Quando a criatividade, a experiência e o talento se completam com mãos habilidosas em busca de objetivos comuns, a sociedade se enriquece pela qualidade dos benefícios auferidos. Assim podemos dizer em linhas gerais que a abertura da Jornada Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Paramirim, para o ano letivo de 2017, realizada na última terça à noite ( 07 ) no Centro Cultural Nabor Cayres de Brito se primor pelo mix apresentado. Um evento direcionado ao público, planejado e realizado por uma equipe imbuída dos melhores propósitos em busca de uma educação de qualidade nos diversos níveis de ensino municipal.
Pode se dizer, a começar pela fino bom gosto da decoração do ambiente, planejada a propósito para servir de cartão postal de uma escola que encanta professores e alunos, desenhada pelas habilidosas mãos da equipe liderada pela professora Noelia e do artístico plástico Fernando Rocha mostrou em síntese os encantos do relevo que compõe o doce vale do Paramirim. Não faltaram hospitalidade e gentilezas na recepção dos convidados nem tão pouco acomodações e conforto para todos que se fizeram presentes. Um visual com recursos pedagógicos voltados para a valorização da natureza, da cultura, da história e do meio em que vivemos.
Quanta ternura, quanto sentimento poético, quanta esperança sintetizada nas vozes do grupo infanto-juvenil do coral Os Rouxinóis do Vale interpretando o Hino Oficial de Paramirim, a amada terra de todos nós, um coral acompanhado pelos músicos, aqui descritos como prata da casa, ressoando nos timbres do saxofone do professor Vanoel e dos teclados de Pedro Moreno, após ouvirmos com civismo na parte inicial do evento, o Hino Nacional Brasileiro.
Quantas verdades. Quanta emoção na expressão poética da professora Elisangela Aparecida, ressaltando com lirismo o olhar pedagógico do ressignificar como tema de nossa jornada e como norte de nossas vidas. O que temos de fazer diante de tudo isso, senão agradecer a Deus pela sua presença em nossos trabalhos, guiando os nossos passos, plasmando os nossos objetivos, iluminando o nosso caminho, como bem enfatizou o Sr Secretário na sua mensagem de saudação e votos de boas vindas na abertura dos trabalhos.
Na composição da mesa, a mestra- cerimônia fez a chamada contemplando os diversos segmentos da sociedade aliados à educação sem perder de vista os poderes constituídos da República. Os discursos pronunciados pelos representantes do executivo e do legislativo municipal nas pessoas do gestor Gilberto Martins Brito, do vice prefeito D. João Ricardo Brasil Matos e do Vereador Orlando Flor e Silva também mostraram harmonia e predisposição desses segmentos em busca de uma educação de qualidade centrados nos objetivos da jornada.
A experiência pedagógica do palestrante Paulo Padilha, Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP, por sua vez, interagindo com o público, correspondeu satisfatoriamente à expectativa de todos pela dinâmica e os conteúdos apresentados, todos eles seguindo a linha de libertação do grande educador brasileiro Paulo Freire.
Não foram poucos os elogios proferidos quanto à qualidade dos lanches servidos no final do evento, acompanhados de um show de vozes e violão do animador Gil Martins que fez o público sorrir, cantar e dançar com um excelente repertório mesclado de música, poesia cabocla e humor muito apropriado ao evento, tanto na abertura como no encerramento dos trabalhos.
Paramirim, 09 de fevereiro de 2017
Domingos Belarmino da Silva