22.5 C
Paramirim
27 de novembro de 2022
Início Paramirim Homenagem de Antônio Gilvandro a Carmiranda Celestina de Aguiar

Homenagem de Antônio Gilvandro a Carmiranda Celestina de Aguiar

Mestra Amiga

Partiu , nesta semana, para o céu, a nossa amiga Carmiranda Celestina de Aguiar. Professora, apóstola, missionária, assistente social, enfermeira, mãe, tudo isto é a série de qualidades que compunha a vida dessa extraordinária mulher. Nascida na comunidade de Barra de Água Quente, ainda, na sua juventude, mudou-se, com seus tios e única irmã, para o povoado do Cipó de Paramirim. Foi aí que ela exerceu suas múltiplas e humanísticas funções. Tendo apenas o curso primário incompleto, mesmo assim reunia em si todas as vocações aqui apontadas. De primeiro, começou a transformar a face daquele novo Povoado, até então árido e inóspito, fazendo-o um Cipó verdejante e florido. Suas ações benfazejas encantavam-nos! Era mestra porque ensinava a todos, pela palavra e pelo testemunho, “formando a consciência do povo”, como preconizava o ilustre pedagogo Paulo Freire. Era apóstola porque procurou o tempo todo viver o amor, em toda sua amplitude. Era missionária porque, incansavelmente, apontava Jesus como a única e eficaz solução para todos os problemas da humanidade. Era assistente social porque buscava a promoção integral de todos os irmãos. Era enfermeira porque mitigava os sofrimentos, aliviava as dores e curava as feridas de todo o tipo, que se abriam no corpo e na alma de alguém. Era mãe porque gerou pelo coração um sem número de filhos que ela preparou para a cidadania. Era uma católica com C maiúsculo, não se permitindo ser qualquer dondoca que usa Jesus Cristo e a Igreja para autopromoção, mostrando uma religião como se fora um refugium peccatorium, uma fuga, um passatempo ou coisa que o valha!
Por isso afirmo, com todas as tintas, que Paramirim ofertou a Deus uma joia de seu tesouro, qual seja essa humilde e insigne mulher, patrimônio valioso de nossa cultura, da educação, da fé e da caridade.
Parabéns, Cármen, você, sem dúvida alguma, deixou rastros indeléveis no chão de tantas vidas! Afinal de contas, você somente respirou, transpirou e viveu o amor!
Lembrando o espanhol São João da Cruz: VOCÊ FOI SALVA PELO AMOR!

Antônio Gilvandro Martins Neves
Advogado
Paramirim-Bahia

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabens Gilvandro! seu comentário sobre a vida Camiranda, ilustra a historia desta altaneira, que com seu exemplo e humildade ensinou a todos nós a amar Jesus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos

O Brasil é um país violento?

Plantando Baobá No Sertão Da BAHIA

Em Busca Do Pássaro Raro

Circo E Suas Boas Resenhas