deneme bonusu
O JUAZEIRO: VERDE EM PLENA SECA | .: Focado em Você :.
22.6 C
Paramirim
23 de julho de 2024
Início Caatinga O JUAZEIRO: VERDE EM PLENA SECA

O JUAZEIRO: VERDE EM PLENA SECA

juazeiro

Robério Márcio Martins Neves

Engenheiro Agrônomo, M. Sc.

Mestre em Agricultura de Sequeiro

Todo sertanejo conhece muito bem o juazeiro: é uma das árvores mais populares do Nordeste porque, nem mesmo durante as secas mais prolongadas ele fica seco. O fenômeno se deve a um curioso mecanismo: as raízes do juazeiro crescem sem parar, até encontrar umidade em alguma parte do terreno onde está fixada.

O juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart) é uma árvore de porte mediano, alta às vezes, de tronco reto ou tortuoso, armado de fortes espinhos, com ramos flexuosos, subdivididos, pubescentes ou não, que freqüentemente se esgalham a partir da base do caule. É uma das plantas arbóreas típicas dos sertões nordestinos. Prefere os solos aluviais argilosos, mas cresce em toda a parte, inclusive nos tabuleiros mais áridos e pedregosos, onde adquire feição quase arbustiva. Não gosta, contudo, de solos úmidos e encharcados. Conserva-se sempre verde, nunca se despe de toda a folhagem, que se renova pelo mês de outubro, mesmo nas mais rigorosas secas, graças ao amplo e profundo sistema radicular, capaz de coletar a escassa umidade existente no subsolo. É largamente distribuído em todo o Nordeste e em todas as suas zonas ecológicas, sendo mais abundante no sertão, na caatinga e no agreste, desde o Piauí até a Bahia.

Não pode ser considerado uma espécie florestal, mas deve ser apreciado como árvore utilíssima nos sertões batidos por soalheiras intensas e constantes, pois a forma globosa de sua copa é um abrigo indispensável à beira dos caminhos e estradas, nos pátios, currais e mangas, cercados e soltas como árvore de sombra e forrageira. Não é mais difundido porque, desde que desabrocha sua semente, a nova mudinha é perseguida pelas criações. Os grandes rebanhos já não a poupam como arbusto ou árvore em desenvolvimento. A reprodução está muito dependente do apodrecimento da polpa, que muitas vezes só um ano depois, passado o inverno, está a semente em condições de germinar. Livre a semente e encontrando condições ambientais, protegidas do sol, germinam muito lentamente. Tratadas em laboratório, despolpadas, sacadas ao ar e colocadas em germinadores, dentro de 10 (dez) dias começam a despontar, levando-se mais ou menos 20 (vinte) dias para se desabrocharem. Pode-se contar de 1.000 a 1.500 sementes por litro e umas 2.000 por quilo.

Não há matas de juazeiro. É uma espécie que se apresenta isoladamente dentro e fora das matas xerófilas, espalhadas nos pés de cercas, nas capoeiras degradadas e ao longo das divisórias feitas de madeira, de preferência onde ficam protegidas do alcance dos rebanhos miúdos e gado vacum que, com a língua, a vão puxar nos mais inacreditáveis recônditos.

O juazeiro deve ser plantado em faixas ou agrupamentos. Primeiro, como quebra-vento e abrigo para os rebanhos e, segundo, para a pequena criação. Não há pragas ou moléstias a temer economicamente, a não ser, às vezes, a lagarta da folha. Todavia, o seu cuidado principal está no plantio em definitivo e na sua cuidadosa proteção contra os caprinos e os ovinos, principalmente.

UTILIDADES DO JUAZEIRO – A principal utilidade reconhecida dessa espécie é ser forrageira, com a vantagem de ser sempre verde, apesar de ser uma espécie xerófila. Suas folhas, quer verdes ou secas, servem de alimento aos rebanhos, assim como os seus frutos maduros depois que caem. Esses, depois de secos à sombra, caídos ao solo, tornam-se verdadeiras passas, que são saboreadas pelos ovinos e caprinos. Um excelente vinho tipo “moscatel” pode ser feito com o fruto nesse estado.

A composição química das folhas do juazeiro, segundo análises feitas pelo Museu Nacional e por Aguinaldo José de Sousa, é a seguinte, considerando apenas proteína bruta e hidratos de carbono:

a) Constituição da matéria seca:

– Proteína bruta………………………. 18,10%

– Hidratos de carbono……………….41,73%

b) Composição da matéria verde:

– Proteína bruta……………………….16,50%

– Hidratos de carbono……………… 37,10%

As folhas do juazeiro são também ricas em nitrogênio total, celulose isenta de pentose, amido, extrato etéreo etc. O fruto maduro encerra 480 U.I. de Vitamina C por 100 cm³. Os frutos são estimados pelas crianças e até pelos adultos, que deles se fartam quando reina a fome nos sertões, é também procurado pelos cães e pelos herbívoros.

OUTRAS UTILIDADES – Nem só para sombra e alimento serve o juazeiro. Cientistas já comprovaram que o juazeiro pode combater a caspa. A descoberta foi realizada pela equipe do cientista José Maria Barbosa Filho, Diretor do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da Universidade Federal da Paraíba. Segundo o cientista da UFPB, a caspa pode ter várias causas, mas todas estão ligadas à infecção causada pelo fungo Ptirosporum ovale. Ele se aproveita do enfraquecimento do organismo para proliferar. O resultado de sua proliferação é o aparecimento da caspa. O microorganismo, porém, não resiste à saponina, substância encontrada na casca do juazeiro. A saponina atua bloqueando o crescimento do fungo.

Segundo Balbach, o juazeiro tem emprego nas febres intermitentes. Para o combate à febre, ele recomenda usar a casca do juazeiro em decocção, na dosagem de 20 gramas para 1 litro de água, tomando 4 a 5 xícaras por dia.

Popularmente, o juazeiro é usado de várias maneiras: a raspa da casca tem propriedade estomacal e como saponáceo, e reduzida a pó, é o dentifrício do sertanejo, com eficácia comprovada na remoção da placa bacteriana, bem assim a sua infusão alcoólica é excelente tônico para os cabelos. Serenada em água fria, amacia e clareia os pelos do rosto.

Diante da importância e da magnitude do juazeiro para o povo sertanejo é que vemos a necessidade de cada agricultor conservar a sua árvore de juazeiro, promovendo também a sua difusão.

Fonte: http://bironeves.blogspot.com.br/

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos

https://www.fapjunk.com https://fapmeister.com
200 tl bonus veren siteler bonus veren siteler deneme bonusu salutepalace.com seabahis giriş seabahis seabahis