29.5 C
Paramirim
25 de fevereiro de 2021
Início Fotos Antigas O primeiro nome da Praça Santo Antônio

O primeiro nome da Praça Santo Antônio

A praça Santo Antônio é considerada o berço histórico da cidade de Paramirim. Nela localizam-se as principais repartições públicas da administração municipal e a imponente igreja do padroeiro do município com os seus festejos tradicionais. Ao longo dos anos passou por diferentes nomes até chegar à sua denominação atual. Foi apelidada de Praça da igreja, dos tamarindeiros, da prefeitura, do comercio e do coreto, cada um com a sua razão de ser por conta dos pontos de referências que abriga no seu colo secular.

Para melhor compreensão dos fatos relacionados à origem e evolução do seu contexto histórico, lembramos que por volta de 1870 a sede da antiga fazenda do Arrayal já aparece no mapa da província da Bahia com a denominação Arraial de Paramirim, presumindo-se assim que nesse mesmo período tenha surgido também a sua feira-livre com funcionamento semanal no espaço hoje denominado Praça Santo Antônio.

Assim sendo, admite-se que por conta do ajuntamento humano que ali se efetivava gradativamente uma vez por semana para fins comerciais, o local se tornou conhecido pelo nome de Praça da Feira, sendo esta a primeira denominação ou a denominação mais antiga da Praça Santo Antônio, evidentemente com um formato bem diferente do atual.

Pela Resolução provincial n° 2.236, de 6 de agosto de 1881, a capela de Santo Antônio, construída pelo Capitão Antônio Ribeiro de Magalhães na sede da fazenda do Arraial, foi elevada à categoria de matriz. Daí para frente, a praça da Feira passou a ser chamada também de Praça da Matriz denominação esta praticamente desaparecida.

Com a transferência da sede da Vila de Água Quente pela Lei estadual n° 460, de 16 de julho de 1902 para a povoação de Paramirim, instala-se na praça da Matriz a municipalidade, daí para a frente este logradouro torna-se também conhecida pelo nome de Praça da Intendência. Após a Revolução de 1930, muda-se a nomenclatura dessa repartição, a Intendência passa a ser chamada Prefeitura e a Praça Santo Antônio perde mais uma de suas antigas denominações.

É bom que se diga também que o prédio do antigo mercado municipal de Paramirim foi adquirido pelo município em 7 de dezembro de 1914 na primeira administração do Intendente Francisco Brasil Rodrigues da Silva (Cel. Chiquinho), por conta de sua localização na mesma Praça da Feira, da Matriz, do Comércio e da Intendência, o local recebeu a alcunha de Praça do Mercado por se tratar de um ponto de referência de amplo conhecimento da população.

A denominação praça Santo Antônio se efetivou pelo Decreto-lei n° 142, de 11 de abril 1948, assinado pelo então prefeito do município Sr. Adolpho Brandão de Magalhães, trineto do Capitão Ribeiro, antigo proprietário da fazenda do Arraial. Desta forma, ao longo de sua trajetória, o berço histórico de ParamIrim contabilizou quase uma dezena de nomes e apelidos antes de chegar ao seu batismo oficial e definitivo em homenagem ao padroeiro do município.

Paramirim, 16 de janeiro de 2021

Prof. Domingos

Facebook: Domingos Belarmino

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos