17.9 C
Paramirim
26 de novembro de 2020
Início Caatinga Mandacaru em Flores

Mandacaru em Flores

Flores do Mandacaru

O mandacaru (Cereus jamacaru) é uma das mais conhecidas espécies da Caatinga brasileira. Ele é da família dos cactos, tem por todo o seu corpo uma quantidade enorme de espinhos, espinhos esses que são suas folhas. “Geralmente espinhos são estruturas modificadas. Nas cactáceas os espinhos, por exemplo, são catafilos (folhas modificadas, com menor grau de organização que folhas comuns) para evitar perda d’água” (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Espinho). O mandacaru costuma lançar as flores após as primeiras chuvas, sempre no período da noite. A pessoa que desejar ver uma flor aberta do mandacaru só conseguirá com o auxílio de uma lâmpada.

Flagramos esse lindo mandacaru em uma noite de verão na Sede do Município de Paramirim Bahia. Veja quantas flores a majestosa planta possui.

Um ditado popular muito usado pelo povo do Nordeste quando está diante de uma pessoa avarenta: “Você é igual a mandacaru, não dá sobra e nem tão pouco encosto”.

Uma curiosidade do Mandacaru: “Você sabia que do mandacaru se retira tábua? Aqui na região de Paramirim os fabricantes de rapadura usam da madeira desse cacto para confeccionarem os compartimentos para a secagem do produto”.

Aperte aqui para saber mais sobre o mandacaru.


Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos