25.7 C
Paramirim
16 de abril de 2021
Início Paramirim Secretaria de Agricultura de Paramirim instala estação agrometeorológica

Secretaria de Agricultura de Paramirim instala estação agrometeorológica

anselmo-caires-secretario-de-agricultura

Texto e fotos: Fagner Abreu – Agecom Prefeitura de Paramirim

Em parceria com o Governo da Bahia, através da Secretaria de Agricultura, a Prefeitura de Paramirim implantou no dia 21 a primeira estação agrometerologica da cidade. O equipamento vai transmitir em tempo real, via satélite para o INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, informações sobre umidade, pressão atmosférica, índice pluviométrico, além da direção e velocidade dos ventos. A unidade está instalada no Parque de Exposições Luiz Barros.

De acordo com o secretário de Agricultura, Anselmo Caires, o aprimoramento das informações meteorológicas vai possibilitar o agricultor tomar decisões em todas as etapas da atividade agrícola de forma precisa, desde a preparação do solo até a colheita.

“Antes as informações tinham como base os equipamentos em Vitoria da Conquista, o que nem sempre era muito preciso. Agora, com esse equipamento teremos a capacidade de previsibilidade de eventos climáticos. Vai nos permitir quantificar a evapotranspiração de referência utilizada no manejo da irrigação e auxiliar na tomada de decisão pelo produtor”.

Entre outras explicações, o secretário afirmou ainda que os dados registrados pelas estações meteorológicas são importantes também para confirmar as perdas de safras por causa da seca ou excesso de chuvas, assegurando aos agricultores o direito de receber os seguros como o Garantia Safra.

O projeto é uma parceria entre os governos federal (por meio do Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovação), estadual (através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária e Pesca), e municipal (com a Secretaria de Agricultura). Vale destacar que os dados podem ser obtidos por leitura direta no aparelho ou através do site www.cemaden.gov.br.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos