deneme bonusu
Segurança pública: dever do Estado, direito e responsabilidade de todos? | .: Focado em Você :.
18.4 C
Paramirim
4 de maio de 2024
Início Sem categoria Segurança pública: dever do Estado, direito e responsabilidade de todos?

Segurança pública: dever do Estado, direito e responsabilidade de todos?

* Por Irlando Oliveira

Apesar de aparentemente fácil, é “difícil” o entendimento da análise do caput do art. 144 da nossa Constituição Federal, o qual trata da segurança pública, na medida em que ele estabelece ser esta dever de cada ente federado, bem como direito e responsabilidade de todos nós. No tocante ao dever do Estado, acreditamos que a situação é clara, não ensejando quaisquer tergiversações. Contudo, no que respeita ao direito e responsabilidade de todos, pensamos que, na prática, isso dificilmente se concretiza, principalmente em relação à segunda.

A hermenêutica do preceito constitucional, registrado no artigo citado, dá azo para tal questionamento, pois raramente nos identificamos com o fato de a segurança pública ser-nos direito e responsabilidade também, já que as nossas ações não se pautam nesse direcionamento. E o agravante disso tudo se traduz na timidez de ação dos municípios, os quais, na sua grande maioria, não querem se envolver nesse processo – assim como nós cidadãos -, se limitando, tão-somente, a acompanhar as ações das polícias.

Cada cidadão deve se ver como copartícipe do processo de segurança pública, colaborando com as polícias no que couber, desde a sua boa atitude comportamental e obediência às leis, até o fornecimento de informações que venham a contribuir com esse processo. Também, os municípios têm um contributo valioso a ofertar à sociedade, no campo da segurança pública, através de incontáveis ações, perpassando por uma central de videomonitoramento da cidade, criação de sua Guarda Municipal, beneficiamento de espaços públicos, provendo-os de excelente iluminação pública, locais de lazer e esportes, ampliação da assistência social através de seus Órgãos como: CRAS, CREAS, CAPS, dentre outros, já que tal assistência favorece o processo de segurança pública, suavizando, por sua vez, o quadro de atuação das polícias.

O Estado tem buscado atender àquilo que lhe cabe, à luz da nossa Carta Magna, na seara da segurança pública, superando suas dificuldades, viabilizando projetos e programas de redução da criminalidade, investindo – ainda que timidamente – nas suas forças policiais, e buscando o envolvimento da sociedade, sempre objetivando robustecer o seu Sistema de Defesa Social. Assim, sendo o Estado secundado por nós e pelos municípios, numa parceria em prol do bem comum anelado – a paz -, certamente lograremos resultados satisfatórios, não mais pairando quaisquer “dúvidas” acerca do texto constitucional objeto da presente abordagem.

________________________________
* Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Major do QOPM, atual Comandante da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora, e Especialista em Gestão da Segurança Pública e Direitos Humanos.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos

https://www.fapjunk.com https://fapmeister.com
200 tl bonus veren siteler bonus veren siteler deneme bonusu salutepalace.com seabahis giriş seabahis seabahis