29.5 C
Paramirim
25 de fevereiro de 2021
Início Paramirim ENEM: SEGUNDA FASE - Por Antônio Gilvandro

ENEM: SEGUNDA FASE – Por Antônio Gilvandro

Passei defronte ao Colégio Ulysses Britto, bem no momento em que aglomeravam os participantes do ENEM, com vários ônibus enfileirados, o que causavam uma reação interior de felicidade, a quem assistiu ao espetáculo culto-educacional. Domingo como hoje, 6.121.363 inscritos no Brasil, só na Bahia 444.744, terceiro Estado do País. Senti grande satisfação, pois vi o número expressivo que optará para ser no amanhã um universitário da área que lhe é por vocação. É um gesto heroico porque vislumbra um futuro promissor para nossa Pátria. Segui a rodada até que cheguei à Praça Santo Antônio. Defrontei-me com outra surpresa! Dois jovens, de aparência pobre, estavam agachados e com as mãos para o alto, sendo interpelados por policiais. Não quero julgar o ato e não sei o que eles praticaram entretanto, dois eventos, o de lá e o de cá, chamaram à reflexão. Será que aqueles dois moços que estavam entrevistados por policiais souberam do ENEM? Será que ninguém os estimulou para que eles procedessem ao exame ou, por pecado de omissão, nem sequer levamos adiante a boa nova? Será, quem sabe, que os dois poderiam ter um futuro brilhante, se lhes déssemos a oportunidade? Se lhes estendêssemos a mão, com certeza, eles não passariam esta situação vexatória! Lembro-me das palavras do Papa Pio XII que proclamou:” Muitas pessoas se tornaram ruins porque não foram suficientemente amadas.” É estigma da desigualdade social que fragiliza a vida de tantas esperanças que poderiam tornar- se dignas realidades. “Estamos em um País onde todos são iguais mas vivemos submergido em total desigualdade social. Um axioma jocoso traduz essa realidade:  “UM MORA NA RUA DO MEIO, OUTRO NO MEIO DA RUA. “(Jessier Quintino)

Texto: Antônio Gilvandro Martins Neves.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos