26.6 C
Paramirim
27 de novembro de 2022
Início Nota de Falecimento COMPADRE JOÃO VICENTE - Por Antônio Gilvandro

COMPADRE JOÃO VICENTE – Por Antônio Gilvandro

COMPADRE JOÃO VICENTE. Aqui deixo registrada a minha singela homenagem a esse meu querido Compadre que ontem partiu. Partiu, sim, para o seu merecido lugar! Trabalhador rural, desde as suas origens, exerceu esta sua missão, juntamente a seus pais, Alípio António Pereira e Maria da Glória Gonçalves. Dedicou-se ao trabalho do campo e, muito especialmente, à vaquejada. Sobre o lombo do cavalo adestrado, ele notabilizou-se, enfrentando os desafios que se lhe vinham à frente. Como dizia Euclides da Cunha: “Se uma rês alevantada enveredasse, esquiva, adiante, pela caatinga garranchentas, ou uma ponta de gado, ao longe, se trasmalha, ei-lo em momentos transformado, gravando as esporas de rosetas largas nas ilhargas da montaria e partindo como um dardo, atufando-se velozmente nos dédalos inextricáveis das juremas. “Era esta a missão que ele abraçou, desde criança, ao lado de intemeratos vaqueiros como seu tio Sozé, o velho João Vaqueiro, o valente Biú, José e António Honorato, Manuel Cândido, da Conceição, e seus filhos, Raul e Edson, das Almas, Alcides, Martiniano e irmãos, Deraldo Batista, Fidelcino e Ramalho, velhos experientes e novos Vaqueiros, formando uma verdadeira família coberta com o gibão de couro, a dar mais vida à solicitude dos Campos intrincados. Dessa forma, Compadre João constitui esse vulto eminentemente histórico que, com os destemidos Companheiros, ministraram a cultura do campo com seu trabalho meritório que é uma honra para Paramirim. Nascido e vivido na zona rural, dali tirou o seu sustento e formou a família de 9 filhos, que constituem 9 joias do tesouro paramirinhense: cada qual de seus filhos são cidadãos e cidadãs que compõem a plêiade de pessoas de bem de nosso Município. Portanto, razões inúmeras temos para agradecê-lo! Pelo grande homem que ele foi, pelo filho e irmão que ele testemunhou, pelo esposo e pai que ele demonstrou, pelo amigo que ele provou, pelo Compadre que ele tanto estimou, como no meu caso, escolhido que fui para ser Padrinho de António, seu filho caçula, o que muito me honra… Assim, diante dessa figura, de notável valor sob todos os aspectos, temos o orgulho da convicção de que esta terra de Santo António, o nosso Padroeiro a quem ele tanto amava, possui em seu seio e em sua história um Herói que ontem partiu para a sua merecida morada no céu, aos 102 anos de idade, pois nascera em 1919, e que por aqui passou essa vida centenária a promover o bem, a bondade, a simplicidade, a empatia, e, acima de tudo, o amor. Ainda bem jovem experimentara a perda inesperada de seu pai, Alípio, repentinamente fulminado por um mal súbito, quando levantava uma cerca, em janeiro de 1955, e que superou tudo, levando a vida para frente! Aliás, volto a repetir: Compadre João Vicente foi um verdadeiro Herói, cuja arma mais potente por ele usada foi o AMOR! Portanto, resta-nos aplaudi-lo de pé, pela heroicidade de suas virtudes!  A Bíblia em 1 Tessalonicenses 5, 18, assevera: EM TUDO DAI GRAÇAS …

Texto: Antônio Gilvandro Martins Neves.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos

O Brasil é um país violento?

Plantando Baobá No Sertão Da BAHIA

Em Busca Do Pássaro Raro

Circo E Suas Boas Resenhas