Início Paramirim Trabalho dos Profissionais do NASF de Paramirim

Trabalho dos Profissionais do NASF de Paramirim

Por: Coordenadores do NASF de Paramirim

TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DO NASF DE PARAMIRIM-BA

Foi implantado em abril de 2011 em Paramirim o NASF (Núcleo de Apoio à saúde da Família), uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. O trabalho dos profissionais do NASF tem por objetivo, potencializar ações que visa a promoção e prevenção de mudanças no âmbito da saúde, incluindo ações intersetoriais e interdisciplinares além, de humanização de serviços, educação permanente, promoção da integralidade e da organização territorial dos serviços de saúde.

O NASF de Paramirim é composto por profissionais de diferentes áreas de atuação. Sendo composto por 01 Assistente Social, 01 Psicóloga, 01Nutricionista,01 Educador Físico, 01Fisioterapeuta e 01 Fonoaudióloga. Todos os profissionais dão suporte e apoio às Equipes de Saúde da Família nos PSFs.

As primeiras ações desenvolvidas pelos profissionais foram o reconhecimento do perfil epidemiológico da população, com reuniões entre a ESF (Equipe Saúde da Família) e ACS (Agentes Comunitários de Saúde). Posteriormente a Equipe do NASF desenvolveu palestras educativas sobre a Hipertensão, com o lema ‘’Hipertensão, vamos controlar esse mal’’, desenvolvido nos PSFs e Micro-áreas.

Trabalho dos Profissionais do NASF de Paramirim

Além de palestras sobre Hipertensão, foram criados grupos como: Grupo de Alcoolismo, que tem como objetivo trabalhar a dependência do álcool e suas conseqüências, como também sua superação.

Grupo de Gestantes “Leite Materno! O Amor que Alimenta”: tem o objetivo informar e socializar informações à gestante a respeito de alimentação saudável, atividade física, comunicação, aleitamento materno e direitos da gestante.

Trabalho dos Profissionais do NASF de Paramirim

Grupo e Oficina de Idosos “Melhor Idade”: tem como objetivo informar aos idosos sobre qualidade de vida, atividade física, alimentação, alterações na comunicação decorrente da idade e direitos sociais. As oficinas são interativas e dinâmicas, trabalham a prevenção e possibilita uma interação através de jogos, alongamento, receitas, dinâmicas e sorteio de brindes.

Trabalho dos Profissionais do NASF de Paramirim

As oficinas e grupos são realizadas nos PSFs e nas micro-áreas respeitando a necessidade de cada comunidade. A equipe além de desenvolver trabalhos nos PSFs ,desenvolveram também  atividades em Instituições como ,APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Escolas e Creches.

Os profissionais de saúde, ao trabalhar com a questão social nas suas mais variadas expressões cotidianas, têm o desafio de estabelecer muitos olhares para fazer enfrentamentos críticos da realidade, de forma criativa e inovadora, que se complementam na interlocução com outras categorias profissionais, no cotidiano do trabalho e com os demais sujeitos políticos envolvidos.

 

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,998FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos