deneme bonusu
Quando os fins justificam os meios e a perfídia nas relações humanas | .: Focado em Você :.
31.8 C
Paramirim
21 de maio de 2024
Início Sem categoria Quando os fins justificam os meios e a perfídia nas relações humanas

Quando os fins justificam os meios e a perfídia nas relações humanas

* Por Irlando Oliveira

Em sua célebre obra, “O Príncipe”, Nicolau Maquiavel (1469-1527) estabelece quase que um “Manual de Política”. Nas entrelinhas da sua obra literária, vamos encontrar a “máxima”, vil e abjeta, através da qual se remete à conduta de deslealdade e traição, onde, para se alcançar os fins, os meios são aplicados desprezando-se os princípios éticos-morais que devem permear as relações humanas. Daí dizer-se que aqueles que se permitem a tais práticas são pessoas maquiavélicas, pois, para lograrem seus intentos, se valerão de atitudes indignas e pérfidas, sempre concorrendo para abalar as relações interpessoais.

Esses tipos de condutas – maquiavélicas – são frequentemente praticadas na política e no âmbito das relações profissionais, já que a nossa natureza é essencialmente egoica, impulsionando-nos a fazer com que apenas foquemos os nossos interesses, em detrimento dos anseios do outro ou da coletividade. O egoísmo representa um dos maiores males da humanidade, vício marcante e remanescente da nossa natureza animal, sempre nos empurrando para as valas da insensatez e do desequilíbrio. Desvencilhar-se desse mal se torna tarefa por demais difícil, mas impostergável.

A cada investida a nós dirigida, apenas reforça o entendimento de nos acautelamos e nos protegermos daqueles que, nos ombreando e se fingindo de amigo, articulam e engendraram seus planos diabólicos, os quais apenas objetivam atender aos seus e aos anseios dos seus asseclas. Tais pessoas são, por assim dizer, doentes e carentes de atenção especial, pois as inexoráveis Leis da Vida são implacáveis, fazendo-as, no período oportuno, promover o devido reparo.

Desta maneira, que possamos estar vigilantes, buscando separar o joio do trigo, se munindo da perspicácia necessária para elegermos aqueles que nos são caros e distintos, amparando-os e fortalecendo os laços de amizade no nosso dia a dia, rechaçando aqueloutros que nos são nocivos e pérfidos, concorrendo, assim, para tornar as nossas vidas mais suaves e amenas. Num mundo cuja característica marcante é a de que o mal se sobrepuja ao Bem, toda cautela se reveste da mais profunda necessidade, pois, da mesma forma em que Judas traiu o Cristo – que era todo Amor -, esses seres traiçoeiros aí estão a nos rondar, aguardando o momento oportuno para nos apunhalar!

________________________________

* Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Tenente-Coronel do QOPM, atual Comandante da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora, e Especialista em Gestão da Segurança Pública e Direitos Humanos. Autor do Projeto Ações Preventivas nas Escolas e Comunidades (PROAPEC).

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos

https://www.fapjunk.com https://fapmeister.com
200 tl bonus veren siteler bonus veren siteler deneme bonusu salutepalace.com seabahis giriş seabahis seabahis