35.6 C
Paramirim
27 de setembro de 2020
Início Paramirim Importância estratégica da construção da BR 122 entre Caetité, Paramirim, Seabra, região...

Importância estratégica da construção da BR 122 entre Caetité, Paramirim, Seabra, região de Irecê e Juazeiro para a logística da região do semi árido baiano

BR 122 / Foto: (http://blogdeourolandia.blogspot.com.br)

Recebemos esta notícia de um dos nossos visitantes, o nome assinado na mensagem foi João:

Na notícia abaixo é citada a importância estratégica da construção da BR 122 entre Caetité, Paramirim, Seabra, região de Irecê e Juazeiro para a logística da região do semi árido baiano:

Documento indica projetos de infraestrutura e logística essenciais para o desenvolvimento do Nordeste
Publicado em 2 agosto 2012 – 21: 06 pm
Reprodução

O secretário de Planejamento da Bahia, Sergio Gabrielli participou da reunião que debateu o assunto no MA

Projetos de infraestrutura e logística considerados prioritários para o desenvolvimento do Nordeste foram elencados em um documento elaborado pelos secretários do Planejamento dos estados nordestinos, que se reuniram nesta quinta (2), em São Luís (MA), em evento realizado no âmbito do Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan). O documento será entregue ao governo federal, uma vez que os projetos selecionados visam a inserção do Nordeste nos planos nacionais de logística de transportes, infraestrutura energética e redes de dados e comunicação. Na reunião ficou definido que, na próxima semana, os secretários do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, e da Paraíba, Gustavo Nogueira, irão ao Rio de Janeiro entregar ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) uma cópia da agenda de trabalho comum dos estados do Nordeste. O documento também será entregue aos ministros dos Transportes, da Integração Nacional e do Planejamento, nas comissões pertinentes da Câmara Federal e do Senado, na Sudene e no Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e, ainda, cópias serão encaminhadas para deputados e senadores.

O secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, observa que, do conjunto de ações elencadas, muitas refletem diretamente no estado. É o caso, por exemplo, da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que visa a recuperação da malha ferroviária no Estado da Bahia e construção do acesso ao Porto de Juazeiro e aos trechos Camaçari-Aratu e Itatim-Feira de Santana-Santo Amaro. “Com um custo previsto de R$ 460 milhões, a obra propiciará a diminuição dos custos logísticos e atração de investimentos produtivos em toda a extensão do projeto, com forte impacto sobre o semiárido”, destaca. Outro investimento que tem rebatimento direto na Bahia é a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), cuja construção a ligará ao Porto Sul e à Ferrovia Norte Sul. O valor orçado é de R$ 4,3 bilhões. A obra, executada pela Valec (governo federal) será o principal corredor de exportação e importação do Estado da Bahia, além de integrar seu território do litoral ao cerrado e ao Centro-Oeste do país.

O documento também contempla estradas, a exemplo da implantação dos trechos faltantes da rodovia BR-122 e requalificação, entre Paramirim e Boninal, América Dourada e Juazeiro. “Esta intervenção traz melhorias na conexão rodoviária entre o Maranhão, Piauí, Ceará, oeste de Pernambuco, semiárido da Bahia e centro sul do país, reduzindo os custos logísticos e atraindo investimentos produtivos”, enfatiza o titular da pasta do Planejamento da Bahia.

http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2012/08/03/documento-indica-projetos-de-infraestrutura-para-o-desenvolvimento-do-ne

Mapa da BR 122:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1495751

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

6,001FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos