30.2 C
Paramirim
25 de fevereiro de 2021
Início Paramirim O PADROEIRO FORTE DE CATURAMA - Por Antônio Gilvandro

O PADROEIRO FORTE DE CATURAMA – Por Antônio Gilvandro

Desde 30 de junho de 1887, foi criado o Povoado de São Sebastião de Caturama, cujos primeiros habitantes foram os índios Tuxa’s, falantes da língua tupi-guarani. Ao longo do Rio Paramirim, os senhores feudais fizeram construir currais para arrebatar o gado bovino solto à pastagem nativa, assistido pelos escravos e descendentes indígenas. A história nos mostra o sofrimento daquela gente sempre visitada pela fome e pela peste. Por isso em todos os aglomerados que iam surgindo colocar-se-iam a imagem de São Sebastião que, desde piscas eras, indicavam- no como Protetor contra esses flagelos. Iniciou-se o Povoado e com ele a construção da Capela de pau-a-pique, entronizado a pequena imagem do Santo Mártir que se encontra até hoje no altar-mor, presidindo aos destinos daquele bom povo. Desde o início ate 1958, a comunidade religiosa foi assistida pelos Padres da Paróquia de Paramirim, desde o Pe. Paranhos ao Pe. Bemvindo. Nascido em Norbona, em França, ainda jovem alistou-se no Exército de Roma, tornando-se soldado predileto do imperador Diocleciano. Mas ali sorrateiramente começou a ajudar os cristãos presos que iriam para o anfiteatro Coliseu para serem devorados pelos leões ou mortos à espada. Ao descobrir o imperador tentou mudá-lo de ideia não o conseguindo, mandou matá-lo, mas ele foi resgatado por uma mulher Irene. Assim que melhorou, voltou à sua missão cristã, sendo açoitado e jogado num esgoto de Roma. Foi após recolhido e sepultado pela cristã Luciana, isto no ano 287 da Era Cristã. Depois de sua morte, houve uma peste em Roma e com a intercessão dele extinguiu-se! Daí ser invocado como Protetor contra a peste! Dessa forma, coloquemos nossa confiança de que ele, junto a Jesus, pedirá para expulsar da terra essa cruel peste chinesa! Vejamos o sinal! Em plena festa de São Sebastião de Caturama chegou a vacina do Vale do Paramirim para começar a debelar esse mai. Não é um milagre? CONFIEMOS! ” Uma vida sem fé é como um barco sem leme ” (Gandhi)

Texto: Antônio Gilvandro Martins Neves.

Fonte da Foto: Facebook de Isa Viana.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

1 COMENTÁRIO

  1. Ora Gilvandro! Para mim,relacionar os festejos de São Sebastião ao aparecinento da vacina contra a covid, trata-se de uma mistificação desmedida e descabida, e você, com toda a sua cultura e inteligência, sabe muito bem disso. Não estaria você, assim, se aproveitando dos incautos?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos