Uma marca dos festejos em louvor a Santo Antônio em Paramirim é a realização na tarde do dia 10 de junho da tradicional Cavalgada dos Antônios. Os anos vão se passando, a cultura em ebulição, novas necessidades vão surgindo, todavia algumas das nossas marcas crescem no decorrer desse sinuoso caminho.
O vaqueiro Antônio de Amâncio a carregar a imagem do Padroeiro, sempre à frente, vestido a caráter, sobre um bonito cavalo conduz toda a comitiva para uma apresentação percorrendo ruas e avenidas da Sede. Os homenageados da noite vêm de várias comunidades, referência marcante a vaqueirama do Grama, Kau trás consigo seus bois dóceis.
Nesse meio se junta os já de idades aos jovens chegando até as crianças. Há montarias de vários tipos e qualidades, passa o mangalarga, os pôneis e muitos pangarés. A festa é do povo, a beleza está na diversidade das formas.
Com tanta gente, com tanta animação, a nós que olhamos de fora e que acompanhamos já há algum tempo sentimos a necessidade de uma melhor organização. Faltou às amazonas a carregar as bandeiras: Brasil, Bahia, Paramirim e outras. As duas filas se transformam em várias outras, cavaleiros em disparada. Em certo tempo um espaço vazio, o povo se dispersa, passando alguns minutos mais um comboio vem atrás. Paremos por aqui, o dia é de festa, vamos festejar, esqueçamos nossos erros por enquanto.
O que nos alegram é ver a participação das crianças, a alegria nos rostos, o sorriso. O exemplo nós temos que dá. Quando se entra em um desfile, o respeito aos espectadores deve ser maior do que a folia da farra. Se nos mostramos aos nossos filhos uma falsa alegria, uma alegria nascida do álcool, o que será do futuro deles se o espelho somos nós.
A Cultura nossa ainda vive latente, pulsa forte, grita por carinho e zelo. Que no próximo ano façamos algo que possa encher os olhos dos que assistem e de alegria sadia aos participantes. Foi bom, mas poderia ter sido bem melhor.
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.
Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.
EEEEEEEEEEEEHHHHHHHHHHAAAAAAAAAA!!!! Segura peão!!!!!! Olêlêiiii, Olêlê iiii…..