deneme bonusu
ESCOLHA: ZABUMBÃO OU RIO DA CAIXA? – Por Antônio Gilvandro | .: Focado em Você :.
20.2 C
Paramirim
24 de abril de 2024
Início Paramirim ESCOLHA: ZABUMBÃO OU RIO DA CAIXA? - Por Antônio Gilvandro

ESCOLHA: ZABUMBÃO OU RIO DA CAIXA? – Por Antônio Gilvandro

Ainda no clima do Dia Mundial da Água, quero esclarecer que não sou contrário ao direito impostergável de um povo, notadamente, o uso da água, que é um recurso ambiental essencial para a finalidade de vida da população. O que não posso admitir é que este valiosíssimo bem seja usado como trampolim político e autopromocional como é o que acontecendo como esta da Barragem do Zabumbão. Desde que ela passou a existir, criou-se uma ameaça à extensão de seu atendimento. É sabido que ela já atende a quatro Municípios com suas respectivas Comunidades, o que torna-se suficiente para uma considerável assistência. Entretanto, vem-se levantando polêmica para estendê-la aonde achar que devam! Ora, se só houvesse este manancial para atender o povo, ribeirinho da Bacia do Paramirim, seria eu um dos defensores, já que sei que a prioridade da água é, em primeiro lugar, o consumo humano e a dessedentação animal. Mas há outras opções tão fortes como o Zabumbão, que a governança faz ouvidos moucos à sua realidade. Como é sabido, o Rio Paramirim, a jusante desta Barragem, possui expressivo número de afluentes que, juntando-se uns aos outros, formar-se-iam aquilo que o espanhol Francisco de Orellana chamou o Amazonas: o Mar Dulce do alto sertão da Bahia! Para citar apenas alguns de seus tributários, a começar riachos, vemo-los o Riachão, o da Espora, o do Jacaré, o do Novato, o da Caieira, o do Mocambo, o de Quincas Belo, o de Baraúnas, até se chegar ao Rio do Pires e ao caudaloso Rio da Caixa! Só este bastaria para atender a premência de todo um povo! As autoridades governamentais fingem ignorar essa possibilidade, querendo desviar a água do Zabumbão, através de uma adutora que, num futuro não longínquo, secará o lago artificial sonhado, há mais de 80 anos! Por que não investir esses recursos na Barragem do Rio da Caixa?! O caso tal é aquele de “pescar o peixe de aquário”, ou seja, “pescar o peixe pescado”! É mais fácil, mas não é mais digno!!!

Texto: Antônio Gilvandro Martins Neves.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos

https://www.fapjunk.com https://fapmeister.com
200 tl bonus veren siteler bonus veren siteler deneme bonusu salutepalace.com seabahis giriş seabahis seabahis