deneme bonusu
Festa de Nossa Senhora Aparecida na residência de Maria Roxa | .: Focado em Você :.
33.7 C
Paramirim
2 de maio de 2024
Início Cultura Festa de Nossa Senhora Aparecida na residência de Maria Roxa

Festa de Nossa Senhora Aparecida na residência de Maria Roxa

Todos os anos é realizada, já se tornou tradição e faz parte da cultura popular de Paramirim, uma grande festa em homenagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, na fazenda Bosque, na residência de Maria Roxa. A comemoração começou na noite do dia 11 de outubro de 2015, o Reisado de Peixoto fez a animação, e entrou pelo dia 12. Um festejo que mescla a religiosidade, a aventura da subida da serra e a própria folia. No pé da primeira ladeira, ficam os automóveis impedidos de avançar, a subida é estreita. Alguns jovens destemidos ignoram o perigo e vencem o percurso de motocicletas. Outros usam os cavalos e as mulas como meios de transporte. A grande maioria vai mesmo é a pé, muitos levando nas costas isopores com bebidas e comidas. A penitência não incomoda os fies, pelo contrário, só aumenta o sucesso do evento. Neste ano, o calor foi pesado, o Sol mostrou todo o seu poder. Na festa participam jovens, crianças, mulheres, rapazes e idosos. Aquele que comparece um ano, no outro, com certeza, repetirá a dose. Uma pequena minoria escala a Serra do Cruzeiro, trilha difícil, porém recompensada com a linda paisagem que se abre aos olhos, abaixo a residência e a capela a acolher os visitantes. Às 10h00, a comitiva desceu a serra para em procissão guiar o religioso até o alto da capela. O Diácono Werverson Almeida foi o convidado, acompanharam-no Carlos Alberto e Marcos Pereira. O encontro aconteceu em dado ponto do trajeto, às margens de um riacho, os dois grupos se uniram e juntos subiram o morro cantando e glorificando Nossa Senhora. Muitos fogos estouravam relatando a alegria dos que ali estavam. No conforto de uma latada, deu início a celebração. Na mesa, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que foi carregada por uma devota em toda a procissão. A festeira Raimunda, ao lado, segurava firme e com satisfação a bandeira. O público se aquietou para ouvir a palavra de Deus, cantou e fez orações. Finalizou com a bênção do Diácono que aspergiu água benta nos fieis. Como a data também era em comemoração as crianças, alguns devotos pagando promessas recebidas fizeram distribuição de balas e doces. A bandeira foi passada das mãos de Raimunda para as mãos de Vera e Veto. Findada a celebração, iniciou-se o forró. Zé do Forró na Sanfona, Ari Magalhães no vocal e a equipe formada por tocadores de bumba, triângulo e pandeiro fizeram a animação. O sol a pino marcava o meio-dia, o Vereador Antônio Maria, mais conhecido por Tõe de Geralda, com o apoio de colaboradores, ofereceu aos visitantes um delicioso e farto almoço.

A tradição continua viva, forte e latente no coração de Paramirim.

 

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos

https://www.fapjunk.com https://fapmeister.com
200 tl bonus veren siteler bonus veren siteler deneme bonusu salutepalace.com seabahis giriş seabahis seabahis