18.2 C
Paramirim
24 de janeiro de 2021
Início Cangaço Cangaceiros - Livro - José Lins Do Rego - Episódio 12

Cangaceiros – Livro – José Lins Do Rego – Episódio 12

Assista ao Vídeo:

Cangaceiros, de José Lins do Rego, é um romance que conta a história de uma família em que alguns dos filhos se tornam cangaceiros. A mãe Josefina padece com sua prole pelo sertão duro do cangaço e das volantes. Como muitos daquela época, apegam-se a um homem santo, local que é destroçado pela força do governo. Sinhá Josefina e seu filho Bentinho são forçados a deixar tudo para trás e ir buscar abrigo na fazenda Roqueira, do capitão Custódio, coiteiro dos cangaceiros. A sina de uma mulher que tem filhos no cangaço é pesada demais para ela, Josefina enlouquece e se suicida. Dois dos seus filhos são cangaceiros, Aparício é o chefe do grupo, todos o conhecem pela região, mata, desforra as donzelas, ataca os povoados. No grupo também se encontra Domício, que até então era manso e pacato, mas que a vida o lançou na labuta do cangaço e se transformou em fera. O capitão Custódio vai aos pouco enlouquecendo, não esquece a morte do filho pelo coronel Cazuza Leotério, amargurado, com sede de vingança e padecendo com uma doença na perna vai se acabando aos poucos. A fazenda Roqueira parece terra amaldiçoada. Bento se interessa pela filha do Mestre Jerônimo, um matuto que fugira do Brejo por ter matado. Alice também se interessa pelo irmão dos cangaceiros. A história vai se desenrolando em volta dos fatos ocorridos no grupo de Aparício. Às vezes, algumas cenas se passam no dia a dia do bando, cenas fortes que nos mostram a realidade do que foi o cangaço naqueles tempos difíceis que o sertão passou. A história é marcada por muitos personagens, o escritor soube articular toda a estrutura de sua escrita deixando a leitura agradável. Os diálogos são algo que devem ser frisados. No final do livro aparece um cantador de feira na fazenda e consegue levar Bento e Alice para longe daquela terra que a qualquer momento poderia ser invadida pelas volantes à procura dos parentes de Aparício.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos