20.8 C
Paramirim
20 de outubro de 2020
Início Caatinga Jitirana Cabeluda Merremia aegyptia

Jitirana Cabeluda Merremia aegyptia

Família Convolvulaceae

Merremia aegyptia (L.) Urb.

N.V.: batatão-roxo, jetirana, jetirana-cabeluda, jitirana, jitirana-cabeluda, jitirana-de-batata, mata-me-embora. Espécie herbácea anual que se desenvolve em todo o País, como planta espontânea ou cultivada, em função dos atributos ornamentais que a planta oferece. Ocorre com frequência em áreas ocupadas com fruticultura. Hospedeira damosca-branca Bemisia tabaci raça B, que transmite begomoviroses para a cultura do tomate e repolho. Fornece néctar para abelhas-europa e pólen para abelhas nativas do gênero Trigona. Apresenta caule do tipo trepador volúvel, muito ramificado, cilíndrico, verde ou com pigmentação avermelhada, revestido em toda a sua extensão por intenso indumento de pelos rígidos. Folhas alternadas, longo-pecioladas e como limbo recortado até a inserção do pecíolo em 5 segmentos, simulando uma folha composta. Os segmentos apresentam formato diferente dentro da mesma folha, no entanto, todos tendem para a forma lanceolada com margem inteira. Inflorescência axilar do tipo dicásio, constituída por um longo eixo que se divide em 2 eixos secundários encimados por flores, todos revestidos por pilosidade semelhante à dos ramos. Flores compedúnculo piloso, cálice com5 sépalas soldadas e persistentes no fruto, sendo 3 delas pilosas, corola de tubo reto, largo e com 5 lobos sinuosos, de coloração branca. Androceu com 5 estames e gineceu com estigma bilobado, inclusos no tubo. Fruto seco do tipo cápsula orbicular, achatada na base e levemente estreitada em direção ao ápice, rodeada pelas 5 sépalas, sendo 3 externas pilosas e 2 internas glabras. Esta espécie diferencia-se das afins pela morfologia da folha, que apresenta sempre 5 segmentos desiguais commargens inteiras, sendo que um ou dois segmentos se destacam pelo ápice longo e estreitado. Acrescenta-se ainda que a base dos segmentos não simula pseudopecíolos, o que acontece em M. macrocalix. Propagação por meio de sementes.

Fonte do Texto: www.fmcagricola.com.br

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos