deneme bonusu
Irrigantes se reúnem para discutirem problemas relacionados à atividade | .: Focado em Você :.
21.6 C
Paramirim
20 de abril de 2024
Início Paramirim Irrigantes se reúnem para discutirem problemas relacionados à atividade

Irrigantes se reúnem para discutirem problemas relacionados à atividade

Os proprietários de terra das margens do Rio Paramirim se reuniram, na noite do dia 14 de novembro de 2013, no salão da Câmara de Vereadores de Paramirim, para discutirem os problemas que atingem a atividade. Três pontos foram abordados: o fortalecimento da Associação dos Irrigantes, a legalização da atividade junto aos órgãos e a questão do baixo volume de água da Barragem Zabumbão.

Três entidades mediaram a reunião: a Secretaria de Agricultura, a EBDA e a direção da Associação dos Irrigantes.  Sílvio Netto das Neves Filho explanou sobre os problemas relacionados às multas que alguns proprietários de terras receberam do CREA e também explicou sobre as novas normas relacionadas ao meio ambiente e as propriedades rurais. Anselmo Barbosa Caires mostrou os dados atuais da Barragem Zabumbão e comentou sobre a possível interrupção da água para a agricultura. Jurandir Martins falou da importância da mudança do tipo de irrigação, disse também que os proprietários precisam produzir.

A reunião foi muito produtiva. Muitos pontos abordados. Fortalecer a Associação para um melhor aproveitamento dos nossos recursos é de suma importância. Produzir com tecnologia e respaldado por agrônomos experientes poderá fazer com que o nosso Município se transforme em um polo de produção. Notamos que os pensamentos estão se convergindo para um único foco: produzir com tecnologia. O tema central ficou solto no ar: “Pode ou não pode irrigar por inundação?”. Cedo ou tarde alguém haverá de dizer: “De hoje em diante, irrigação por inundação não poderá mais”.  Outro ponto que ficou solto foi sobre a água que ainda pode ser gasta pelos irrigantes. Como gerir os 2.5 milhões de metros cúbicos que ainda podem ser soltas? Foi feito um pedido para que se use a água de forma racional. Fica uma pergunta: “Se até hoje não se fez, será que agora se fará?”. Outros pontos que deveriam ser posto em discussão: é viável a criação de bovinos as margens do Rio? As terras trabalhadas com culturas seriam mais vantajosas?

Conversamos com o Vice-presidente da Associação dos Irrigantes, o senhor Osório dos Anjos, indagamo-lo sobre quantos possíveis membros a Associação tem, ele nos disse que fica em torno de duzentos e noventa. Colocamo-nos a pensar: “Na reunião deveria ter cerca de setenta pessoas, dessas vinte não possuem sequer um metro de terra na parte em questão. De duzentos e noventa participam apenas cinquenta em uma reunião de estrema importância não parece pouco? Ou será que os proprietários ainda não se deram conta que o problema é bem mais sério do que eles imaginam?”.

Como diz um velho ditado: “Até resolver todas as pendengas muita água passará por baixo da ponte”. Mas o nosso grande problema é não ter chuva para fazer com que o rio encha e passe por sob as pontes. Vamos rogar a Deus.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

2 COMENTÁRIOS

  1. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

    Art. 26. Incluem-se entre os bens dos Estados:

    I – as águas superficiais ou subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito, ressalvadas, neste caso, na forma da lei, as decorrentes de obras da União.

    Isso quer dizer, óbvio, que o Rio Paramirim é um patrimônio público, e não, de um grupo de proprietários rurais do seu entorno, como vem sendo absurdamente admitido até hoje.

  2. Merece destaque a solução apontada por Jurandir Martins que falou da importância da mudança do tipo de irrigação para evitar o desperdício, como também enfatizou a necessidade dos proprietários produzirem para justificar a utilização das águas públicas e propiciar oferta de produtos à população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos

https://www.fapjunk.com https://fapmeister.com
200 tl bonus veren siteler bonus veren siteler deneme bonusu salutepalace.com seabahis giriş seabahis seabahis