deneme bonusu
Vênus, Marte e Lua enfeitaram o horizonte | .: Focado em Você :.
Início Paramirim Vênus, Marte e Lua enfeitaram o horizonte

Vênus, Marte e Lua enfeitaram o horizonte

Ficamos sabendo ontem, dia 20 de fevereiro de 2015, da imagem que se formaria no céu no início da noite. Contudo quando saímos para apreciar, a Lua já havia sumido no horizonte. Nesta noite de sábado (21), conseguimos vislumbrar tal beleza. Tiramos algumas fotografias. Como é lindo ver o vermelho de Marte.

O texto que segue abaixo tem como fonte (Mensageiro Sideral):

A Lua estará num crescente bem fininho, o que agrega valor à observação, pois sua iluminação não será suficiente para “apagar” o tênue brilho de Marte, que terá apenas um centésimo do de Vênus.

A diferença especialmente grande de brilho entre nossos dois vizinhos planetários se explica por diversos fatores. Primeiro, Vênus é naturalmente maior e mais brilhante que Marte mesmo, por conta de sua densa camada de nuvens que refletem uma imensa quantidade de luz solar (não é à toa que é o planeta mais brilhante visto da Terra, só perdendo o posto quando “se esconde” atrás do Sol, cedendo a primeira colocação ao gigante Júpiter). Em segundo lugar, apesar de parecerem próximos no céu, há um truque de perspectiva. Marte está bem mais afastado de nós.

É o que os astrônomos chamam de conjunção — a aproximação aparente de astros no céu. Elas acontecem com frequência porque o Sistema Solar está todo ele praticamente distribuído num único plano. Por isso o Sol, os planetas e a Lua trafegam nessa única faixa de céu.

Esse é mais um daqueles eventos democráticos — basta ter olhos para ver. Binóculos só atrapalham (não agregam detalhes aos objetos, salvo a Lua, e não permitem enquadrar os três na mesma visada). “Você não vai conseguir enquadrar os três astros”, diz o astrônomo Cássio Leandro Barbosa.

O que você precisa então? Só céu aberto e um horizonte livre na direção oeste. Observe a partir das 20h (horário de Brasília), quando o céu já estiver suficientemente escuro para encontrar pelo menos a Lua e Vênus. Marte, bem mais tênue, é um bônus.

Ao olhar para Vênus e Marte, lado a lado, lembre-se dos extremos que encontramos no nosso Sistema Solar interno. Todos os dois, como a Terra, são mundos rochosos. Mas Vênus, mais próximo do Sol, é quente demais para a vida. O planeta vermelho, por sua vez, mais afastado — gélido e pequeno demais para conservar atmosfera e calor. Ambos secos, um por congelamento, outro por ebulição. Entre eles dois, o nosso planeta — nem muito quente, nem muito frio. Na calibragem certa para o cultivo de criaturas capazes de observar as belezas que as cercam no espaço. Bom espetáculo!

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos

https://www.fapjunk.com https://fapmeister.com
200 tl bonus veren siteler bonus veren siteler deneme bonusu salutepalace.com seabahis giriş seabahis seabahis