19.4 C
Paramirim
1 de julho de 2022
Início Érico Cardoso Os primeiros missionários estiveram em Morro Fogo

Os primeiros missionários estiveram em Morro Fogo

Os primeiros missionários estiveram em Morro Fogo

No sublime oficio de pregar a palavra de Deus nos rincões do Morro do Fogo, a arquidiocese da Bahia contou com a colaboração de dois ornamentos da Igreja, ambos nascidos na Itália. Muito proveitosas foram as suas pregações para a evangelização de centenas de almas que ali viviam sem o discernimento da religião católica.

Como já foi dito, a freguesia do Morro do Fogo foi desmembrada da do Senhor Bom Jesus do Rio de Contas pela Resolução provincial nº 200, de 29 de maio de 1843. Na época de sua criação poucas capelas havia no seu território com inúmeras dificuldades de acesso e comunicação entre elas.

Se comparado for o Morro do Fogo de hoje, no tocante ao seu casario, com o de 160 anos atrás, percebe-se pouca diferença. Mas, no que se concerne ao elemento humano há um grande diferencial. O número de domicílios é praticamente o mesmo, porém naquela época havia mais moradores espalhados no seu entorno, o que lhe conferia maior densidade demográfica, em função dos garimpos de ouro ali explorados.

Por treze anos a fio, o Pe. Sebastião Dias Laranjeira cuidou desse rebanho, que eventualmente se reunia na sua Igreja Matriz ou nas humildes capelas presentes nas povoações de Canabravinha, Mamonas, Arraial do Ribeiro, São Felix, Pau de Colher, talvez nada mais que isso.

 Por ordem de D. Romualdo Antônio de Seixas, 16º arcebispo da Bahia, chega por volta de 1850 à freguesia do Morro o missionário Apostólico Capuchinho, Frei Caetano de Troina, para dar continuidade a sua profícua caminhada evangelizadora pelos sertões da Bahia, iniciada em 1848.

Recebido que foi pelo Vigário Sebastião Dias Laranjeira, que também era um enviado de D. Romualdo para a recém-criada freguesia de Nossa Senhora do Carmo, o missionário fez valer pela sua dedicação e convencimento de suas palavras a doutrina cristã, levando os ensinamentos da Igreja a quantos podia, deixando na sua passagem excelentes sementes plantadas. O eco de suas celebrações retumbou-se pelos sertões da província por quatro anos a fio, com tal fulgor a ponto do Pe. Sebastião, já no seu exercício do bispado do Rio Grande do Sul, o convidar para integrar o quadro dos sacerdotes daquela província, onde Frei Caetano permaneceu por 19 anos de bons serviços prestados à Igreja.

Antes de sua transferência para o Rio Grande do Sul, Frei Caetano missionou nas províncias de Pernambuco, Ceará e Alagoas, como muito bem prova o noticiário religioso da época.

Quando de sua passagem pela província da Bahia, Frei Caetano pregou em 27 localidades diferentes, concluindo sua peregrinação por Morro do Fogo em 30 de agosto de 1850, onde contabilizou 1.312 crismas e outras celebrações com grande êxodo, conforme registro do Jornal O Noticiador Católico de 26 de julho de 1851.

Um outro fato ligado à passagem do Frei Caetano pela freguesia do Morro do Fogo, também noticiado pela imprensa religiosa da época, refere-se ao inédito suicídio cometido por uma senhora moradora no Sitio Engenho, relatado de forma minuciosa pelo vigário de Bom Jesus do Rio de Contas, cônego José de Souza Barbosa, aqui transcrito na integra para testemunhar a que ponto pode chegar o ser humano quando tomado por uma ideia fixa em relação a sua própria vida

Paramirim, 02 de setembro de 2021

Prof. Domingos

Fonte: Facebook de Domingos Belarmino.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos