28.7 C
Paramirim
16 de maio de 2021
Início Paramirim SOU SERTANEJO GRAÇAS A DEUS - Por Antônio Gilvandro

SOU SERTANEJO GRAÇAS A DEUS – Por Antônio Gilvandro

SOU SERTANEJO GRAÇAS A DEUS! E isto me orgulha bastante, pois sou filho deste alto sertão da Bahia, nas barrancas do São Francisco, onde desemboca nosso caudaloso Paramirim! Digo isto afirmando o que traduz esta data. Hoje é o DIA DO SERTANEJO. Foi uma iniciativa da Rádio Aparecida que, na década de 1964, levantou a ideia. Esta data homenageia toda a tradição e, principalmente, a musicalidade sertaneja. O povo sertanejo surgiu no sertão nordestino e se espalhou por todo Brasil. Muito embora de origem sofrida, tendo experimentado no decorrer de sua história os mais desafiantes problemas, ele traduz uma coragem que ninguém pode superá-lo. Como bem disse Euclides da Cunha: “atravessa as paragens pouco apetecidas, amanhiadas pelas secas”, inclementes como foram as de 1890, de 1900, de 1932, que levaram o sertão a tanta penúria. Em todas essas situações desafiantes, o Sertanejo deixava-as para trás! Já viveu o tempo de beber a água barrenta e estagnada. Já comeu a farinha sob a forma de escaldado. Já andou léguas a pé à procura de recursos que sempre lhe faltavam. Já viveu a escuridade das noites sob a luz de um fifó fumacento. Já assistiu a uma jovem mãe morrer de parto por lhe faltar socorro. Já deparou-se com famílias inteiras famintas com a cuia na mão. Já pongou no pau-de-arara em rumo à Terra da Esperança que é São Paulo. Já sorveu tudo isto e chegou até aqui! Por isso, Euclides da Cunha afirmou que “O Sertanejo é, antes de tudo, um forte. “Você não se torna Sertanejo. Você nasce Sertanejo. Sertanejo não é um estilo, Sertanejo é simplesmente uma raça única e original” (Galassi). Neste Dia de Sertão tão meu e tão seu, quero dizer que “MESMO COM TODA SECA, ABANDONO E SOLIDÃO, TEU MAPA APROXIMADO TEM FORMA DE CORAÇÃO”. (Luís Gonzaga).

Texto: Antônio Gilvandro Martins Neves.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos