31.6 C
Paramirim
28 de julho de 2021
Início Paramirim Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Hoje 15 de junho celebra-se em todos os países do Planeta o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa que foi reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 2011. Representa um dia do ano em que o mundo inteiro manifesta sua oposição aos abusos e sofrimentos infligidos a algumas de nossas gerações mais velhas. É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o universo e que merece a atenção da comunidade internacional. Numa cidade cada vez mais envelhecida, os Idosos são esquecidos e sujeitos a maus-tratos físicos e psicológicos por meio de familiares, pelos serviços de acolhimento e pela sociedade em geral, além da dilapidação patrimonial e financeira. Parar os abusos verbais, emotivos, financeiros e corporais e promover a integração e o bem- estar do idoso são os desafios lançados pela celebração desta data. Quando se propõe distinguir um dia a ser dedicado a uma classe, uma situação, a um gesto histórico, a um personagem, é para convocar o povo a refletir aquilo de que se trata. É um chamado para nos despertar da letargia e, a partir daí, tomarmos ou fazermos uma revisão de atitudes! É preciso despir de nossa cultura que o idoso é inservível, que só presta pela aposentadoria que percebe ou pelo patrimônio que se lhe pode repassar! O Idoso não é trapo, até porque é errado chamá-lo de “velho”! Exemplo disto comemoramos ontem a festa de Nhá Chica que faleceu aos 87 anos em pleno vigor missionário caritativo! Que falar do Papa Francisco, 84 anos, numa missão mundial desafiadora que vem encantando o mundo com sua coragem de conduzir uma Igreja que desceu do trono do Vaticano para misturar- se com os pobres mais pobres! Ele, um idoso na ativa, proclamou neste Dia: ” Os Idosos São Um Tesouro Precioso.”  Ora, se o são, defendamos-lhes e não lhes exploremos, sob aspecto nenhum!!! O artigo 9 do Estatuto do Idoso dispõe: “É obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida…”

Texto: Antônio Gilvandro Martins Neves.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos