deneme bonusu
O desperdício de água fechará a comporta da Barragem Zabumbão? | .: Focado em Você :.
32.5 C
Paramirim
1 de maio de 2024
Início Paramirim O desperdício de água fechará a comporta da Barragem Zabumbão?

O desperdício de água fechará a comporta da Barragem Zabumbão?

Nosso título é bem sugestivo: “O desperdício de água fechará a comporta da Barragem Zabumbão?”. O nível do lago despenca dia após dia, já se encontra quase no patamar considerado de alerta. O que ocasionou tal situação? De quando foi erguida, a Barragem nunca teve a comporta fechada por ter atingido certo volume de água. Tudo indica que iremos enfrentar esta realidade no futuro próximo. O pior de tudo: nosso manancial foi jogado quase todo no lixo. Mesmo com vários anos de estiagem, mesmo com tantos apelos da sociedade, ainda assim os proprietários de terras as margens do Rio continuam a usar o método de irrigação por inundação. Nesta terça-feira, dia 30 de setembro de 2014, andávamos pela região abaixo da comporta, paramos para contemplar aquele desperdício todo de água em pleno Sertão, em plena seca. As propriedades tinham mais água do que a Lagoa da Sede. Fomos tomado de tristeza e revolta, tristeza por saber que fazemos pouco caso pela Natureza, revolta por nos considerar um verme diante tamanho crime. Uma vergonha. Qual autoridade terá a coragem de colocar o dedo nessa ferida e curar esse câncer que assola nosso município? A Natureza parece ter segurado a rédea, se não tivermos chuvas, fato, não teremos água, portanto, não haverá desperdício. Antigamente, há cerca de duas décadas, Paramirim possuía uma forma de distribuição de água para a sociedade, o custo era baixo para quem a consumia, porém a água era limitada no Rio (ainda não tínhamos a Barragem); os moradores das partes baixas da cidade furtavam toda a água, torneiras ficavam abertas, plantavam-se hortas e capim nos fundos dos quintais, quando a Embasa chegou e pôs em cada residência um relógio para medir o consumo, tudo se modificou, antes as partes altas sofriam porque a água não conseguia chegar, com a nova empresa e o valor alto do produto todos passaram a ter água, ninguém mais quis pagar pelo desperdício. Aqui temos os privilegiados que sequer pagam um centavo pela quantidade imensa de água que entra semanalmente nas propriedades. Coloque um relógio e tudo mudará. É tão fácil, todavia tão difícil de se fazer. Mas acreditamos que só agiremos após o castigo da Natureza. Oportunidade para mudarmos nós tivemos, faltou coragem, faltou vontade, faltou, pois a realidade está aí para que todos vejam. A única coisa que pedimos é que nos poupe de um racionamento. Se já tivesse ouvido a voz do povo, a comporta já estaria lacrada.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos

https://www.fapjunk.com https://fapmeister.com
200 tl bonus veren siteler bonus veren siteler deneme bonusu salutepalace.com seabahis giriş seabahis seabahis