31.8 C
Paramirim
2 de julho de 2020
Início Sem categoria Policial: pedagogo da cidadania

Policial: pedagogo da cidadania

* Por Irlando Oliveira

Analisando as treze reflexões do professor Ricardo Balestreri, sobre polícia e direitos humanos, nos detivemos nesta – título do presente ensaio -, que vê no Policial Militar um verdadeiro pedagogo da cidadania, através obviamente da postura com a qual o mesmo deve exercer essa sublime profissão. Desta forma, o Ex-Secretário Nacional de Segurança Pública, e atual Secretário da referida pasta no Estado de Goiás, assim se expressou: “Os paradigmas contemporâneos, na área da educação, nos obrigam a repensar o agente educacional de forma mais includente. No passado, esse papel estava reservado unicamente aos pais, professores e especialistas em educação. Hoje, é preciso incluir, com primazia, no rol pedagógico, também, outras profissões irrecusavelmente formadoras de opinião: médicos, advogados, jornalistas e policiais, por exemplo.”

Fazendo o devido recorte profissional – já que mourejamos há mais de três décadas na difícil e árdua seara da Segurança Pública -, percebemos o relevante papel do Policial Militar no processo educacional dos cidadãos, já que, no desempenho do seu labor, estará ele fiscalizando as condutas equivocadas, destoantes das leis, normas e regras instituídas pela sociedade, chamando os infratores e criminosos à responsabilidade. A Polícia Militar, no cumprimento da sua missão constitucional, funciona, por assim dizer, tal qual uma mãe castradora; aquela que fiscaliza a prole, impondo os limites devidos, como forma de se trabalhar a formação do seu caráter e da sua personalidade. Em razão da imaturidade física e psicológica, nenhum filho há que goste de uma mãe assim! Certamente, esse é um dos motivos pelos quais as Polícias Militares são tão incompreendidas no desempenho da sua atividade profissional.

O axioma através do qual se estabelece que “a palavra convence, mas o exemplo arrasta”, impõe a necessidade de aquele que orienta, guia e conduz ter que servir de paradigma para os orientandos, guiados e conduzidos, de modo a estes se espelharem naqueles. Assim, o exercício da profissão Policial-Militar deve, necessariamente, levar os seus profissionais à condição de modelo – espelho – aos cidadãos civis, como forma de concorrer para o estabelecimento de padrões de comportamentos aceitáveis no tecido social. Nesse contexto, sim, o Policial Militar assume a condição de pedagogo da cidadania, por excelência!

Na reflexão alvo da presente abordagem, aduz o eminente professor Balestreri: “O policial, assim, à luz desses paradigmas educacionais mais abrangentes, é um pleno e legitimo educador. Essa dimensão é inabdicável e reveste de profunda nobreza a função policial, quando conscientemente explicitada através de comportamentos e atitudes.” Assim, como profissionais formadores de opinião, fiscais do exercício pleno da cidadania e das condutas das pessoas, temos, por nossa vez, o dever profissional e ético-moral de nos posicionarmos na sociedade nos pautando numa conduta ilibada, sem mácula. Agindo desta forma, indubitavelmente concorreremos para angariar maior respeito e apreço da população por nós assistida, a qual verá em nós, Policiais Militares, verdadeiros baluartes de exemplo a ser seguido!

_______________________________

* Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Tenente-Coronel do QOPM, atual Comandante da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora, e Especialista em Gestão da Segurança Pública e Direitos Humanos.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

6,000FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos

Mi Note 10 – Vídeos E Fotos

Participem Do Próximo Vídeo

Flores – O Nascimento Da Vida

Carcará No Sertão