23.7 C
Paramirim
7 de março de 2021
Início Érico Cardoso Todos falam na água do Zabumbão, o Rio Paramirim anda esquecido

Todos falam na água do Zabumbão, o Rio Paramirim anda esquecido

rio-paramirim

A água do Zabumbão é notícia forte nos meios de comunicação, na boca do povo, nas reuniões das autoridades. Água é vida, uma frase dita e redita sempre. Nos últimos anos, a falta d’água nos grandes centros fez o assunto se agigantar. Antes afirmavam: “Um País rico em água como o Brasil jamais passará por um colapso hídrico”. Mas não contávamos com os nossos atos macabros, esses fizeram dos mananciais córregos de esgoto a céu aberto. As matas ciliares foram derrubadas, a lavoura e a pecuária avançaram sem controle por todos os lados, não pouparam morros, lagos, rios… A ganância desmedida e a falta de coerção por parte das autoridades competentes foram os responsáveis para nos colocar diante um colapso que se avista já no horizonte.

Com o nosso belo e rico Rio Paramirim acontece as mesmas atrocidades. A cidade de Érico Cardoso despeja todo o esgoto dentro do leito do rio, o mesmo segue rio abaixo para se repousar no lago da Barragem. Cadê o esgotamento sanitário para Érico Cardoso? Cadê as bandeiras levantadas para tal projeto? Ninguém se preocupa com o Rio Paramirim, apenas com o ouro que dele brota. Todos querem as riquezas, os problemas empurramos para debaixo do tapete. A água do Rio é desviada sem nenhum controle, em certos meses do ano em alguns trechos do leito a água deixa de correr. Não há fiscalização, sequer conhecemos nosso Rio. A única coisa que sabemos é que ele nasce nas intermediações do Pico das Almas na Chapada Diamantina. Qual Órgão do Governo já disponibilizou uma equipe para mapear o Rio Paramirim e ter em mãos dados para possíveis correções? Nunca houve, falta vontade, sem falar que os ditos Órgãos pouco servem para a Sociedade.

O Rio Paramirim é um paciente em coma à mingua em algum leito de algum corredor em algum hospital público do Brasil. Ninguém se habilitou em medicar nosso Rio. Nosso Rio Paramirim está morrendo! Os proprietários de terra derrubaram a mata ciliar, o leito assoreado não segura mais água. Somos culpados pela situação deplorável do Rio Paramirim. Enquanto ele nos oferece água em abundância nos tempos de chuva, retribuímos com esgoto, motosserra, inseticida, lixo… Se o rio Paramirim é nosso, por que não cuidamos bem dele? Se o Rio Paramirim é da Nação, por que o Brasil não o trata dignamente? Todos só olham para o leite fresco da vaca, a vaca que se lasque para encher a pança de capim.

A luta deve se pautar, o mais rápido possível, na revitalização do Rio Paramirim; façamos enquanto há tempo, pois se ele morrer, a água desaparecerá junto.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

3 COMENTÁRIOS

  1. Órgãos do governo só servem para para acomodar aliados políticos, são cabides de emprego. Assim como as leis que existem aos montes e quase nunca são cumpridas, existem órgãos demais e serviços de menos. Não basta criar órgãos, secretarias, ministérios, etc e achar que os problemas estão resolvidos. Tem que haver gestão, pessoas qualificadas para implantar medidas efetivas para a solução dos problemas ou a prevenção destes (o queria muito melhor). Mas enquanto os cargos públicos forem ocupados por “afilhados” incompetentes, leigos, corruptos os resultados vão demorar a aparecer ou nunca vão aparecer.

  2. Vamos tomar consciência povo ou vamos pensar nisso quando a situacao chegar a ponto de mao ter mais solução. Vamos pensar mas gerações futuras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos