21.3 C
Paramirim
28 de fevereiro de 2021
Início Paramirim Secretaria de Saúde convoca população para vacinação contra Pólio e Sarampo

Secretaria de Saúde convoca população para vacinação contra Pólio e Sarampo

Texto Fagner Abreu – Agecom Paramirim

Fotos: Geyse Moreno – Secretaria de Saúde

A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo, promovida pela Prefeitura Municipal de Paramirim, por meio da Secretaria de Saúde e o Programa de Imunização, segue até o próximo dia 28. A ação começou no último sábado, 08, com o dia D de mobilização. Pais e responsáveis estão convocados para levarem suas crianças menores de cinco anos para os postos de saúde do município.

O objetivo é de atingir ou superar as metas da campanha que prevê 95% do público alvo –1161 crianças de seis meses a menos de cinco anos contra a pólio e de 1044 com idade de um a menos de cinco anos contra sarampo. A vacina vem sendo disponibilizada em todas as unidades de saúde.

“É preciso que todos se mobilizem para que consigamos atingir os 95% de cobertura estabelecida pela meta”, lembrou a chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde Ivone Dias. Ela ainda alerta para a importância de se levar o cartão de vacinação para o registro das doses aplicadas.

A vacina contra a pólio não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à sua administração. Apenas crianças com febre acima de 38 graus Celsius ou com alguma infecção devem ser avaliadas por um médico antes de procurar os postos de saúde. Também não é recomendado vacinar crianças com problemas de imunodepressão (como pacientes com câncer e Aids) ou que já apresentaram reação alérgica severa a doses anteriores da vacina.

Neste sábado acontece o segundo Dia D de Imunização em todos os postos de saúde do município.

As doenças

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas. A transmissão acontece de pessoa pra pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos