deneme bonusu
Os Ternos de Reis – Por Antônio Gilvandro | .: Focado em Você :.
23.7 C
Paramirim
19 de abril de 2024
Início Paramirim Os Ternos de Reis - Por Antônio Gilvandro

Os Ternos de Reis – Por Antônio Gilvandro

OS. TERNOS. DE REIS.    Desde tempos imemoriais ainda Arraial do Ribeiro, promoviam-se no período natalino as Folias dos Santos Reis. Foram os negros da Fazenda do Arraial que criaram o grupo, sob a regência do escravo Lamberto e faziam quebrar a quietude da noite com as cantigas das músicas que louvável o Menino Jesus. Desde aí, essa efeméride constitui uma tradição que crescia, à proporção que os anos passavam. Chegou até nós e muitos daqui se recordam da alegria derramada em torno dos presépios que se amavam em todas as residências. A partir do dia primeiro de janeiro, estendia-se, dia e noite, madrugada adentro, o cantarolar dos reiseiros que não saltavam portas! Cantavam defronte às casas e os donos tinham de levantar-se para receber a singela visita da réplica dos Reis Magos do Oriente que levaram ouro, incenso e mirra pelas mãos de Baltasar, Gaspar e Melchior. E assim formavam-se muitos ternos de Reis, especialmente, entre a população mulata, dos quais vários tornaram-se nossos conhecidos: Chico Bazé, Tião de Sulina, João Pereira Francino, Peixoto e tantos outros que se fizeram acompanhar das sambistas: Flora, Maria Chiquinho, Zabe’ de Colo’, Sá Clemencia e tantas mais que sapateavam-se nas salas das manjedoura como se tivessem pisando nas estrelas !Quem não se recorda de Sá Lió, com sua indumentária típica com o chapelão enfeitado de fitas de todas as cores, cantando em cada papinha: “Deus vos salve casa Santa onde Deus fez a morada…”Todo este folclore que ” foi enriquecido com as culturas africana e indígena “, transpôs os anos em fora, existindo atualmente só o Terno de Chiquinho de Peixoto ! O povo de hoje parece estar saturado com as tradições, negligenciando as manifestações culturais e o turismo  Este ano essencialmente atípico pela ameaça constante dessa cruel peste chinesa viu-se calar o canto dos sobrantes reiseiros, fez calar o zabumba, emudece os tambores, e os presépios ficaram sem receber a visita dos pastores!  E você sentiu essa falta? E fez o quê? Nada? !!

Por – Antônio Gilvandro Martins Neves

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos

https://www.fapjunk.com https://fapmeister.com
200 tl bonus veren siteler bonus veren siteler deneme bonusu salutepalace.com seabahis giriş seabahis seabahis