29.5 C
Paramirim
25 de fevereiro de 2021
Início Paramirim Dia Mundial da Religião - Por Antônio Gilvandro

Dia Mundial da Religião – Por Antônio Gilvandro

O MUNDO É  PLURAL.                   

O calendário, neste 21 de Janeiro, aponta-nos a celebração do Dia Mundial da Religião e Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Dois assuntos que se entrelaçam e são profundamente palpitante! O que é Religião? É por onde Deus se comunica com a humanidade. É a resposta humana ao apelo de Deus. Em qualquer uma, o que a segue deve saber o seu significado e o seu objetivo. Entretanto, nem todos de nós a levamos a sério e, muitas vezes, usamo-la como um passatempo, um hobby ou um meio para encobrir as nossas conveniências. Para quem conhece a história, mesmo aquela relatada na Bíblia, sabe que a intolerância religiosa não é um fenômeno dos nossos dias A diferença é que hoje a intolerância atingiu níveis nunca imaginados. As razões que levam a essa atitude são muitas e conjugadas. Diante disto, o mais importante não é propriamente o diagnóstico, mas a partir dele, encontrar caminhos para contribuir na superação desta verdadeira chaga que afeta praticamente toda a humanidade. A superação ou, ap menos, o abrandamento da intolerância exigirá um esforço de todos, partindo do pressuposto de que ” Deus é Pai de todos” e que, por isso mesmo, todos somos irmãos , como nos diz a Epístola de Paulo aos Efesios 4,6. Infelizmente ou propositadamente, tantos insistem em pregar um Deus de si próprio, o que fere frontalmente o princípio da Liberdade Religiosa. Foi em 1890 que a primeira Lei foi aprovada sobre essa Liberdade. O mundo tecnocrata aliena e luta por vender ilusões a corações desavisados. Porém a liberdade de pensar e sentir ainda é ideal de muitos. A Constituição Federal garante a liberdade quanto à cor, ao credo, à consciência e outros pontos fundamentais, como dispõe o artigo 5,VI. Por que, então, brigar-se por um mesmo Deus? Adverte-nos Mahatma Gandhi:” As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?”

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos