29.1 C
Paramirim
1 de junho de 2020
Início Paramirim Unidade de demonstração e observação (U.D.O)

Unidade de demonstração e observação (U.D.O)

Em convênio firmado entre a Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia – SEAGRI, através da Superintendência de Irrigação – SIR e a Prefeitura Municipal de Paramirim, foi cedido ao município um kit de irrigação para irrigar uma área de 2,0 ha. Visando difundir novas tecnologias para os agricultores do município e região a Prefeitura de Paramirim através da Secretaria de Agricultura do Município está montando uma Unidade de Demonstração e Observação – U.D.O no Parque de Exposição Luís Gonzaga Barros da Silva.

Unidade de Demonstração e Observação ou simplesmente U.D.O, conhecidas também como Escolas de Campo é uma metodologia desenvolvida na Indonésia buscando atender de forma coletiva os produtores daquele pais, contra o declínio da produção, principalmente de arroz, provocada por pragas e doenças no cultivo como também minimizar o desequilíbrio ambiental causado pelo uso inadequado de agrotóxicos.

Os agricultores aprendem de maneira prática acompanhando o cultivo em todas as suas etapas e através de capacitação, conhecem as melhores formas de plantio, manejo e colheita, a U.D.O é uma vitrine real que contempla as características regionais de cada agricultor e o meio que está inserido.

O processo de difusão tecnológica para os agricultores de base familiar e o modelo de U.D.O é marcado e determinado por uma relação constante e compartilhada entre os agentes responsáveis (técnicos) pela informações tecnológicas e os agricultores buscado transmitir confiança coletiva, facilitar o processo de socialização das informações que serão transmitidas, fortalecendo o interesse pelo bem coletivo das comunidades envolvidas e a necessidade da profissionalização dos produtores.

A U.D.O de Paramirim será constituída de várias parcelas (canteiros) onde serão cultivadas diversas plantas como milho, mandioca, feijão, forrageiras diversas, sistema ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta, que hoje tem se mostrado a melhor via para uma agricultura sustentável. Tudo isso em um espaço onde produtores, estudantes, técnicos e a população no geral poderá entrar em contato com novas variedades de plantas e tecnologia avançada de cultivo, onde o objetivo maior é o desenvolvimento da agricultura em Paramirim como também na região. A Unidade de Demonstração e Observação de Paramirim é sem dúvida um marco na Difusão de Tecnológica não só no município e sim toda região.

Dr. Júlio Bernardo através da Secretaria de Agricultura aplicando a máxima da sustentabilidade na agricultura ¨Aprender Fazendo ¨, pois o agricultor tem que se tornar um profissional para poder gerar renda e viver dignamente do seu trabalho.

Secretaria de Agricultura de Paramirim
Silvio Netto das Neves Filho
Eng. Agrônomo/Consultor
skype silvionettodasnevesfilho

Tel (77) 99198098 / (71) 81716144

Artigo anteriorMãe Dó
Próximo artigoDélio Martins / Nas Asas do Vento
Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

6,002FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos

Besouro Mangangá

Flores e Plantas da Caatinga

Cadê O Forró Em Paramirim?

ACRP Futebol Clube em 1977