26 C
Paramirim
1 de março de 2021
Início Paramirim FPI do rio São Francisco denuncia irregularidades no sistema de irrigação de...

FPI do rio São Francisco denuncia irregularidades no sistema de irrigação de Paramirim

Fonte: Ascom Crea-BA

Prestar contas dos serviços realizados pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do rio São Francisco, fortalecer a parceria com os órgãos que a integram e denunciar irregularidades no sistema de irrigação de Paramirim. Estes foram assuntos discutidos na reunião realizada entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA), Ministério Público e o Secretário de Agricultura da Bahia, engenheiro agrônomo Eduardo Sales, no dia 29 de janeiro.

Na ocasião, foram apresentados os projetos da FPI previstos para 2013 e reafirmada a participação da Secretaria de Agricultura nas operações de piscicultura e agrotóxicos, semelhante às que foram realizadas em 2012, em Paulo Afonso e Juazeiro. A última fiscalização, ocorrida em outubro na região de Paramirim também foi relatada ao secretário. Entre os problemas enfrentados pelas equipes se destaca o uso de recursos hídricos oriundos da barragem de Zabumbão, com utilização de sistema de irrigação por inundação.

De acordo com José Augusto Queiróz, assessor de relações institucionais do Crea, foram identificadas 169 propriedades utilizando água irregularmente e prejudicando o abastecimento das cidades de Rio dos Pires e Caturama. “Sugerimos a implantação de um sistema de irrigação pressurizado para atender todas as propriedades. É adequado, econômico e eficaz”, garante.

Além da irrigação irregular foi identificada a falta de profissional habilitado e receituário agronômico nos empreendimentos, compactação do solo pelo sistema de inundação, ausência de cadastro na Adab e de Certificado Fitossanitário de Origem – CFO nas propriedades.

Os técnicos da FPI realizarão de 26 a 28 de fevereiro um encontro em Paramirim para discutir com os produtores o novo método de irrigação. Outras reuniões serão promovidas durante todo o ano com os gestores dos órgãos que integram a fiscalização.

Nadja Pacheco

 

Fonte: Ascom Crea-BA

Link visitado no dia 22/02/2013: http://www.creaba.org.br/noticia/1389/FPI-do-rio-Sao-Francisco-denuncia-irregularidades-no-sistema-de-irrigacao-de-Paramirim.aspx

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos