deneme bonusu
O primeiro Distrito de Paramirim a ser emancipado | .: Focado em Você :.
25.4 C
Paramirim
25 de abril de 2024
Início História O primeiro Distrito de Paramirim a ser emancipado

O primeiro Distrito de Paramirim a ser emancipado

Pela Divisão Territorial do Estado da Bahia estabelecida pela Lei estadual n° 628, de 30 de dezembro de 1953, o município de Paramirim aparece formado de 5 distritos: Paramirim (sede), Água Quente, Canabravinha, Ibiajara e Rio do Pires, este último solenemente instalado em 22 de agosto de 1954 sob a presidência do senhor juiz de Paz José Carmelino Vieira. Estiveram presente ao ato várias autoridades municipais, dentre elas, o senhor Frederico Ribeiro de Magalhães, Presidente da Câmara e representante do prefeito Erico Cayres Cardoso, Teófilo Abreu Magalhães, Delegado Escolar, Zeferino Pereira da Silva, Sub Delegado de Polícia e os Vereadores Manoel Flávio Barbosa, Deocleciano Ribeiro de Azevedo, José de Oliveira Nunes (autor do projeto de criação do distrito) e Antenor Domingues de Madureira. O discurso de abertura da cerimônia de instalação coube ao ilustre professor Zaiter Laudelino de Souza, que exortou o povo de Rio do Pires para “prosseguir nos trabalhos fecundos da Paz, da Ordem e do Progresso”.

Pautado nessas abençoadas palavras, o novo distrito, originário da antiga fazenda Pires, desenvolveu-se rapidamente, graças ao labor de seu povo aguerrido e hospitaleiro. Antes mesmo de completar 10 anos de vida distrital, partiu de forma determinada em busca de sua emancipação política-administrativa. Aspiração essa, favorecida pela riqueza do seu solo, sua privilegiada situação geográfica, sua fecunda e próspera economia, seu potencial demográfico em crescimento, fortalecido pelo distrito de Ibiajara (antiga Santa Maria do Ouro), seu ativo comércio, suas tradições culturais, e, sobretudo, a sua incontida vocação política marcada pelo desejo de autonomia. Diante dessa embasada justificativa, não foi difícil a Câmara de Paramirim aprovar o benfazejo projeto de emancipação apresentado pela bancada de Rio do Pires num pleito de justiça e merecimento.

De acordo com o censo de 1950, o município de Paramirim possuía quatro aglomerações urbanas com a seguinte população; cidade de Paramirim – 1.271 habitantes, Água Quente – 336, Canabravinha – 105 e Ibiajara – 469. Com a divisão administrativa de 1953, o município passou a ter mais uma aglomeração em consequência da criação do distrito de Rio do Pires, cuja população em 1950, era de 352 habitantes.

Essa breve história, reforçada por outros fatores de ordem econômica, social e política fez com que o distrito através de seus representantes na Câmara Municipal entrassem com um projeto de lei pedindo o seu desmembramento de Paramirim.

Nada melhor para comprovar a emancipação política desse importante distrito do que a Lei estadual n° 1.550, de 17 de novembro de 1961, publicada no diário Oficial do Estado da Bahia, de 21 do mesmo mês e ano com a chancela do governador Juracy Montenegro Magalhães, pela qual foi criado o município de Rio do Pires fazendo limites com Ibitiara, Piatã, Paramirim e Macaúbas. Pelo seu artigo 3° ficou estabelecido que a eleição para prefeito e vereadores realizar-se-ia em 3 de outubro de 1962 e a posse dos eleitos, a 7 de abril do ano seguinte, ficando seu território até lá sob a administração do município de Paramirim, do qual foi desmembrado.

Conforme já estava previsto, as Eleições Gerais de 7 de outubro de 1962 na Comarca de Paramirim, contou com dois novos clientes, os municípios de Rio do Pires e Água Quente, ambos estreantes na disputa eleitoral. Para prefeito de Rio do Pires elegeu-se o Sr. Clemente Pereira da Silva com 596 votos contra 308 do seu concorrente Altino Rodrigues, este último, candidato pelo PR. A votação foi apurada no salão nobre da prefeitura de Paramirim sob a presidência do juiz Eleitoral Dr. Almachio Nougueira Couto. Nesse mesmo pleito elegeram-se também Dr. Aurélio Justiniano Rocha, em Paramirim e Erico Cayres Cardoso, em Agua Quente, os quais foram empossados em 7 de abril de 1963 para um mandato de 4 anos.

Cumpre-se salientar, para melhores esclarecimentos, que na década de 60 houve um aumento considerável de municípios em todos os estados da federação, o mesmo acontecendo na região de Paramirim. Até então, os requisitos estabelecidos para a emancipação política de um distrito facilitavam o processo emancipatório. Por conta disso, o quadro de unidades administrativas do Brasil em 10 anos aumentou de 1889 para 2.766 municípios. No decênio seguinte foi para 3.952, chegando só final dos anos noventa com 4.491 unidades. Com a publicação da Constituição Federal de 5 de outubro de 1988 novos parâmetros foram estabelecidos e hoje existem no território brasileiro 5.568 unidades administrativas municipais, ocupando o Estado da Bahia a 4° posição com 417 municípios, depois de Minas Gerais, São Paulo e Rio grande do Sul.

Hoje, Rio do Pires é um florescente município do Estado da Bahia, ligado a Paramirim por importantes laços históricos. Possui uma área de 889,388 Km2 e uma população aproximada de 13.000 habitantes. Está no 15° mandato de prefeito, todos eles eleitos diretamente pelo povo. A Câmara Municipal é composta de 9 vereadores com legislatura de 4 anos. Pertence à Comarca de Paramirim e a 111° Zona Eleitoral. No rol de suas tradições destacam-se os festejos juninos consagrados a São Pedro com grandes atrações culturais. Dista da capital do Estado 411Km em linha reta e 608 por via terrestre. Integra a bacia hidrográfica do Rio São Francisco. Sua marca maior, entretanto, é o espírito festivo, religioso e fraternal do seu povo que ao longo dos anos busca cada vez mais a paz, a prosperidade e a ordem para uma Rio do Pires cada vez melhor.

Paramirim, 10 de junho de 2021

Prof. Domingos.

Fonte: Facebook de Domingos Belarmino.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos

https://www.fapjunk.com https://fapmeister.com
200 tl bonus veren siteler bonus veren siteler deneme bonusu salutepalace.com seabahis giriş seabahis seabahis