
Segundo a Nota Técnica o sistema integrado de abastecimento de água de Guanambi atende atualmente as sedes dos municípios de Guanambi, Candiba e Pindaí e utiliza os recursos hídricos de dois mananciais: Barragem de Ceraíma e Barragem de Poço do Magro, ambas administradas pela CODEVASF, com a responsabilidade pela captação, tratamento e distribuição a cargo da Embasa.
Ainda segundo a Nota Técnica, devido ao longo período de estiagem, os mananciais se encontram com apenas 3,5% da sua capacidade, mas ressalta que a região está no chamado período "das chuvas" e disse aguardar uma melhora dos níveis dos reservatórios, embora as fracas chuvas que caíram até agora não sejam nada animadoras.
Sobre o abastecimento de Guanambi, a Nota Técnica informa que os três setores da zona urbana estão operando em regime de racionamento, mas ressalta que sete poços tubulares profundos estão previstos para serem conclusos até março de 2011. Três em Candiba, dois em Pindaí e dois na localidade de Pilão, que segundo previsão da própria empresa deve representar um incremento de vazão da ordem de 90 metros cúbicos por hora. Com isto, conseqüentemente, haverá o aumento da oferta para as cidades que compõe o sistema integrado de Guanambi.
A Nota Técnica finaliza dizendo que está prevista a implantação do sistema adutor da região de Guanambi, de responsabilidade da CODEVASF, compreendendo as obras da adutora do São Francisco, que "deverão solucionar definitivamente a questão".
Os esclarecimentos foram prestados pela Engenheira Rita de Cássia Bonfim e encaminhados pelo Diretor de Operação Eduardo Araújo para a Diretoria da Presidência, que deve repassar as informações para o Gabinete do Governador.

    Por: Site Jornal Tribuna do Sertão Fonte: http://www.jornaltribunadosertao.com.br/noticias/guanambi/431

Ônibus da Novo Horizonte tomba / 19 feridos

Publicado em: 18 de fevereiro de 2011
Novo Horizonte O motorista Edvaldo Araújo Dutra, de 27 anos,  que dirigia  um ônibus da Novo Horizonte, que levava 21 passageiros de Vitória da Conquista, na linha Ibipitinga a São Paulo, dormiu no volante e derrapou na BR 365, km 380, próximo à cidade Patos de Minas, em Minas gerais, às 5 horas da manhã, desta quinta-feira (17).

Todos os feridos, incluindo três crianças,  foram levados pelos bombeiros e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) para o Hospital Regional em Patos de Minas De acordo com o inspetor Paulo Rosa, da Polícia Rodoviária Federal, o próprio Edvaldo confessou que cochilou ao volante.

Ele estava consciente quando foi levado para o Hospital Regional por uma ambulância do Corpo de Bombeiros. A BR 365 é bastante utilizada por empresas de ônibus que fazem o transporte de passageiros de forma clandestina. Segundo Paulo Rosa, neste caso, a documentação do veículo está regular. O policial não havia encontrado, no entanto, a autorização da empresa para fazer este tipo de transporte de passageiros.

    Por: As informações são do Blog do Anderson / Fotos: Maurício Rocha / PMH

Sessão Solene do Legislativo de Paramirim

Publicado em: 17 de fevereiro de 2011
Câmara de Vereadores de Paramirim
















Sessão Solene de abertura dos trabalhos do Legislativo de Paramirim ano de 2011. Aconteceu no salão da Câmara de Vereadores na manhã do dia 16 de fevereiro. Na ocasião dois visitantes usaram a tribuna. O Secretário de Gabinete Carlos Alberto, este leu uma mensagem do Prefeito Júlio Bernardo aos Vereadores.  Também fez uso o Secretário de Finanças Antônio Robson. Todos os Vereadores fizeram uso da palavra, todos afirmaram a importância do Legislativo para o sucesso da sociedade paramiriense.



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Marcela foi destaque no Fantástico

Publicado em: 15 de fevereiro de 2011
Marcela foi destaque no Fantásico da TV Globo Marcela Malheiro, a garota que ficou famosa em todo o Brasil por ter sido aprovada em nove vestibulares para medicina, entre eles os da USP, UNICAMP, UFSP, UFRJ e UNESP, tem parentes nos municípios de Botuporã e Paramirim, região sudoeste da Bahia.

A mãe de Marcela, Terezinha Malheiro, residiu a maior do tempo com seus pais na comunidade de Almas (Limite Botuporã/Paramirim), sendo que estudou também em Botuporã, vindo na época a morar na casa de seus tios Eunice e Manoel Malheiro.

Um tio da famosa estudante aprovada em diversos vestibulares reside em Botuporã: trata-se do Sr. José Malheiro, mais conhecido como Zecão, irmão da Senhora Terezinha.

Atualmente, Marcela e sua mãe residem em Pirituba, São Paulo

    Por: Glauber Fonte: http://www.blogdoglauber.com.br

Resultado do Concurso Público de Paramirim

Publicado em: 15 de fevereiro de 2011
EDITAL Nº 006/2011 RESULTADO PARCIAL - PROVAS -OJETIVAS

A Comissão Organizadora do Concurso Público da  Prefeitura Municipal de Paramirim, Estado da Bahia,nomeada pela Decreto 042/2010, tendo em vista o Concurso Público, conforme edital  nº 001/2010 e 002/2011, realizado, no dia 16 de janeiro de 2011, para preenchimento de vagas. Resolve divulgar o resultado parcial das provas objetivas, em anexo a este edital.

De acordo com as normas estabelecidas no Edital nº 001/2010 e 002/2010 o  resultado estará divulgado, no lugar público de costume de publicação dos atos oficiais da Prefeitura Municipal de Paramirim e no site www.focadoemvoce.com, site www.tmunicipal.com.br ,www.idmconcursos.com.br e no Jornal o Eco Paramirim-Ba.

Paramirim, 15 de fevereiro de 2011.

Aperte para baixar o arquivo / Resultado do Concurso

Aperte para baixar o arquivo / Edital 006

Aperte para baixar o arquivo / Edital 007

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Cinco presos fogem da cadeia de Paramirim

Publicado em: 14 de fevereiro de 2011
Polícia Como se não bastasse o aumento da criminalidade na capital e no interior da Bahia, cinco presos fugiram da delegacia de Paramirim, Sudoeste da Bahia, na madrugada deste domingo (13).

Entre os cinco presos que fugiram, estava o ex-secretário de comunicação da prefeitura de Macaúbas, José Glicélio Santos, de 26 anos, que foi preso no ano passado pela Polícia Federal (PF) em sua casa, localizada no povoado de Açude, com material pornográfico entre crianças e adolescentes. Glicélio encontrava-se preso na delegacia de Paramirim à disposição da Justiça.
De acordo com informações colhidas pela redação do L12, além de José Glicélio, fugiram Geraldo Rocha Lima, Samuel da Silva Lima (pai e filho), Robson Silva Oliveira, André Rodrigues Costa Neto.  Os detentos arrancaram o vaso sanitário e cavaram um buraco na cela, empreendendo fuga logo em seguida.
Segundo a polícia, Geraldo Rocha Lima e Samuel da Silva Lima, haviam sido transferidos, há poucos meses, da carceragem da Delegacia de Livramento de Nossa Senhora, por questões de segurança. A polícia faz buscas na região para tentar localizar os foragidos.

    Por: Departamento de redação L12 / redacao@l12.com.br
http://www.l12.com.br/noticias/regional/683-paramirim-cinco-presos-cavam-buraco-na-cela-e-fogem-da-delegacia-.html

Dengue em Paramirim

Publicado em: 12 de fevereiro de 2011
Já foram diagnosticados alguns casos de pessoas com a doença transmitida pelo Aedes Aegypti. Ficamos sabendo de três casos, porém parece que já houve outros. Poderemos ter uma epidemia da doença, pois o período é propício. Com as chuvas de verão e a falta de cuidado das pessoas o mosquito tem um campo fértil para se reproduzir e com isso se multiplicar. Prevenir ainda é o melhor remédio. Esperamos um rigor maior e uma atuação mais efetiva dos agentes responsáveis pela vistorias e visitas as residências. Ou abraçamos a causa agora ou sofreremos depois.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Concurso Público / Gabaritos Oficiais

Publicado em: 11 de fevereiro de 2011
    O gabarito final do Concurso Público de Paramirim já foi divulgado e já se encontra no nosso Site. Segundo os organizadores do Concurso o resultado sairá dentro de uma semana.

Edital 005/2011 de Divulgação dos Gabaritos Oficiais - Provas Objetivas

Após ter decorrido os prazos de Lei conforme Edital 001/2010 e 002/2010 da Convocação do Concurso Público e por não haver nenhuma contra razões às resposta da impugnação, protocolada na coordenação do Concurso Público. O Prefeito Municipal de Paramirim-Bahia, no uso de suas atribuições legais e de acordo com os Editais 001/2010 e 002/2010 da Convocação do Concurso Público, resolve divulgar os Gabaritos Oficiais das provas objetivas em anexo a este Edital, que a partir desta divulgação fique os candidatos cientes que não cabe mais recursos aos Gabaritos Oficiais

P: 1 / P: 2 / P: 3 / P: 4 / P: 5 / P: 6 / P: 7 / P: 8 / P: 9 / P: 10 / P: 11 / P: 12 / P: 13 / P: 14 / P: 15 / P: 16 / P: 17 / P: 18

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Oficina Sobre o Meio Ambiente I

Publicado em: 10 de fevereiro de 2011
Meio Ambiente Educar Para Preservar

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 10 de janeiro de 2011, no salão da Câmara de Vereadores de Paramirim, uma Oficina sobre o Meio Ambiente programada pela CODEVASF.

Público Alvo:

Profissionais das áreas de: Meio Ambiente e Agricultura; Educação; Saúde; Assistência Social; Conselheiros do Meio Ambiente; e Associações Afins.

Objetivos

- Sensibilizar público-alvo acerca dos problemas ambientais e promover uma mudança de comportamento revisando conhecimentos e práticas que venham a preservar o meio ambiente e promover sustentabilidade.

- Capacitar profissionais das diversas áreas a fim de formar agentes multiplicadores do programa de educação ambiental nos municípios atendidos pelo programa de revitalização do Rio São Francisco, pela CODEVASF.

- Possibilitar aos participantes a compreensão da Educação Ambiental visando fortalecer iniciativas que promovam o exercício da cidadania e da participação direta na gestão das demandas sócio ambientais diagnosticadas.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Concurso Público de Paramirim

Publicado em: 09 de fevereiro de 2011
Hoje, 09/02/11, a Direção do Site Focadoemvoce.com esteve na presença do Sr. Pagnócélio (faz parte da Comissão Organizadora do Concurso Público de Paramirim), na ocasião ele nos prestou alguns esclarecimentos. O mesmo nos disse que saiu no dia 07 de fevereiro e publicada no dia 08 no Portal da Transparência Municipal as Respostas aos Recursos do Gabarito Preliminar, e que enviou uma cópia para todos os candidatos que entraram com recurso. Agora tem dois dias, a partir da publicação, para novos recursos, mas salientou que só poderá entrar com recurso os mesmos candidatos que já havia feito. Caso não haja recursos o gabarito oficial será divulgado nos próximos dias. Após a divulgação do gabarito oficial dentro de uma semana sairá o resultado.

O arquivo contendo o conteúdo com as respostas aos recursos se encontra no link que segue.

Aperte para baixar o arquivo

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Rio de Contas: Patrimônio Histórico

Publicado em: 07 de fevereiro de 2011
A história de um povo muita das vezes se encontra em vestígios e em monumentos históricos. Em Rio de Contas, situada a sudoeste da Chapada Diamantina, boa parte da história ficou registrada em edificações antigas que representam grande valor histórico-cultural.

A obra deve estar pronta até o final de março, onde a Igreja deve ser devolvida a comunidade.

Uma dessas edificações, a Igreja de Nossa Senhora Santana, está sendo revitalizada pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que aos poucos reconstroem locais de importância histórica.

A Igreja, que está situada à Rua Álvaro Dantas, teve a sua construção iniciada na primeira metade do século XIX. Construída pelos escravos, usando pedras sobre pedras que permaneceram nuas, sem acabamento, como a demonstrar a todos a perfeição do trabalho desenvolvido àquela época.

O Templo possui três naves e uma capela-mor, constituindo uma obra completamente rústica. É cercada por janelas ao alto e em derredor de toda a sua construção. Suas obras foram interrompidas por volta de 1850, com a crise da exploração das minas de ouro do município, ficando a Igreja inacabada e sem teto. Mesmo assim, isso não impedia que se celebrassem os atos litúrgicos em seu interior. Havia missas, novenas, casamentos e batizados... Muitas vezes os fiéis passavam frio e tomavam chuva durante as celebrações. Somente em 1957 foi construída uma cobertura de telha-vã, que até hoje é conservada.

A redação do L12 foi atéRio de Contas e faloudiretamente com o Sr. Fernando Pinto, responsável pela da obra. Assista ao vídeo



    Por: Departamento de redação L12
Por Marcos Santos
Fonte: Arquivo Público de Rio de Contas/ Trechos do livro "As Minas do Rio de Contas"
Agradecimentos: Gardênia Chaves e Eucária Cotrim

http://www.l12.com.br/cultura/104-popular/653-rio-de-contas.html

Canabravinha 2011

Publicado em: 06 de fevereiro de 2011
Canabravinha 2011
















Uma das mais tradicionais comemorações do Município de Paramirim se encontra na Comunidade de Canabravinha, comemoração esta que se realiza todos os anos nos dias um, dois e três de fevereiro.

Aperte e veja como foi essa linda festa

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Querem Mudar a data dos Festejos em Canabravinha

Publicado em: 04 de fevereiro de 2011
Nos festejos em Canabravinha ficamos sabendo de um fato inusitado e que acabou por nos deixar intrigado. Na ocasião nós conversamos com vários moradores dessa citada localidade, por sinal um deles, o senhor João Rodrigues Dias filho, nos deu o prazer de uma entrevista, nela ele menciona esse triste fato. O povo anda apreensivo com a possível transferência do segundo dia de festejo, que acontece todos os anos, desde tempos remotos, no dia dois de fevereiro, dia que homenageia São Sebastião, para vinte de janeiro o dia do Santo. As pessoas não digeriram bem essa estranha ideia, até porque, não há um motivo forte para tal mudança. O povo de Canabravinha disse que não aceita. Como nosso site tem uma relação direta com os eventos culturais de nossa terra resolvemos procurar o Secretário de Cultura Dr. Gilvandro Martins Neves. Comunicamo-lo o caso e sugerimos que intercedesse contra essa macabra mudança. Ele nos disse que iria procurar o pessoal da comunidade, se possível marcaria uma reunião para saber qual a posição dos moradores, também afirmou que um morador de Canabravinha tinha o procurado.

Nossos eventos culturais vêm se perdendo, se deteriorando no decorrer dos anos, uma festa, uma das mais importantes do Município não poderá jamais sofrer tamanha arbitrariedade. Estamos convictos da permanecia da data. Aguardamos do Secretário novas notícias.



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Inauguração em Canabravinha

Publicado em: 04 de fevereiro de 2011
Inauguração em Canabravinha
















Canabravinha foi contemplada com duas obras. A administração de Júlio Bernardo com o apoio do Poder Legislativo (os Vereadores) e os Secretários entregou a comunidade já citada, a pavimentação de algumas ruas e a construção de uma praça. Segundo Júlio o restante da obra ficará pronta ainda neste ano.

Na noite do dia 01 de fevereiro de 2011 foi realizada a cerimônia de inauguração, na ocasião acontecia a tradicional festa de Nossa senhora das Graças em Canabravinha. O local esteve praticamente lotado. Além das duas obras, ainda entregou um ônibus, esse ficará encarregado de trazer os alunos da Comunidade de Brejo de Santa Tereza para estudar em Canabravinha. O primeiro ato foi retirar o pano que tapava a placa alusiva, Júlio Bernardo juntamente com o Vice-Prefeito Marcelo Brito retiraram o respectivo pano, ao mesmo instante em que recebiam uma forte salva de palmas e no céu se desfazia em cores e sons muitos fogos de artifícios. Também esteve presente no evento o Prefeito de Livramento de Nossa Senhora Carlos Roberto. Logo após houve o momento dos discursos.  Falaram: o Vereador e professor Evando Carlos, o Vereador George Tanajura, o Vice-Prefeito Marcelo Brito, o Prefeito Júlio Bernardo e Durce (moradora de Canabravinha) que fez uma homenagem ao Prefeito. Antes foi lida uma lista de obras para aquela região e na sequência dando a autorização para construção das mesmas.

Obras para fazer:

Sistemas de abastecimentos de Água das Localidades: Lagoa da Palha; Curiboca; Alagadiço; Caraibeira; Tomaz, Juremal; Pé de Ladeira e Pedra Vermelha.



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Apagão atinge pelo menos oito Estados do Nordeste

Publicado em: 04 de fevereiro de 2011
Faltou energia em Paramirim e região. O apagão começou às 11h30min do dia 03/02/11 e se estendeu até as 04h20min do dia 04/02.

Veja o que diz o Portal JC Oline

Apagão atinge pelo menos oito Estados do Nordeste

    Publicado em 04.02.2011, às 04h14
Do JC Online

Além da falta de energia, populações do Nordeste sofrem o apagão de informações. Desde o início do blecaute, por volta das 23h30 da quinta-feira (3), nenhuma fonte oficial se pronunciou. Orgãos estaduais de energia, como a Celpe e a Chesf identificaram que o problema era nacional e emitiram informações por meio de suas assessorias.

Pelo menos oito Estados nordestinos foram afetados: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. Há relatos ainda não confirmados de falta de energia no Norte do país.

» Chesf ainda desconhece causas do blecaute
» Luz é retomada em alguns bairros do Grande Recife
» Ivete faz show com geradores
» Grande Recife sem luz

Dilton da Conti Oliveira, presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), informou nesta madrugada de sexta que ainda que não tem os números exatos do que foi afetado pelo apagão. "Houve uma falha no sistema e ainda não conseguimos identificar a causa. As usinas de Xingó, Sobradinho e Itaparica já voltaram a funcionar e, consequentemente, as subestações de diversos Estados", disse.

Acredito que nas próximas horas tudo esteja normalizado. Moro aqui no bairro de Piedade, local afastado em Recife, e a luz já voltou", afirmou.Já o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ainda não deu declarações sobre o apagão até as 4h20 de hoje (horário do Recife).

A desinformação fez com que redes sociais como Twitter funcionassem como fontes primárias. Usuários denunciam insegurança na ruas e alguns incidentes. Em Campo Grande, na Zona Norte do Recife, um mercadinho sofreu tentativa de saque. A Polícia também tem dificuldade para trabalhar, já que a iluminação pública está interrompida.

Em Ouro Preto, na Zona Norte, e em Peixinhos, em Olinda, ouvintes da Rádio Jornal reportaram casos de arrastão.

A Celpe informou que a energia está sendo retomada em alguns bairros. Já a Operação Nacional do Sistema, que controla o abastecimento nacional ainda não divulgou nenhuma informação oficial. Segundo apuração da rádio CBN do Rio de Janeiro, uma queda em uma linha de transmissão entre Sobradinho e Petrolândia causou a pane no Nordeste.

Fonte: JC Oline http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/nacional/noticia/2011/02/04/apagao-atinge-pelo-menos-oito-estados-do-nordeste-255683.php

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Aniversário de Dormário Viana Cardoso

Publicado em: 31 de janeiro de 2011
Dormário Viana Cardoso
















Dormário Viana Cardoso foi homenageado pelos filhos com uma grande e bonita festa. Dormário completou setenta anos no dia 29 de janeiro de 2011. O evento foi realizado no Centro Cultural Nabor Caíres de Brito e contou com as presenças dos parentes e amigos do aniversariante. Tivemos música ao vivo, comes e bebes e muita emoção. Alguns amigos e parentes prestaram depoimentos. Seus netos cantaram deixando os que ali estavam muito emocionados.

Pelo Site Dormário recebeu uma mensagem de uma amiga e visitante assídua do nosso espaço:

Mensagem de aniversário de primo

Completamente Feliz, é como você deve estar hoje, afinal o dia é todo
seu, e todos os Parabéns serão direcionado a essa pessoa especial que
você é.

Cantar Parabéns desejar felicidade e não é tudo queria mesmo saber de
alguma forma como lhe parabenizar e mostrando toda a admiração que
sinto.

Agradeço aos céus por ter feito de nós primos, mais muito mais para
mim é como se fossemos irmãos.

Neste dia estarei torcendo por você espero que em nenhum momento a
felicidade se distancie, que ela seja durante todo o dia de hoje sua
inseparável companheira, que você subtraia as incertezas, as duvidas e
que multiplique a alegria a paz e a felicidade.

Seja sempre assim primo nunca deixe de carregar em seu coração essa
simplicidade que fez de você esta pessoa maravilhosa.

Que em cada passo dado em direção ao futuro seja dado com
segurança e com muita confiança, pois o seu futuro será brilhante
assim como você.

Querido primo quero muito que seja feliz e principalmente hoje
desejo felicidades que este dia seja inesquecível repleto de coisas
positivas e que você continue assim admirável.

Parabéns e Feliz Aniversário...

Um Beijo no Coração

      Judilce


Para quem não sabe, Dormário é o meu pai. Aqui deixo meus votos de muita gratidão para com ele. O que tenho e o que sou são frutos do trabalho deste grande homem, homem este que tem suas falhas, seus defeitos, pois se assim não o fosse não seria um homem, mas que possuem suas qualidades, suas virtudes. Quero apenas deseja-lhe muitos anos de vida, muitas felicidades e que continue sempre assim. Obrigado por você existir. Que Deus nos dê muitos momentos bons.
Feliz Aniversário!!!

Mensagens Recebidas:

ROBERIO MARTINS NEVES (biromarcio@ig.com.br)
Bill,
Quero me juntar a todos os amigos que enviaram mensagens de parabéns ao grande amigo Dormário e desejar tudo de melhor a este exemplo de pessoa morador de Paramirim.
Que Deus o acompanhe em todos os seus passos.

Hermes Magalhães (hermes-magal@ibest.com.br)
Óla Dormario
Estou aproveitando este espaça para desejar felicidades pelo seu aniversario e com saude com nos velhos tempos.Quero tambem  fazer ologios ao seu filho byll pela iniciativa de manter o lindo site que tem aproximado os amigos que partiram para ganhar a vida por esse mundo afora e agora estão tendo a oportunidade de rever nossa querida Paramirim Aqua quente em pleno desenvolvimento e em tempo recorde.
Um grande abraço a todos
Hermes

Aperte para ver as fotos

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Cerimônia de Posse da Diretoria da APAE

Publicado em: 27 de janeiro de 2011
APAE de Paramirim
















Aconteceu na noite do dia 26 de janeiro de 2011 a Cerimônia de Posse da Diretoria da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). O evento foi realizado no Salão da Câmara de Vereadores de Paramirim. O então Presidente José Arlindo Barbosa Santos passou o cargo a Monica Cruz  Brito. Algumas autoridades estiveram presentes: o Vereador George Magalhães Tanajura (representando o Legislativo de Paramirim) Antônio Robson (Secretário representando o Executivo), Antônio Gilvandro (Secretário de Cultura).

DISCURSO SOLENIDADE DE TRANSMISSÃO DE CARGO (José Arlindo Barbosa Santos)

É com muita emoção que participo desta solenidade de transmissão do cargo de Presidente da APAE de Paramirim, instituição que tive a honra de dirigir por 3 anos. Ao longo destes anos, creio que aprendi bastante sobre a importância e a natureza do trabalho voluntário, e pude conhecer um grupo extraordinário de profissionais competentes e responsáveis, verdadeiros doadores de si, que fazem de seu trabalho um sacerdócio, à custa muitas vezes de sacrifícios pessoais, e sem nenhuma outra gratificação além do sentido do dever cumprido, o de dar à sociedade Paramiriense um sentido para a vida de pessoas excepcionais.
Não seria este o momento de fazer um balanço do trabalho que realizamos nestes 3 anos, bastando lembrar que avançamos na busca de conquistas que abrirão portas para aprovação dos projetos já encaminhados e dos que virão a ser elaborados pela nova gestão, a conquista do titulo de utilidade Pública Federal e o cadastro no CNAS, são fundamentais na formação da solidez de uma instituição filantrópica, quero lembrar também que cumprimos todas as recomendações da Federação e deixamos um caixa positivo, para que a nova diretoria dê continuidade aos trabalhos.
Quero agradecer ao nosso Prefeito Drº Júlio por ceder os profissionais que atuam na APAE e pelo apoio constante. Agradeço os membros da Diretoria que hoje passam seus cargos e toda a sociedade que de forma direta ou indireta contribui para o engrandecimento da APAE.
Deixo aqui uma mensagem para reflexão:
 'Deus não escolhe pessoas capacitadas, Ele capacita os escolhidos.'
Desejo sucesso a nova Diretoria e que Deus vos ilumine. Boa Noite a todos!

HISTÓRICO DA APAE DE PARAMIRIM:

A APAE de Paramirim foi fundada no dia 13 de março de 2002, com a presença ilustre do Presidente da Federação Estadual das APAES da Bahia, o delegado da Regional Leste,  representantes do Poder Público Municipal e Sociedade Organizada, que sensibilizados com a quantidade APAE de Paramirimde crianças, adolescentes e jovens isolados em seus recintos familiares por serem portadoras de necessidades especiais, contatou com a Professora Maria do Carmo Santos Brito,  Presidente da Associação no Estado da Bahia, que juntas mobilizaram a comunidade paramiriense, que correspondeu com o mesmo entusiasmo, contribuindo assim, com a concepção da entidade que hoje ocupa uma página na história da nossa gente. A missão primordial da Entidade foi a criação da ESCOLA RAIO DE LUZ, que hoje atende crianças, adolescentes e jovens de Paramirim e municípios circunvizinhos. É uma entidade que conquistou a confiança da sociedade pelo seu trabalho dinâmico, competente e sério junto às pessoas com deficiências e seus familiares.
A sede da APAE Escola, localizada à Av. Botuporã, 238 em Paramirim Bahia, é cedido pela Prefeitura Municipal de Paramirim, constituída por 05 (cinco) salas de aula, cozinha, sanitários, diretoria, área de lazer, sala para o teste do pezinho, onde atende todos os recém-nascidos do município.
A ESCOLA RAIO DE LUZ, conta, para seu funcionamento, recursos financeiros provenientes  das mensalidades dos associados e da parceria com a Prefeitura Municipal de Paramirim.
Todas as ações desenvolvidas pela APAE/Escola visam, exclusivamente, oferecer aos alunos uma melhor qualidade de vida e a inclusão social.

EDUCAÇÃO

Escola Raio de Luz promove o desenvolvimento das habilidades e potencialidades intelectual dos excepcionais visando sua integração na sociedade. Público alvo: crianças, adolescentes e jovens. Contempla 80 alunos.

Oficina de arte: Proporcionar oportunidade de melhoria da auto-estima e da qualidade de vida, com o objetivo de: Adquirir uma nova habilidade, Concentrar a atenção, Aguçar a percepção, ter uma satisfação pessoal ao apreciar o próprio trabalho e os de outros colegas. Publico alvo: Alunos da APAE e voluntários. Quantitativo: 19 alunos, 6 voluntários.

SAÚDE

Teste do Pezinho: exame realizado a partir de gotinhas de sangue do bebê colhidas em papel filtro especial, nos primeiros dias após o seu nascimento. George Magalhães TanajuraO objetivo do teste de triagem neonatal é selecionar um grupo de crianças suspeitas de serem portadoras de alguma doença, para que esta seja submetida a exames complementares, para fins de diagnóstico.

AÇÃO SOCIAL

Bazar da APAE: Venda a preço simbólico de roupas, brinquedos e artigos arrecadados de doações durante o ano. Público alvo: Pessoas carentes de 3 bairros da Cidade de Paramirim.

TITULOS CONQUISTADOS

Entidade de Utilidade Pública Municipal – Lei nº 13/02 de 09/10/2002
Entidade de Utilidade Pública Estadual - Lei nº 13.960/2004
Entidade de Utilidade Pública Federal – MJ Nº 08071.026843/2008-70
Registro no CNAS sob nº : n.º 71000.038399/2009-96

Diretoria Executiva: 2008/2010

Presidente – José Arlindo Barbosa Santos;
Vice-Presidente – Antônio Nunes de Azevedo;
1ª Secretária – Iolanda Louzada Bittencourt Martins; 
2ª Secretária – Rita Meira Silva;
Tesoureira – Maria Sonia Neves Alves Brito;
2ª Tesoureira – Neuza Maria Fraga Magalhães;
Diretora Social – Marlene Gomes de Oliveira e Silva;
Diretora de Patrimônio – Elaine Costa Medrado.

Diretoria Executiva:2011/2013

Presidente: Srª Monica Cruz  Brito,
Vice-Presidente: Srº José Arlindo Barbosa Santos,
1º Diretor Secretário: Srª Margarida Maria Oliveira Magalhães;
2º Diretor Secretário: Srª Dora Lúcia Silva Oliveira Magalhães;
1º Diretor Financeiro: Srª Iolanda Louzada Bittencourt Bomfim;
 2º Diretor Financeiro: Srª Mirtes Cruz Brito;
Diretor de Patrimônio: Srª Marlene Gomes Oliveira Silva;
Diretor Social:  Srª Dulce Rita Magalhães Ribeiro Martins

    Por:

UBS em Caraíbas

Publicado em: 25 de janeiro de 2011
    Paramirim: Prefeitura contrata empresa para construção de uma UBS em Caraíbas

Foi publicado hoje o resultado do julgamento da licitação e o resumo do contrato entre a  Prefeitura Municipal de Paramirim e a empresa Construtora Bahiana Ltda para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na comunidade de Caraíbas, zona rural do município. Os recursos foram repassados pelo Ministério da Saúde, por meio do Fundo Nacional de Saúde.

Clique aqui e veja o ato administrativo

Unidade Básica de Saúde/Centro de Saúde: é uma unidade para realização de atendimento de atenção básica e integral a uma população de forma programada ou não nas especialidades básicas, podendo oferecer assistência odontológica e de outros profissionais de nível superior. A assistência deve ser permanente e prestada por médico generalista ou especialista nestas áreas. Pode ou não oferecer: SADT e pronto atendimento 24 horas. Não realiza procedimentos mais complexos.

    Por: Glauber Magalhães Fonte: www.blogdoglauber.com.br

Paramirim em Obras

Publicado em: 14 de janeiro de 2011
Obras
















Começou mais uma obra no Município de Paramirim.
Drenagem de Água Pluviais com Pavimentação em Paralelepípedo.
Local: Bairro São Vicente – Ruas Joaquim Azevedo Bitencourt e Maria Augusta Neves.
Dados:
Pavimentação ------------------------------------ 3.971,22 m²
Meio-Fio ---------------------------------------- 1.032,56 m²
Tubo de Concreto, Diâmetro de 1.00m ---------- 501,00 m²
Tubo de Concreto, Diâmetro de 0.80m ---------- 206,00 m²
Tubo de Concreto, Diâmetro de 0.40m ---------- 34,00 m²
Empresa Executora: Construtora Cardoso.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Uma morte e cinco feridos em acidente

Publicado em: 22 de janeiro de 2011
Acidente
















Um acidente entre dois veículos deixou uma pessoa morta, na BA-262 nas proximidades do distrito Vila Mariana, em Aracatu. O motorista da pick-up L200, com placas de Ribeirão do Largo, morreu na hora após ter invadido a pista contrária e chocar frontalmente com uma van Ducato que fazia a linha Presidente Jânio Quadros a Vitória da Conquista. O condutor da van ficou preso nas ferragens, sendo retirado pelo Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista. Cinco passageiros, inclusive uma criança foram levadas para hospitais de Brumado, Aracatu e Vitória da Conquista, após serem resgatadas pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu). Os nomes da vitima falta e das feridas ainda não foram divulgados.





    Por: Anderson Oliveira Fonte Foto e Texto: www.blogdoanderson.com

Caminhada “Todos Contra a Dengue&rdquo

Publicado em: 21 de janeiro de 2011
Combate a Dengue
















Aconteceu na manhã do dia 21 de janeiro de 2011 uma Caminhada “Todos Contra a Dengue”. Saiu do Bairro São José, percorreu toda a Avenida principal terminando na Praça Castro Alves.

Folheto Informativo:

Previna-se e divulgue contra a Dengue.
Acabe com os criadouros do mosquito.
Como Prevenir

A dengue é uma doença muito séria.
Não deixe nada que acumule água exposto à chuva; aquilo que não há como evitar a exposição à chuva.
Troque todos os dias à água dos bebedouros;
Colabore com o agente sanitário de sua prefeitura e com o agente comunitário do PSF;
Deixe-os fazer o trabalho de combate ao mosquito da dengue em sua casa.
Não deixe água empoçar nos pratinhos de plantas;
Não deixe pneus sem uso expostos à chuva; eles acumulam água;
Procure manter garrafas e latas vazias tampadas;
Mantenha fechadas as caixas d’água, cisternas ou qualquer outro compartimento;
Procure manter as calhas limpas para evitar empoçamento de água;
Jogue lixo no lixo e mantenha a tampa fechada.
Dengue: Depende de cada um...
Se cada um fizer a sua parte, a cidade vai acabar com a dengue. Converse com sua família, com seus vizinhos, mostre a importância de participar desta campanha. Entre na luta contra a dengue.
Dengue. Melhor prevenir.
O que é a Dengue? E qual é a causa?
É uma doença apresentada com uma infecção aguda. É causada por vírus através da picada de mosquito do tipo Aedes parecido com o pernilongo.
Como é o Aedes Aegypti?
É muito parecido com um pernilongo comum. O Aedes é mais escuro e possuem listras brancas pelo corpo e pelas pernas.
Quais os sinais e sintomas da doença?
Febre alta, dor de cabeça, aparência abatida, muita dor no corpo e, às vezes, vômitos. Podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo, em alguns casos acompanhados por coceiras. Outros sintomas são pequenos sangramentos no nariz e nas gengivas, dores no fundo dos olhos e sensibilidade à luz.
Quem procurar em caso de suspeita da doença?
Deve procurar uma unidade de saúde ou um hospital público e colaborar com as investigações do sistema de controle de epidemias.
Como é detectada a doença?
Através de enxame de sangue.
Qual é o tratamento?
Por ser uma doença viral não há tratamento específico. Quando tiver certeza da dengue, na maioria das vezes o médico pode recomendar que o tratamento seja realizado em casa.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Jogo das Estrelas de Zico

Publicado em: 19 de janeiro de 2011
Zico
















Gelásio Vieira Louzada esteve no Jogo das Estrelas de Zico. Na foto Gelásio recebia um autógrafo do craque Zico.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Gabarito do Concurso Público de Paramirim.

Publicado em: 01 de janeiro de 2011
    Gabarito do Concurso Público de Paramirim. O arquivo tem 5 megas, dependendo da Internet usada demorará um pouco para ser baixado.

Aperte para baixar o arquivo contendo os Gabaritos

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Paramirim Agora tem SAMU

Publicado em: 18 de janeiro de 2011
SAMU
















Na noite do dia 17 de janeiro de 2011 aconteceu nas dependências da parte externa do Hospital Aurélio Rocha a inauguração do Programa SAMU. O evento foi prestigiado por autoridades do Município (Prefeito Júlio Bernardo, Vereadores e Secretariado), profissionais de saúde, Diretora da 23ª DIRES Drª Indira da N. Leão Costa, juntamente com a população. Foi um evento marcante pela grandeza da proposta de salvar vidas.

SAMU Na ocasião o Prefeito Júlio Bernardo deu ordem para pavimentação do Bairro Santo Antônio e construção de mais 60 casas no entorno.

O Site Focadoemvoce.com entrevistou o Secretário de Saúde José Arlindo Barbosa.

SITE: Quantos profissionais trabalharão no Sistema SAMU?

JOSÉ ARLINDO BARBOSA: A nossa equipe é composta por 5 cinco médicos, dois deles com 2 plantões cada, seis enfermeiras, sete técnicos em enfermagem, seis condutores e uma coordenadora, prontos para atender às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

SITE: Como poderá ser acionado o SAMU?

JOSÉ ARLINDO BARBOSA: O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, basta ligar para o número 192 que será prontamente atendido na central de regulação em Brumado e, o médico regulador aciona a base de Paramirim e o socorro será prestado imediatamente.

SITE: Os profissionais que atuarão no SAMU passaram por algum curso de treinamento?

SAMU JOSÉ ARLINDO BARBOSA: Todos os profissionais foram qualificados através de curso específico, ministrado por empresas autorizadas pelo MS e continuarão a receber treinamento técnico para melhor manejo do aparato técnico.

SITE: Quantas ambulâncias haverá a disposição?

JOSÉ ARLINDO BARBOSA: São duas ambulâncias, uma Unidade de Suporte Básico (USB) que atendem aos casos de menor complexidade e contam  com equipamento básico de suporte à vida, a outra é  Unidade de Suporte Avançado  (USA) ou UTI Móvel, equipada com tecnologia de ponta que ajuda a salvar vítimas de doenças cardiovasculares graves, como infarto e arritmia.   

SITE: Qual é o programa que contempla o SAMU? Quantos municípios serão atendidos por esse sistema. Quem conseguiu trazer o SAMU para Paramirim?

JOSÉ ARLINDO BARBOSA: O Serviço Móvel de atendimento ás urgências de Paramirim, faz parte de um projeto iniciado em 2009, que contou com a participação dos municípios da micro regional de Brumado, DIRES e o Colegiado de Gestão Regional e, graças ao empenho do Prefeito Drº Júlio que propôs atender os municípios de Erico Cardoso e Carurama, foi possível estruturar o SAMU.

SOBRE O SAMU

SAMU 192 DE PARAMIRIM (INFORMAÇÕES)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu - 192) é o segmento móvel da Política Nacional de Atenção às Urgências. O Serviço tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência durante 24 horas por dia. Com o Samu 192 espera-se  reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.

Função

Acolher os pedidos de ajuda médica de cidadãos acometidos por agravos agudos à sua saúde, de natureza clínica, psiquiátrica, cirúrgica, traumática, obstétrica e ginecológica, com acesso gratuito pelo número nacional 192.

Como funciona

A chamada telefônica deve ser realizada através do número 192. Inicialmente o solicitante manterá contato com o telefonista auxiliar de regulação médica, em Brumado, responsável por colher as informações iniciais tais como, nome do solicitante, da vítima, qual a necessidade, endereço, ponto de referência e telefone.
Logo em seguida a ligação é transferida para o médico-regulador que continuará o diálogo. Após esta fase, o regulador poderá tomar todas as decisões necessárias como cancelamento do pedido (se não for pertinente), orientação, liberação de equipes de suporte básico e/ou suporte avançado de vida.
Para a segurança do usuário, todas as conversas telefônicas entre a população e a equipe do Samu são gravadas.

O médico-regulador

Como o próprio nome indica, é um profissional formado em medicina responsável pelo gerenciamento, definição e operacionalização dos meios disponíveis, ou seja, as ambulâncias são liberadas apenas com sua autorização, esse profissional está lotado na central de Brumado.

Como acionar

Através do número 192, de quaisquer telefones público, residencial ou celular. A ligação é gratuita.

Quando chamar

- Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios
- Em casos de intoxicação exógena
- Em caso de queimaduras graves
- Na ocorrência de maus tratos
- Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto
- Em casos de tentativas de suicídio
- Em crises hipertensivas
- Quando houver acidentes/trauma com vítimas
- Em casos de afogamentos
- Em casos de choque elétrico
- Em acidentes com produtos perigosos
- Ferimentos por arma de fogo
- Ferimentos por arma branca (faca, facão etc.)

Trotes

O trote é extremamente prejudicial às atividades do Samu. Além de causar muitos transtornos às equipes, ocasiona desgaste desnecessário das ambulâncias e profissionais, aumentos das despesas para manter o Serviço em funcionamento e atrasos nos atendimentos reais, o que pode contribuir para o agravamento da doença do paciente e até mesmo ocasionar sua morte.

Contribua para o bom funcionamento do Samu 192 de Paramirim. Não passe trotes.

EQUIPAMENTOS BÁSICOS

Maleta de medicação
Mochila ABS com  O2
Prancha Rígida
Rádio Portátil
Torpedo de O2
Cadeiras de Rodas
Fluxômetro/Vacuômetro
Extintores de Incêndio
Cones de sinalização
Maca retrátil

EQUIPAMENTOS BIOMÉDICOS

Aspirador Portátil
Desfibrilador
Laringoscópio com lâminas
Oximetro de pulso + sensor
Respirador
Reanimador manual (adulto, pediátrico e neonatal)
Conjunto de Nebulização
Frascos de aspiração
Conjunto de oxigenoterapia
Máscara de Oxigenio + Vávulas
EQUIPAMENTOS DE  RESGATE
Apoio Lateral de Cabeça
Colar cervical regulável
Colete de imobilização Dorsal
Macas e Talas.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Dara no Programa de Enezita

Publicado em: 16 de janeiro de 2011
    Dara e Cesar do Acordeon cantam no Programa de Enezita Barroso.



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Divulgado resultado do Enem

Publicado em: 14 de janeiro de 2011
    O Resultado do Enem 2010 foi divulgado hoje: clique aqui e acesse.

De acordo com o jornal a tarde, em toda a Bahia, foram disponibilizadas 2.755 vagas em 102 cursos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Somente a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) ofereceu 532 vagas para o primeiro semestre de 2011.

    Por: Glauber Magalhães Fonte: www.blogdoglauber.com.br

Concurso Público / Locais de Prova

Publicado em: 01 de janeiro de 2011
    Edital 003/2011 de Homologação de Inscrições e de Convocação para Provas - Objetiva
Locais para realização de Prova do Concurso Público em Paramirim dia 16 de janeiro de 2010.

Cada número corresponde a uma página do arquivo

P: 1 / P: 2 / P: 3 / P: 4 / P: 5 / P: 6 / P: 7 / P: 8 / P: 9 / P: 10 / P: 11 / P: 12 / P: 13 / P: 14 / P: 15 / P: 16 / P: 17 / P: 18 / P: 19 / P: 20 / P: 21 / P: 22 / P: 23 / P: 24 / P: 25 / P: 26 / P: 27 / P: 28 / P: 29 / P: 30 / P: 31 / P: 32 / P: 33 / P: 34 / P: 35 / P: 36 / P: 37 / P: 38 / P: 39

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Encontro de Reis

Publicado em: 08 de janeiro de 2011
Reisado
















Na noite do dia quatro de janeiro de 2011, a Secretaria de Cultura de Paramirim organizou um evento para a data do Reis. Aconteceu na Praça Coração de Jesus. Na ocasião se apresentou a Sociedade Lendembergue Cardoso (do Município de Livramento de Nossa Senhora), um coral de jovens tocadores de flauta doce regido pelo professor que ditava o ritmo usando um violão. Após, entrou o Reisado de Peixoto, com seu grande idealizador (Peixoto) a frente. Este Reis já havia peregrinado pelas residências que fizeram Presépio na Praça Santo Antônio. Acabado entrou um grupo de mulheres cantadeiras de Reis acompanhadas pelos tocadores, esse grupo veio da Comunidade de Malhadinha (Érico Cardoso). Assim que terminou foi a vez de alguns representantes da Comunidade de Caraíbas entoares alguns cânticos. Para finalizar apresentou-se o Reisado do Bairro São José; Antônio Caldeira e seu grupo de tocadores fizeram o povo presente dançar.

Aperte para ver as fotos e os vídeos

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Posse da Mesa Diretora da Câmara

Publicado em: 05 de janeiro de 2011
Câmara de  Vereadores de Paramirim
















   A cerimônia de Posse da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Paramirim para o biênio 2011 e 2012 aconteceu na manhã do dia primeiro de janeiro de 2011. O Vereador com mais idade, Jová Salvador Silva Leão, proferiu a abertura e a chamada para posse dos quatro membros eleitos para compor a Mesa. Presidente: João Teixeira Ramos; Vice-Presidente: Antônio Marques de Souza; Primeiro Secretário: George Luiz Magalhães Tanajura; Segundo Secretário: Orlando Flor e Silva.

Os três vídeos mostram como foi a Sessão Solene de Posse da Mesa Diretora.













    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Janeirão 2011 em Caturama

Publicado em: 03 de janeiro de 2011
Caturama
















    Programação do Janeirão 2011 em Caturama.

Veja o Anúncio em Tamanho Maior

    Fonte: http://www.blogdoglauber.com.br

Virada de Ano em Paramirim

Publicado em: 01 de janeiro de 2011
    O Réveillon em Paramirim teve aproximadamente vinte minutos de muitos fogos de artifícios, o céu da cidade ficou enfeitado com muitas luzes e cores. O Reisado de Peixoto se apresentou na Praça Coração de Jesus defronte ao Presépio. Na Igreja Santo Antônio aconteceu a tradicional Missa. Depois de encerrada a cerimônia religiosa deu-se início a festa na Praça, esta animada pela banda de pagode “Na Gandaia”.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Caturama: Concurso Público ou corrida?

Publicado em: 01 de janeiro de 2011
    A Prefeitura Municipal de Caturama, por meio do prefeito Hugo Mendonça, publicou no dia 27 de dezembro de 2010, o edital nº 01/2010 tornando pública a abertura das inscrições para o concurso público de provas e títulos para o provimento de cargos do quadro efetivo da mencionada prefeitura.

Por incrível que pareça, as inscrições foram abertas no dia da publicação do edital (dia 27) e foram encerradas no dia 31 de dezembro de 2010. Para complicar ainda mais, as inscrições só poderiam ser feitas, pessoalmente, na cidade de Caturama, onde o candidato deveria fazer uma verdadeira romaria para se inscrever. Ou seja, quem quisesse fazer o concurso teria que estar com a atenção redobrada: saber que o edital foi publicado no dia 27 e que as inscrições seriam abertas neste dia e encerradas no dia 31; deslocar-se para Caturama e fazer uma peregrinação para conseguir sua inscrição. E tudo isso entre o natal e o fim do ano.

Como se não bastasse, as provas serão realizadas no dia 16 de janeiro de 2011, em total desrespeito à lei 8.666/93 que regulamenta o art. 37 da Constituição Federal e diz que o edital deve ser publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias da realização da prova. Em Caturama, este prazo não chegou nem aos 30 dias. Quem conseguiu fazer a inscrição, agora tem que estudar o conteúdo do edital em prazo exíguo.

Observando o edital é possível encontrar outras irregularidades.

Caso tenha interesse, procure o Ministério Público local, representado pela competente e atuante promotora Drª Luciana Khoury, no fórum de Paramirim.

    Por: Glauber / Fonte: http://www.blogdoglauber.com.br/

Obras em Canabravinha

Publicado em: 31 de dezembro de 2010
Canabravinha
















    Os trabalhos de construção da Praça em Canabravinha e da pavimentação das ruas que envolvem o largo da Igreja encontram-se bem adiantado. Espera-se que nos festejos do mês de fevereiro tudo já esteja pronto. O pó e a lama tão característico da festa parecem que ficarão ao passado.

Aperte para ver as fotos

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Presépios de Paramirim

Publicado em: 31 de dezembro de 2010
Presépio
















    Fizemos um trabalho que teve como meta catalogar alguns Presépios no Município de Paramirim. Ao todo foram quatro, mas deve haver mais. No link que segue você poderá ver em fotos e vídeos essa arte.

Aperte para ver os Presépios em fotos e vídeos

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Votando seus Próprios Salários

Publicado em: 26 de dezembro de 2010
    Como votou cada deputado federal baiano sobre o aumento de seus próprios salários?

Buscando sempre informar para conscientizar, o Blog apresenta abaixo o voto de cada deputado baiano sobre o vultoso aumento dos seus próprios vencimentos ocorrido em Brasília no dia 16 de dezembro do corrente ano. Veja:

A FAVOR DO AUMENTO

Alice Portugal
ACM Neto
Claudio Cajado
Colbert Martins
Daniel Almeida
Edson Duarte
Fábio Souto
Félix Mendonça
Geraldo Simões
João Carlos Bacelar
João Leão
Jorge Khoury
José Carlos Aleluia
José Carlos Araújo
José Rocha
Luiz Alberto
Márcio Marinho
Marcos Medrado
Mário Negromonte
Maurício Trindade
Nelson Pellegrino
Paulo Magalhães
Roberto Britto
Sérgio Barradas Carneiro
Sérgio Brito
Severiano Alves
Uldurico Pinto
Veloso
Walter Pinheiro
Zezéu Ribeiro

CONTRA O AUMENTO

Luiz Bassuma

NÃO ESTAVAM PRESENTES OU SE ABSTIVERAM

Fernando de Fabinho
Geddel Vieira Lima
João Almeida
Jutahy Junior
Lídice da Mata
Luiz Carreira
Marcelo Guimarães Filho 
Tonha Magalhães

    Por: Glauber. Fonte: http://www.blogdoglauber.com.br/

1º Passeio Ciclístico

Publicado em: 22 de dezembro de 2010
Passeio Ciclístico

















    1º Passeio Ciclístico de Paramirim foi realizado na manhã do dia 19 de dezembro de 2010. O projeto, ou a iniciativa, partiu da Secretaria de Esporte, porém teve a colaboração da Secretaria de Cultura, a de Saúde, a de Educação e a de Ação Social. O setor privado na sua quase totalidade colaborou com o evento. Também contou com a participação do grupo Os Desbravadores.

Aperte para ver como foi esse evento.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Agora é Natal

Publicado em: 21 de dezembro de 2010
Árvore de Natal
















   Nosso Site recebeu alguns pedidos dos nossos visitantes para que postássemos fotos do Natal em Paramirim “os enfeites natalinos”. Na verdade, nossa cidade não possui esta tradição, mas sempre, na medida do possível é colocado algo que nos leve a lembrar desta importância data. Neste ano de 2010 tivemos duas árvores montadas, uma na Praça Santo Antônio e a outra, a que aqui estar exposta, na Praça Érico Cardoso.


    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Água do Zabumbão

Publicado em: 21 de dezembro de 2010
Dr. Júlio Bernardo     No domingo, dia 19 de dezembro de 2010, no 1º Passeio Ciclístico de Paramirim, o Prefeito Júlio Bernardo se manifestou sobre o fato que vem trazendo muitas preocupações aos paramiriense. Levar ou não a água do Zabumbão para outros Municípios? A polêmica continua. Assista ao pronunciamento de Júlio Bernardo.



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Prêmio O Eco 2010<

Publicado em: 20 de dezembro de 2010
O Eco
















    Aconteceu sábado, dia 18 de setembro de 2010, a décima quarta edição do Prêmio O Eco, na ocasião foram homenageados os destaques da região no ano de 2010. Foram agraciados sessenta e cinco personalidades entre autoridades públicas e profissionais do setor privado.

Algumas Autoridades que Receberam o Prêmio:

Dr. Júlio Bernardo (Prefeito de Paramirim)
Dr. João Paulo (Prefeito de Érico Cardoso)
João Teixeira Ramos (Vereador e Presidente do Legislativo de Paramirim)
George Magalhães Tanajura (Vereador)
Orlando Flor e Silva (Vereador)
Gelásio Vieira (Secretario)
Robson Martins (Secretario)
José Arlindo Barbosa (Secretario)
Antônio Gilvandro (Secretario)
Jonival Silva Santos (Funcionário Público)
Reginaldo Alves Santos (Funcionário Público)

Veja mais fotos

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Grande o Número de Matriculados

Publicado em: 20 de dezembro de 2010
    É grande o número de matriculados para fazer a prova do Concurso Público de Paramirim. Hoje, dia 20 de dezembro de 2010, a fila para fazer a inscrição se agigantava para fora do prédio tomando os passeios, lembrava muito, em tamanho, as antigas filas dos aposentados.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Alerta / Vai faltar água

Publicado em: 20 de dezembro de 2010
    Segundo informação, que nos foi passada, amanhã, dia 21 de dezembro de 2010, não haverá distribuição de água pela EMBASA, o motivo será a manutenção dos seus sistemas.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Votação da Mesa Diretora

Publicado em: 15 de dezembro de 2010
Câmara de Vereadores de Paramirim     Na Sessão Ordinária do dia 15 de dezembro de 2010 foi realizada a eleição para o segundo mandato da Mesa Diretora da Câmara. A votação aconteceu com apenas uma única chapa. João Teixeira Ramos (Presidente), Antônio Marques de Sousa (Vice-Presidente), George Luiz Magalhães Tanajura (Primeiro Secretário), Orlando Flor e Silva (Segundo Secretário), cujo nome da chapa foi “A Força da União”. A votação terminou com a chapa tendo sete votos a favor, um contra e um em branco.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Plano de Carreira / Profissionais da Educação

Publicado em: 15 de dezembro de 2010
    Dispõe sobre o Plano de Carreira, e Remuneração - PCR dos profissionais da educação do município de Paramirim-Ba, como se indica, e dá outras providências. Postado no Portal da Transparência Municipal no dia 21/10/2010.
Lei N° 85/2010, de 25 de junho de 2010.

Aperte para baixar o Documento.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Edital Disponível

Publicado em: 15 de dezembro de 2010
    Edital do Concurso Público de Paramirim já estar disponível na Internet.

Observação: O site que não conseguimos acessar ontem, hoje  conseguimos o endereço correto. Link do Site: www.iepdm.com.br.

Aperte para baixar o Edital do Concurso.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Edital do Concurso de Paramirim

Publicado em: 14 de dezembro de 2010
    Na tarde desta terça-feira, 14 de dezembro de 2010, um carro-de-som rodou por todo o centro de Paramirim anunciando os dias e o local para se fazer a inscrição do Concurso Público de Paramirim. Como o anúncio é extenso e o carro anda em velocidade desproporcional ao que o mesmo deve fazer, poucos foram os que conseguiram escutar toda a mensagem. Quem estava em uma rua escutava o começo, quem estava em outra, o meio, e em uma mais a frente, o fim. Já passou da hora de rever o modo que esses agentes de comunicação tratam a mesma. Não seria melhor parar em cada esquina e deixar que se passe a mensagem por completo?

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

A Volta do Teatro

Publicado em: 13 de dezembro de 2010
Teatro Cena em Palco
















    Voltou após um período desativado o Teatro Cena em Palco do Município de Paramirim. Foi apresentada uma peça na Praça do Rosário no dia oito de dezembro de 2010. Tema da peça: “Raça Humana Não Tem Cor”.


Aperte e veja como foi.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Escola Família Agrícola 25 Anos

Publicado em: 09 de dezembro de 2010
Escola Família  Agrícola de Paramirim 25 ANOS DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA E CONCLUSÃO DE 8ª SÉRIE DA 23ª TURMA

    No dia 08 de dezembro de 2010 aconteceu na Escola Família Agrícola de Paramirim uma missa em ação de graças celebrada pelo Reverendíssimo Bispo D. Armando Bucoll para comemorar os 25 anos da Escola Família Agrícola e na oportunidade houve também a conclusão de mais uma turma de 8ª.
 A EFA tem papel importante na educação de Paramirim, pois é voltada para filhos de agricultores com o objetivo de oferecer-lhes uma formação integral e de qualidade.
Escola Família  Agrícola de Paramirim     Esta festividade contou também com a presença da Secretária de Educação, Srª Marinélia, da primeira monitora da escola em 1985, Srª Marilucia, fundadores da escola como Dr. Antonio Gilvandro, do Secretário de Gabinete da Prefeitura, Carlos Alberto Tanajura, e outros que ajudaram a construir esses 25 anos de história.


    Por: Cleidiene Borges Teixeira Teixeira

Barragem Zabumbão é Polêmica

Publicado em: 08 de dezembro de 2010
Dr. Jurandi Martins Leão     Na Sessão Ordinária do dia oito de dezembro da Câmara de Vereadores de Paramirim uma comissão liderada pelo médico Jurandi Martins Leão esteve no local para apresentação de suas reivindicações quanto ao fato do Governo Estadual ter proposto um projeto para distribuir as águas da Barragem Zabumbão para vários Municípios. São dois vídeos onde você poderá escutar as palavras de Jurandir Martins e de Luiz Caíres. Também deixamos aqui o Edital para a realização do projeto da nova adutora e também uma copia do abaixo-assinado.

Edital do Projeto de nova Adutora

Ofício ao Governador

Abaixo-Assinado Página 1

Abaixo-Assinado Página 2





    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Obras em Canabravinha

Publicado em: 07 de dezembro de 2010
Pavimentação em Canabravinha
















    O Poder Executivo de Paramirim está realizando a pavimentação de algumas ruas na Comunidade de Canabravinha e a construção de uma praça. Esta é a primeira etapa, custeada por recursos municipais. O restante do trabalho consiste na pavimentação das demais ruas e da construção de uma quadra poliesportiva. Segundo o Secretário de Infraestrutura (Gelásio Vieira) esses recursos deverão vir do Governo Estadual, todavia ainda não tem uma data prevista. O desejo é que essa primeira parte esteja pronta já para os festejos do Padroeiro, que acontece no dias um, dois e três de fevereiro.

Aperte para ver as fotos

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Assalto ao Banco do Brasil de Livramento

Publicado em: 07 de dezembro de 2010
Banco do Brasil Livramento     Ontem, 06.12.2010, o gerente do Banco do Brasil de Livramento de Nossa Senhora, cidade com aproximadamente 50 mil habitantes, que fica localizada no sudoeste da Bahia, foi seqüestrado juntamente com sua família e liberado na manhã desta terça-feira, depois de fazer pagamento de resgate, cujo valor não foi informado.
De acordo com o delegado titular da delegacia de Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora, Romilson Dourado dos Santos, o gerente, a esposa e dois filhos foram sequestrados por volta das 18h45.
O gerente e sua família foram mantidos reféns pelos bandidos, os quais passaram a noite na casa e por volta das 4h30min da madrugada os seqüestradores levaram a esposa e duas crianças para outro local fora da cidade.
Os seqüestradores, grupo de aproximadamente seis bandidos, orientaram o gerente a cumprir o expediente bancário normalmente e naquela oportunidade sacar o dinheiro do resgate. Ele informou a um colega do banco o que estava ocorrendo e saiu com o dinheiro para o valor imposto pelos bandidos.
O pagamento foi feito e cerca de 1 hora depois do pagamento, a esposa do gerente ligou de um local no município de Caetité, onde ela e as crianças foram libertadas.
De acordo com o delegado, o gerente ainda não havia registrado o boletim de ocorrência, em razão disso as informações são extra-oficiais.
A redação do L12, que está divulgando as notícias diretamente da cidade de Barreiras até a próxima sexta-feira, divulgou com exclusividade a notícia por volta das 11 horas da manhã desta terça-feira, a qual se propagou com velocidade em toda a mídia. Felizmente, todos estão bem e a polícia está colhendo mais informações e tentando chegar até os bandidos.

    Por: Marcos Santos
Fonte Texto e Foto: http://www.l12.com.br/noticias/local/555-familiares-do-gerente-do-banco-do-brasil-de-livramento-de-n-senhora-sao-libertados-por-sequestradores.html

Vídeo = Sertão é Mió

Publicado em: 07 de dezembro de 2010
    Letra Gilberto Brito, um pouco da história e vivência de como sofre o povo sertanejo... A falta da chuva, traz muita miseria e dor para povo sofrido do nosso sertão!



    Por: Fred Paramirim

Faleceu ex-prefeito de Caturama

Publicado em: 06 de dezembro de 2010
   Faleceu nesta segunda, dia 06 de dezembro de 2010, Salomão Pereira Fernandes. Salomão já foi Prefeito do Município de Caturama. Segundo as fontes o corpo foi encontrado na fazenda do mesmo e que a morte foi fruto de um infarto do miocárdio. Também foi nos relatado que Salomão nos últimos dias vinha sentindo algumas dores. O enterro será na manhã do dia 07 de dezembro, em Caturama ou em Riacho de Santana, mas parece como certo que será na terra onde ele já foi Prefeito.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

IBGE / Censo 2010

Publicado em: 02 de dezembro de 2010
    IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os primeiros dados do Censo 2010. Veja como ficou a nossa região:

Botuporã
Total da População 2010: 11.162
Total da População 2000: 11.522
Total de Homens: 5.614
Total de Mulheres: 5.548
Total da População Urbana: 4.076
Total da População Rural: 7.086

Caturama
Total da População 2010: 8.847
Total da População 2000: 8.640
Total de Homens: 4.545
Total de Mulheres: 4.302
Total da População Urbana: 2.373
Total da População Rural: 6.474

Érico Cardoso
Total da População 2010: 10.855
Total da População 2000: 12.160
Total de Homens: 5.421
Total de Mulheres: 5.434
Total da População Urbana: 2.016
Total da População Rural: 8.839

Livramento de Nossa Senhora
Total da População 2010: 42.705
Total da População 2000: 38.025
Total de Homens: 21.490
Total de Mulheres: 21.215
Total da População Urbana: 20.546
Total da População Rural: 22.159

Macaúbas
Total da População 2010: 47.067
Total da População 2000: 41.806
Total de Homens: 23.541
Total de Mulheres: 23.526
Total da População Urbana: 15.410
Total da População Rural: 31.657

Paramirim
Total da População 2010: 20.998
Total da População 2000: 18.921
Total de Homens: 10.565
Total de Mulheres: 10.433
Total da População Urbana: 10.029
Total da População Rural: 10.969

Rio de Contas
Total da População 2010: 12.979
Total da População 2000: 13.935
Total de Homens: 6.221
Total de Mulheres: 6.758
Total da População Urbana: 6.300
Total da População Rural: 6.679

Rio do Pires

Total da População 2010: 11.923
Total da População 2000: 12.010
Total de Homens: 5.935
Total de Mulheres: 5.988
Total da População Urbana: 5.267
Total da População Rural: 6.656

Tanque Novo

Total da População 2010: 16.133
Total da População 2000: 15.771
Total de Homens: 8.130
Total de Mulheres: 8.003
Total da População Urbana: 7.322
Total da População Rural: 8.811

Aperte para ver todos os Estados e Municípios

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Bahia é o que menos investe em educação

Publicado em: 02 de dezembro de 2010
    A Bahia é o estado da federação com o menor investimento público por aluno da educação básica ao ano: R$ 1.766,94. Paraíba e Amazonas aparecem em seguida, com R$ 1.802,39 e R$ 1.868,07, respectivamente. Na outra ponta, o Distrito Federal é a unidade da Federação com o maior investimento: R$ 4.834,43, seguido por Roraima, com R$ 4.365,37 gastos anualmente, por estudante. Os dados fazem parte do relatório do movimento Todos pela Educação, divulgado nesta quarta-feira, 1º. A entidade criou cinco metas de acesso e qualidade da educação no Brasil e acompanha os resultados periodicamente.
A meta cinco refere-se justamente ao investimento público na educação básica. A entidade defende que o país invista 5% do Produto Interno Bruto (PIB) na área, patamar que deve ser atingido ainda este ano e mantido até 2022. Os dados mostram que em 2009 o país aplicou 4,3% do PIB no setor. O relatório aponta que, mantido o ritmo de crescimento dos últimos anos, o percentual não será atingido.
O estudo também traz análises sobre o acesso da população de 4 a 17 anos à escola, a alfabetização das crianças até 8 anos de idade, o aprendizado adequado dos alunos por série e a conclusão do ensino médio até 19 anos.
De acordo com a análise, o gasto educacional por aluno não tem relação com a região do país ou com a renda média da população do estado. Os recursos públicos investidos em cada estudante cresceram nos últimos anos, mas ainda variam muito de acordo com a unidade da federação: 12 estados investem menos do que a média nacional – R$ 2.948 ao ano por aluno.

    Fonte: http://blogdoglauber.blogspot.com/ A Tarde On Line

Processo Seletivo CETEB 2010/2011

Publicado em: 01 de dezembro de 2010
    Aberta as inscrições para os Cursos Técnico em Agrimensura e Agropecuária do CETEB - Unidade Livramento.
Inscrições pelo site www.educacao.ba.gov.br, ou pelos telefones 77 3444-5090/9958-8851/9116-1665, ou pelo e-mail: marciacaires_ceteb@hotmail.com, constando nome/endereço/CPF/RG/telefone/e-mail ( para quem o tiver)/Nome dos pais/data de nascimento e o Turno que deseja fazer o Curso, se Matutino ou Vespertino.
Os cursos são gratuitos.
Obrigada e Boa Sorte.

    Por: Márcia Caires (marciacaires_ceteb@hotmail.com)

Tribunal Multa Prefeitos de Três Municípios

Publicado em: 30 de novembro de 2010
Tribunal multa e orienta prefeitos de Botuporã, Caturama e Tanque Novo para realização de Concurso Público

O Tribunal de Contas dos Municípios julgou esta semana as contas anuais de alguns municípios da região, referentes ao ano de 2009.É o primeiro julgamento de contas das atuais administrações municipais, já que o TCM julga as contas no exercício posterior, ou seja, as de 2009 são analisadas em 2010.

Contas da Prefeitura Municipal de Botuporã ( TCM alerta sobre diversas irregularidades, dentre elas os procedimentos das licitações, multa o prefeito Moaci em R$ 2.000,00, o orienta a realizar concurso público e determina o imediato desligamento do serviço de todos os servidores em situação irregular) PARECER PRÉVIO Nº 831/10

Dando continuidade à análise das contas em referência, convém promover o registro das informações a seguir descritas, objetivando melhor evidenciar o comportamento da execução orçamentária, mesmo porque ainda remanescem alguns questionamentos que, se não chegam a comprometer o mérito das contas, estão a reclamar do gestor maior empenho na sua descaracterização com vistas ao devido cumprimento das normas de regência, sob pena de incorrer nas sanções legais, inclusive em reincidência autorizadora emissão de pronunciamento pela rejeição das contas futuras do ente público.
Pareceres dos Conselhos do FUNDEB e da Saúde – Violação das exigências de que trata o parágrafo único do art. 13 da Resolução TCM nº 1.251/07 quanto das disposições do do art. 15 Resolução TCM nº 1.064/05, devido a ausência, respectivamente, do Parecer do Conselho do FUNDEB e do Parecer do Conselho Municipal de Saúde, que nem mesmo na resposta à diligência das contas vieram aos autos. Despesa com Pessoal – A Lei de Responsabilidade Fiscal, ao regulamentar o estabelecido no art. 169 da Carta Magna, estabeleceu limites para a despesa total com pessoal, determinando expressamente no art. 19 que este dispêndio, de referência aos Municípios, não poderá exceder a 60% da receita corrente líquida, destinando, no art. 20, inciso III, na alínea “b”, 54% ao Executivo.
Denota-se nos autos violação desses preceitos considerando que a receita corrente líquida totalizou R$12.047.481,62, e a despesa com pessoal ascendeu a R$6.916.400,69, correspondente 57,41% da RCL, o que impõe à administração municipal a adoção de providências com vistas à eliminação do percentual excedente na forma preconizada pelo art. 23 da LRF, sem prejuízo de submeter-se às medidas previstas no art. 22 desse mesmo diploma legal, sob pena de incorrer em reincidência sancionadora com a emissão de pronunciamento pela rejeição das contas subseqüentes do ente público, devendo consignar que a despesa total com pessoal do exercício precedente ascendeu ao percentual de 49,85%, devendo acrescer que o gestor assumiu a Chefia do Executivo em 01.01.2009.
Contratação de Servidores – Indícios de admissão de servidores ao serviço público sem a realização do indispensável certame seletivo, estando a situação de irregularidade a exigir a adoção das providências saneadoras, com a realização de concurso público e o imediato desligamento do serviço de todos os servidores em situação irregular, uma vez que as contratações que se deram ao arrepio dos preceitos estabelecidos nos incisos II e IX do art. 37 da Constituição Federal são consideradas nulas, conforme pronunciamento da Corte de Contas através do Parecer Normativo TCM n° 02/95.
Dívida Ativa – O saldo da Dívida Ativa Tributária do exercício pretérito totalizou R$84.883,14, tendo havido uma inscrição de R$92.433,98, para uma cobrança da ordem de R$17.149.59, resultando num saldo do exercício no valor de R$160.167,53, sendo que não houve qualquer registro da Dívida Ativa Não Tributária nos Balanços Patrimoniais de 2008 e 2009, numa clara evidência de que a situação demonstrada está a exigir da administração municipal maior empenho no resgate da Dívida Ativa, tanto a Tributária quanto a Não Tributária, de modo a não caracterizar renúncia de receita que, por não se amoldar ao previsto no art. 14 da Lei de Responsabilidade Fiscal, afigura-se ilegal mesmo porque esse Diploma Legal consagra no art. 11, como um dos requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal, além da instituição e da previsão, a efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação, sancionando-o, inclusive, com a vedação de transferências voluntárias em caso da não arrecadação de seus impostos.
Licitações – Questionamentos em torno de procedimento licitatório em relação às formalidades de que trata a Lei Federal nº 8.666/93, a reclamar da administração municipal maior empenho no cumprimento das exigências legais, sob pena de incorrer em reincidência autorizadora da rejeição das contas do ente público em exercícios financeiros futuros.
Recursos do Royalties/FEP – Com vistas à descaracterização da divergência de R$4.627,10, resultante da aplicação dos recursos do Royalties/Fundo Especial do Petróleo, considerando ter sido transferido ao Município o importe de R$62.191,24 que, somado ao saldo anterior e rendimentos de R$489,12, totaliza R$62.680,36, enquanto a despesa foi da ordem de R$51.488,87, apresentando um saldo no montante de R$6.564,39 quando deveria ser de R$11.191,49. Pretendendo sanar a pendência, foi encaminhado na resposta à diligência das contas a documentação contida na pasta tipo “AZ” (Volume 01), que deverá ser desentranhada e enviado à 2ª CCE para análise com vistas à satisfação da Resolução TCM nº 931/04.
Aplicar ao gestor, nos termos do art. 71, inciso II combinado com o art. 76, inciso III, alínea “d” da mencionada Lei Complementar nº 06/91, multa no valor de R$2.000,00 (dois mil reais), conforme Deliberação de Imputação de Débito integrante deste decisório, cujo recolhimento aos cofres públicos deverá se dar em trinta dias do trânsito em julgado desse decisório, através de cheque do próprio devedor e nominal à Prefeitura, ficando, de logo, em caso do não recolhimento, advertido de que serão implementadas as medidas previstas no art. 49 combinado com o art. 74 da multicitada Lei Complementar nº 06/91, com a cobrança judicial do débito, considerando que as decisões dos Tribunais de Contas que imputam débito e/ou multa têm eficácia de título executivo, na forma do contido no art. 71, § 3º, da Constituição da República e no art. 91, § 1º, da Carta Estadual.

Obs: O TCM ainda exigiu o encaminhamento dos documentos referentes à comprovação da devolução à conta específica do FUNDEB dos recursos glosados.

Prefeitura Municipal de Caturama ( Prefeito Hugo multado em R$ 1.000,00 e orientado pelo Tribunal a realizar Concurso Público, sob pena de infringir em diversas irregularidades) PARECER PRÉVIO Nº 520/10.

O montante despendido com pessoal no exercício de 2009 foi de R$ 4.493.202,43, equivalente a 52,07% da receita corrente líquida do Município, que importou em R$ 8.628.990,52, não ultrapassando o limite estabelecido no art. 20, inciso III, “b” da Lei Complementar n.º 101/00, ou seja, de 54% da citada receita do Município, embora tenha excedido o limite prudencial, devendo o gestor eliminar o excedente, sem prejuízo da adoção das medidas previstas no artigo 22, na forma disposta no artigo 23, ambos da mencionada Lei Complementar. determinando, destarte, com fulcro no art. 71,incisos II e VIII, da Lei Complementar n º 06/91, multa que ora se imputa ao gestor, novalor de R$ 1.000,00 (mil reais), a ser recolhida na forma do artigo 72, do mencionado diploma legal.

Contas da Prefeitura Municipal de Tanque Novo ( TCM orienta prefeito de Tanque Novo a realizar Concurso Público e aplica-lhe multa de R$ 1.500,00) PARECER PRÉVIO Nº 811/10

Sr. Elson Neves de Oliveira, imputando-se-lhe, com respaldo no art. 71, inciso II, do citado normativo, multa no valor de R$1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) em função das irregularidades consignadas nos relatórios elaborados pela equipe técnica deste TCM, que não foram descaracterizadas, principalmente as seguintes: repasse de duodécimo efetuado em data posterior àquela estabelecida pelo art. 168 da Constituição Federal; descumprimento das normas que regulam a administração financeira, contidas na Lei Federal nº 4.320/64, no que concerne as fases do processamento das despesas; descumprimentos a preceitos estabelecidos pela Lei Federal nº 8.666/93, e posteriores alterações, como a ausência de publicação de atos pertinentes às licitações, ausência de documentação relativa a regularidade fiscal, a qualificação técnica e a qualificação econômico-financeira; ocorrência de contratação de servidores por tempo determinado, em vários meses, deixando de realizar o devido concurso público, como dispõe o art. 37, inciso II da Constituição Federal; precariedade no funcionamento do controle interno; não recolhimento das retenções previdenciárias nos prazos devidos; baixa arrecadação de créditos da dívida ativa; descumprimentos dos prazos de remessa dos sistemas SICOB e SAPPE, dentre outros.

    Fonte: http://blogdoglauber.blogspot.com/

74 Motos Apreendidas

Publicado em: 29 de novembro de 2010
    Saiu na TV Sudoeste. Foram apreendidas 74 motos em cinco Municípios da região Sudoeste.

Assista ao Vídeo:



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Dara e Cesar do Acordeon no Ratinho

Publicado em: 25 de novembro de 2010
    Assista ao vídeo onde os cantores Dara de Paramirim junto com o seu amigo Cesar do Acordeon apresentam na década de 90 no Programa do Ratinho. O próprio Dara cedeu o vídeo ao Site Focadoemvoce.com. Queremos agradecer a ele por colaborar com a nossa ideia. Obrigado, Dara, que você tenha bastante sucesso na sua vida.



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Gincana do Colégio Arco-Íris

Publicado em: 23 de novembro de 2010
Gincana do Colégio Arco-Íris
















    Aconteceu no dia 20 de novembro, sábado, uma gincana organizada pelo Colégio Arco-Íris com todos os seus alunos.
O Site está aguardando os dados para postagem. Estamos postando algumas fotos do evento. Assim que o Diretor do Colégio nos passar os dados nós os postaremos neste local.

Aperte para ver as fotos em tamanho maior

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Nova Colisão, porém no Mesmo Local

Publicado em: 22 de novembro de 2010
    Na tarde do dia 22 de novembro aconteceu mais um acidente no cruzamento da Rua Dr. José Bernardino de Souza Leão, ao lado do Espaço Dançante Will Il Som. Desta vez foram entre dois automóveis.
O Site já mencionou em momentos anteriores da urgência de uma sinalização de transito nas principais ruas e avenidas da cidade.

Aperte para ler o aviso que foi feito em momento passado

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Copa Estudantil versos Sociedade

Publicado em: 21 de novembro de 2010
Capoeira
















    Professor Raimundo e a Organização 16 de Setembro organizaram no ano de 2010 a Copa Estudantil versos Sociedade, esta um torneio de futsal. A final aconteceu na noite do dia 20 de novembro.

Veja como foi, fotos e vídeos

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Primeiro Passeio Ciclístico

Publicado em: 19 de novembro de 2010
Passeio Ciclístico

















    Vem aí no dia 19 de dezembro de 2010 o primeiro passeio ciclístico de Paramirim.

Aperte e veja toda a programação do evento.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Votação do Projeto 008/2010

Publicado em: 17 de novembro de 2010
    Aconteceu na Sessão do dia 17 de novembro de 2010 a votação do Projeto 008/2010. Foram duas Sessões, na Sessão Ordinária votaram-se pela primeira vez, após o final dos trabalhos realizou-se uma Sessão Extraordinária para segunda votação. O Projeto passou a ser valido ao receber a votação de seis Vereadores contra apenas dois votos. Em breve será lançado o Edital do Concurso Público de Paramirim.

Ata da Sessão Ordinária do dia 17 de novembro de 2010

Páginas após as mudanças no Projeto 008/2010: 1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 6 / 7 / 8 / 9 / 10 / 11 / 12



    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)

Mountain Bike Chapada Diamantina

Publicado em: 17 de novembro de 2010
    A Chapada Diamantina está movimentada desde domingo (14), quando foi dada a largada, na cidade de Mucugê, ao “Claro Brasil Ride”, maior ultramaratona de Mountain Bike já realizada no país. Até sexta-feira (19), atletas de diversas nacionalidades irão competir, tendo as belezas naturais da região como cenário.
O evento, que tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado e da Bahiatursa, movimentou a tranquila Mucugê. Durante seis dias, os ciclistas, divididos em duplas, percorrerão 565 quilômetros de trilhas divididas em seis etapas.
“A competição debutou na Bahia. Tenho certeza de que a Chapada reúne tudo o que uma boa prova deve ter: um ótimo percurso, com paisagens belíssimas”, afirmou o idealizador da ultramaratona, Mário Roma.
Para receber os 400 competidores, os organizadores da prova construíram uma grande estrutura em frente a um dos principais cartões postais da cidade, o Cemitério Bizantino. No local, foi montado um acampamento, com barracas individuais para todos os atletas, imprensa e staff.
Após a largada, os ciclistas seguiram em direção ao município de Rio de Contas, passando por Piatã, Ouro Verde e Arapiranga. A previsão é que as duplas mais rápidas completem o percurso em aproximadamente 6 horas.
Até esta quarta-feira (17), os atletas permanecem em Rio de Contas, após completarem o percurso diário. No local, foi montado um acampamento semelhante ao de Mucugê. Na quinta-feira (18), durante a 5ª etapa da prova, os competidores retornam para Mucugê, onde permanecem até a sexta-feira (19), quando termina a prova. A dupla campeã receberá um prêmio no valor de R$ 27 mil.

    Por: Bahia Terra de Todos Nós Acesso em 17/11/2010

Oitavo Movimento Cultural Tim Tim Capoeira

Publicado em: 17 de novembro de 2010
Capoeira
















    Paramirim foi presenteada com três dias de muita Capoeira. O Mestre Tim Tim e o Mestre Camilo organizaram o “Oitavo Movimento Cultural Tim Tim Capoeira” no Município de Paramirim.

Veja como foi, fotos e vídeos

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Chapadão Fest

Publicado em: 15 de novembro de 2010
    Aconteceu na noite de domingo, 14 de novembro, no Modulo Desportivo Antônio Araujo, o Chapadão Fest. Atrações do evento: Banda Pra Quebrar; Carro de Malandro; Renan Moreira e Xodó da Bahia. Para participar da festa só os que tivessem usando a camiseta do evento. No final da tarde uma neblina caiu sobre Paramirim, mas logo se dissipou e a festa pôde ser iniciada.  Terminou quase às cinco horas da manhã.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Garota de Paramirim foi Destaque em Olimpíada

Publicado em: 14 de novembro de 2010
    Fernanda Santos Souza, aluna do Colégio Ulisses Caires de Brito, cursa o oitavo ano, conseguiu a segunda maior nota no Estado da Bahia na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, período 2009.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Empresário livramentense é executado na BA-148

Publicado em: 01 de novembro de 2010
    Pouco antes das 19h deste sábado (13), o empresário da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Josemar Lélis de Souza, conhecido por "Balbirí da farmácia Climax" foi executado de maneira covarde ao lado da esposa. O crime aconteceu na altura do Km 04 da BA-148 que liga os municípios de Rio de Contas-BA e Jussiape-BA, pouco depois do Campo de Pouso de Aviões.

    Por: www.L12.com.br

O Circo Chegou

Publicado em: 14 de novembro de 2010
    Chegou a Paramirim no dia 11 de novembro o Circo Sul America. Começou com as apresentações na noite do dia 12 de novembro. Para quem gosta de cair na risada aconselhamos a ida ao circo, pois lá tem bons palhaços. Os organizadores não pronunciaram qual será o dia da partida. O circo está montado na Praça O Trevo (em frente a entrada para Avenida Cesar Borges, Orla da Lagoa).

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Gabaritos do ENEM

Publicado em: 14 de novembro de 2010
    ENEM 2010. INEP divulga gabarito das provas realizadas nos dias 6 e 7 de novembro.
Seguem os links para baixar os gabaritos.

Gabarito de Sábado
Prova Azul
Prova Branca
Prova Amarela
Prova Rosa

Gabarito Domingo
Prova Azul
Prova Cinza
Prova Amarela
Prova Rosa

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Concurso Público Sessão 10/11/10

Publicado em: 10 de novembro de 2010
    Na Sessão na Câmara de Paramirim (Poder Legislativo) do dia 10 de novembro de 2010 aconteceu a reapresentação do Projeto 008/2010, este já acrescido das alterações. O Projeto seguiu para as três Comissões, de onde sairá um parecer, para depois ser votado em duas votações. Assista aos três vídeos e veja como foi a Sessão. Parece longe de um consenso.







    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

8º Movimento Cultural Tim Tim Capoeira

Publicado em: 10 de novembro de 2010
Programação:
Dia 12/11/10 – Sexta-Feira
Local CRAS
15h00min – Roda de Capoeira exclusiva CRAS, APAE e Convidados.
Dia 13/11/10 – Sábado
Local: Mercado Municipal (Feira Livre)
10h00min da manhã – Roda de Capoeira.
16h00min – Apresentação Cultural – Local Centro Cultural Nabor Caires – Dança Afro, Samba de Roda, Maculele, aulas infatil e adultas com os Professores Fábio (Ilheus), Gingadinha (Brumado) e Buiú (Japão).
Dia 14/11/10 – Domingo
Local Centro Cultural
09h00min – Evento de Capoeira e entrega e troca de graduações.
Organização:
Mestre Camilo e Mestre Tim Tim.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Obras na Lagoa de Paramirim

Publicado em: 09 de novembro de 2010
Obras na Lagoa de Paramirim
















    Os trabalhos de construção da segunda parte da orla na Lagoa de Paramirim chegam ao seu final. Falta um pequeno trecho para se terminar o que refere ao asfalto. Começou no dia 08 de novembro de 2010 a colocação dos meios-fios. Ficarão faltando a iluminação e alguns retoques, como faixas, placas e outras coisas do gênero.

Veja um resumo de toda a obra da Lagoa

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Acidente de Motos

Publicado em: 08 de novembro de 2010
    Aconteceu às 10h00min do dia 08 de novembro de 2010, em Paramirim, um acidente envolvendo duas motocicletas. O acidente se deu no cruzamento da Rua Dr. José Bernardino de Souza Leão próximo ao Espaço Dançante Will Il Som. Um rapaz em uma motocicleta chocou-se com outra motocicleta, esta pilotada por uma moça e que tinha como carona uma senhora. Segundo comentários a moça não parou no cruzamento e o rapaz trafegava em alta velocidade. Por mais que o acidente tenha sido grave não houve conseqüências para os envolvidos, apenas alguns arranhões. A polícia foi chamada, enquanto um grande número de curiosos encheu o local.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Praça Matriz de Érico Cardoso

Publicado em: 08 de novembro de 2010
Praça Matriz de Érico Cardoso
















    A construção da nova Praça em Érico Cardoso já começa a mostrar seus novos traços. A população aguarda ansiosa pelo termino da mesma. O medo eminente é com o período de chuva chegando. As enxurradas podem trazer muito desconforto aos moradores do entorno da obra. Pela declividade do terreno e a quantidade de terra que tem no local bastará uma chuva forte. O problema maior é que há poucos trabalhadores atuando na construção da Praça.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Erros na Prova do ENEM

Publicado em: 06 de novembro de 2010
    Erros nas provas do ENEM causam muito desconforto entre todos aqueles que fizeram essa primeira parte da prova. Nas folhas de resposta os nomes foram trocados de colunas, onde devia aparecer Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias constava Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, vice e versa. Outro erro aconteceu na Prova Amarela, em algumas veio com uma das folhas em branco.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Secretário de Macaúbas é preso acusado de pedofilia

Publicado em: 05 de novembro de 2010
    O Secretário de Comunicação da Prefeitura de Macaúbas, José Gricélio dos Santos, 26 anos, está preso na delegacia de polícia local, a 707 km de Salvador, acusado de pedofilia. Segundo a polícia, o secretário mantinha em casa farto material pornográfico, como cópias de CDs caseiros e fotografias armazenadas em seu computador pessoal.
Santos foi intimado a prestar declarações à juíza Regiane Xavier, da Vara da Infância e da Adolescência, mas não compareceu. O secretário foi preso às 17h de quarta-feira, 4, e estava em companhia de uma mulher e de um menino de 9 anos de idade.
DVDs, máquina fotográfica, vídeo-game e gravadores também foram apreendidos pela polícia, que deve encaminhar o material para perícia em Salvador ou Vitória da Conquista na próxima semana. Até o momento, foram ouvidas três supostas vítimas menores de idade e seis adultos que acusam o secretário.  
A polícia também encontrou material que pode ser o mesmo utilizado em refino de cocaína, como pasta base. O secretário nega as acusações, mas a polícia diz já ter provas suficientes para sustentar a denúncia.
A Justiça não divulgou o teor das declarações do acusado, que está numa cela isolada dos demais presos e deve ser transferido para outra cidade por motivo de segurança.

    Por: Juscelino Souza, da Sucursal de Vitória da Conquista Fote: A Tarde Online

Paramirim receberá pela segunda vez o ENEM

Publicado em: 05 de novembro de 2010
    Paramirim espera receber uma grande quantidade de inscrito para o enxame do ENEM. Serão dois dias de provas, 06 e 07 de novembro. A prova continua com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade deste ano é a inclusão da Língua Estrangeira (inglês ou espanhol). No sábado, dia 06, haverá prova de ciências da natureza e ciências humanas, cada uma com 45 questões. No domingo, dia 07, os candidatos farão provas de matemática e linguagens e códigos, cada uma com 45 questões, além de uma redação. Em ambos os dias a prova terá início às 13h (horário de Brasília). O encerramento ocorrerá às 17h30 no sábado e 18h30 no domingo.

Serão 1212 (um mil e duzentos e doze) candidatos divididos em turmas de 20 alunos estes em sete locais diferentes. Colégio Arco-Íris, Colégio Paramirim, Colégio Antônio Carlos Magalhães, Colégio Antônio Cruz, Escola José Candido, Colégio Ulisses e Escola Prof. Dirlene.

Aperte aqui e tire suas dúvidas. Tudo sobre o ENEM

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Concurso Público do Município de Paramirim

Publicado em: 04 de novembro de 2010
    O Projeto Projeto Lei N° 008/2010 do Concurso Público do Município de Paramirim sofrerá algumas modificações antes de ser votado no Legislativo da Cidade. Os Vereadores Osório dos Anjos e João de Almeida propuseram a inclusão de alguns cargos referente à Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. A Promotoria apoiou a ideia e pediu para que os demais Municípios que terão Concurso também procedessem da mesma forma. Assim que forem feita todas as correções o Projeto será votado para só depois lançar o edital. Breve será lançado neste espaço novas notícias.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

O Povo não Anda Satisfeito com a LUCAIA

Publicado em: 04 de novembro de 2010
    O vereador Orlando Flor e Silva encaminhou um abaixo-assinado para a Promotoria de Paramirim, neste os moradores das Avenidas Deputados Luis Eduardo Magalhães, Madre Michel e Botuporã reivindicam providências frente à empresa (LUCAIA) que realiza os trabalhos do esgotamento sanitário da cidade de Paramirim.
No dia 28 de outubro de 2010 os moradores das respectivas avenidas em protesto ao descaso da empresa LUCAIA se posicionaram a frente e impediram que a mesma realizasse as atividades de tapa buraco. Os moradores esperam que a Empresa em vez de colocar terra reformasse as avenidas. Segundo palavras de um morador: “A terra que eles viessem a colocar só traria maior transtorno caso a chuva venha a cair”. A buraqueira das avenidas já passa de dois meses, a Empresa na Audiência Pública tinha afirmado que não passaria de quinze dias.

Ofício encaminhado a Promotoria

Abaixo-assinado Página 1
Abaixo-assinado Página 2
Abaixo-assinado Página 3
Abaixo-assinado Página 4
Abaixo-assinado Página 5
Abaixo-assinado Página 6

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Queda de Raio deixa Paramirim às escuras

Publicado em: 03 de novembro de 2010
    Na tarde do dia 03 de novembro de 2010, Paramirim foi acometida de uma fina chuva, porém de uma grande quantidade de raios e trovões. Após um raio cair e ser pego por um para-raio ouviu-se um grande estrondo e a eletricidade faltou, o centro de Paramirim ficou às escuras por cerca de uma hora.
Enquanto terminava de escrever essa pequena notícia a energia voltou a faltar por uns dez minutos. A falta de eletricidade virou rotina, a cada início de chuva todos se preparam para os desconfortos que a falta impõem.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

BB de Oliveira dos Brejinhos é Assaltado

Publicado em: 03 de novembro de 2010
    A agência do Banco do Brasil de Oliveira dos Brejinhos, no centro sul baiano, foi assaltada ao meio-dia desta quarta-feira (3). Cinco homens encapuzados, fortemente armados, estacionaram um Fiat Doblô na calçada do estabelecimento, invadiram e levaram uma quantia de dinheiro ainda não divulgada pela polícia. Na fuga, os bandidos fizeram oito pessoas reféns, que foram liberadas na saída da cidade. Ninguém ficou ferido. A polícia da região está em busca dos assaltantes. Informações do Blog do Anderson.
A população de Paramirim vive apreensiva, a cidade já foi vitima várias vezes desse tipo de delito. No interior baiano nenhum município estar livre dos assaltantes. O medo faz parte da vida das pessoas.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Vamos Salvar a Igreja Matriz de Água Quente

Publicado em: 03 de novembro de 2010
Paróquia de Nossa Senhora do Carmo     Vamos Salvar a Matriz

Coloque as Mãos Nessa Obra!

Érico Cardoso – Bahia

Campanha Para Reforma da Igreja Matriz

Os trabalhos de reforma já começaram. A comunidade de Érico Cardoso se uniu no intuito único de arrecadar recursos para dá vida ao templo que se encontra quase em ruínas. A última reforma foi realizada em 1992, já são dezoito anos. Se os trabalhos não tivesse já começado corria sérios riscos de com as chuvas uma parte da Igreja se desmoronasse. O telhado foi reformado e a parte que ameaçava cair refeita, porém muito ainda há que ser feito, por isso o Site Focadoemvoce.com resolveu divulgar essa campanha em prol da arrecadação de recursos para o termino da obra.

Quem desejar ajudar basta entrar em contato com Antônio Evangelista pelo telefone (77) 3677-2126.

Conta para Doação:

Associação Solidariedade e Participação

Agência: 3535-1

Conta Poupança: 0513012-3

Bradesco

Fone: (77) 3677-2087 ou (77) 3677-2273

Aviso Importante: Se você quiser doar, ou se você depositou alguma quantia na conta acima mencionada ligue para um dos telefones e passe seus dados para que seja arquivado. Se você doou porque viu o anuncio aqui no Site diga também e nos envie um email. Mandar Email, Aperte Aqui.

O Site Focadoemvoce.com agradece.

Aperte para ver as Fotos

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Dia dos Finados

Publicado em: 02 de novembro de 2010
    No feriado do dia 02 de novembro os dois cemitérios (Padre Benvindo e Edgar Medrado), da cidade de Paramirim, receberam grande público. Durante todo o dia as pessoas lá foram para homenagear os parentes e amigos que não estão mais entre nós.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Faleceu Raimundo Francisco Pereira

Publicado em: 01 de novembro de 2010
    Faleceu na cidade de Paramirim no final da tarde do dia 31 de outubro Raimundo Francisco Pereira (conhecido como Raimundão). Ele morou na Rua Durval Marques Leão. Às 11h00min do dia 01 de novembro aconteceu a Missa de Corpo Presente na Igreja e de lá o cortejo seguiu até o cemitério Padre Benvindo.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Eleição 2010 / Segundo Turno para Presidente

Publicado em: 31 de outubro de 2010

Caso Idalinho

Publicado em: 29 de outubro de 2010
    O Ministério Público da Comarca de Paramirim, através da sua representante titular, Drª LUCIANA ESPINHEIRA DA COSTA KHOURY, apresentou hoje (28/10), ao JUIZ DA VARA DO TRIBUNAL DO JURI, Dr. Pablo Venícius, a DENÚNCIA contra Manoel Aparecido Santos Prado e Jaciara Santos Correia, pela prática dos Crimes de ASSASSINATO, TORTURA e OCULTAÇÃO DE CADÁVER.


Fote: Jornal o Eco Online. Aperte para ver toda a notícia.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Concurso Público em Paramirim

Publicado em: 28 de outubro de 2010
Dr. Marcelo Vice-Prefeito de Paramirim     O Vice-Prefeito Dr. Marcelo esteve na Sessão do dia 27 de outubro de 2010 da Câmara Municipal de Paramirim para apresentar o Projeto Nº 008/2010, na ocasião o mesmo detalhou todos os passos e elucidou as duvidas. Disse que o concurso acontecerá até o final de dezembro de 2010.

Páginas do Projeto Lei Nº 008/2010 = P: 1 / P: 2 / P: 3 / P: 4 / P: 5 / P: 6 / P: 7 / P: 8 / P: 9 / P: 10 / P: 11 / P: 12 /





    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Onça Cantando

Publicado em: 26 de outubro de 2010
    Estava a navegar na net e encontrei este vídeo, nele aparece uma pessoa que ficou na história do nosso Município cantando sua preferida canção (Boca a Boca). Todos já sabem de quem se trata? Isso. Milton, vulgo Onça, o mesmo que colocava a língua dentro do próprio nariz. Assista ao vídeo e relembre.



O vídeo estar nesta página

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Homenagem a Helton Igor

Publicado em: 26 de outubro de 2010
    Aperte no link abaixo e veja um ponto no Município de Paramirim onde todos podem ir. Assista ao vídeo que mostra a trilha e tem a homenagem de Almir ao filho Helton Igor.

Aperte e Assista ao Vídeo

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Primeira Divisão Futebol

Publicado em: 24 de outubro de 2010
    O Campeonato da Primeira Divisão de Futebol em Paramirim chega a sua reta final, das sete equipes quatro irão a semifinal. A luta é tamanha que ninguém tem coragem de apostar em qual das equipes conseguirá o título. Foram duas partidas neste final de semana, no sábado, 23 de outubro, o jogo terminou empatado, o time do São Caetano abriu o placar com um gol de cabeça de Leonardo, Canabravinha logo empatou com Willian, São Caetano voltou a ficar na frente com um gol de Arlon, Canabravinha virou com Edinei e novamente Willian, no segundo tempo Antônio Carlos marcou e decretou o empate. São Caetano 3 x 3 Canabravinha.
No domingo o Bahia se recuperou ao ganhar da Tabua por 2 x 0, com gols de Anderson e Edimar. O Bahia agora divide a liderança com o São José, ambos têm sete pontos, porém o São José leva pequena vantagem no saldo de gols.
Se o Campeonato terminasse hoje estes quatros times fariam a semifinal: São José, Bahia, Tabua e São Caetano. Caraíbas seria rebaixado para a Segunda Divisão. Mas faltam ainda seis partidas para o termino da primeira fase, tudo pode acontecer.

Aperte e veja como anda o Campeonato da Primeira Divisão

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Sub-17 de Futebol

Publicado em: 24 de outubro de 2010
    Dois jogos pelo Campeonato Sub17 de Paramirim. Caraíbas manteve seu ritmo e venceu mais uma, é o único time invicto, a vítima desta vez foi a equipe da Tabua, o jogo terminou 3 a 1 para Caraíbas. Ronaldo, Murilo e Mateus marcaram cada um uma vez para Caraíbas, enquanto que Willian marcou o gol de honra para a Tabua.
No outro jogo, o Bahia, que até então era lanterna e que ainda não havia vencido nenhum jogo, ganhou do Vila Nova por 3 a 1 e manteve viva a chance de classificação. Gols do Bahia: Aldair, Calos Henrique e um marcado contra pela equipe do Vila Nova; Pablo Caique fez o gol do Vila Nova.

Aperte e veja como anda o Campeonato da Sub-17

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Abaixo Assinado

Publicado em: 22 de outubro de 2010
    O Legislativo de Paramirim recebeu um Abaixo Assinado dos moradores da Avenida Livramento e da Rua Francisco de Matos pedindo providências.

Página Primeira do Abaixo Assinado / Aperte para Ler
Página Segunda do Abaixo Assinado / Aperte para Ler
Página Terceira do Abaixo Assinado / Aperte para Ler

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Acidente na BA152 termina em morte

Publicado em: 22 de outubro de 2010
    Na madrugada do dia 22 de outubro de 2010 um acidente envolvendo um motociclista termina na morte do mesmo. O rapaz de nome Robson, filho de Idalina (foi cabeleireira em Paramirim), segundo comentários, chocou-se com um animal no trecho São João/Tábua. Ele foi velado na casa da avó na Comunidade de São João (Paramirim), foi sepultado no cemitério Edgar Medrado no final da tarde do mesmo dia.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Faleceu Erenilda Domingues

Publicado em: 20 de outubro de 2010
    Faleceu, no dia 18 de outubro de 2010, Erenilda Domingues, mais conhecida como Diu de Baixinho. O sepultamento aconteceu no dia 19 do mesmo mês.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

O Retorno das Chuvas

Publicado em: 20 de outubro de 2010
    Depois de longos meses de estiagem a região do Vale do Paramirim voltou a sentir o gosto da chuva. Das 19h00min do dia 19 de outubro até a manhã do dia seguinte foi de intenso temporal. O povo sofrido do campo agradece, pois o estado de penúria já se começava a amedrontar. A expectativa é de mais chuvas nestes próximos dias.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).

Falta de Energia

Publicado em: 20 de outubro de 2010
    Paramirim ficou por quase cinco horas às escuras na noite do dia 18 de outubro de 2010, das 19h00min às 23h50min. Segundo comentários, o fato se deu por motivo de queimadas, o fogo danificou em certo ponto a rede de distribuição, mas outras fontes afirmam que o motivo foi por causa de roubo de material da linha de distribuição. Enquanto isso o povo tem prejuízos e sequer é alertado da causa. Falta comunicação entre a empresa que vende o serviço e os seus clientes.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill).
Paramirim Notícias

Temos como proposta mostrar a notícia como ela de fato aconteceu. Trabalhar com ética e profissionalismo, esse é o lema central do sítio Focadoemvocê.com.

Visite os Sites:
Índice:

2006-2014 ..... © focadoemvoce.com
Projetado e Mantido por Luiz Carlos M. Cardoso (Bill)
Paramirim - Bahia Cel: (77) 9987-7689 Email: focadoemvoce@hotmail.com