26.8 C
Paramirim
3 de março de 2021
Início Paramirim Batendo a Laje em Vídeo

Batendo a Laje em Vídeo

Construção Civil

Batendo a Laje em Vídeo:

A tradição de bater a laje no interior da Bahia

Aqui na região do Vale do Paramirim, na Chapada Diamantina, interior da Bahia, uma tradição que ainda vive latente em nossa cultura parece que não tem tempo predeterminado para se acabar. Você já ouviu falar em “Bater a Laje”? Todo prédio possui suas lajes. Após erguer o primeiro piso, precisa bater a laje para passar a construção do primeiro andar e assim sucessivamente. Nesta fase é que entra a farra. Geralmente, a laje é batida em um domingo, começa nas primeiras horas do dia. Antigamente, o serviço era mais pesado, os andaimes eram feitos de madeiras, o concreto era preparado em masseiras no chão com o uso de enxadas. Nos atuais dias, com o uso de máquinas, como betoneira, e dos andaimes de ferro, o trabalho ficou um pouco mais leve e com menos risco. A quantidade de trabalhadores que é usada fica em decorrência do tamanho da laje e da altura dela do chão. Nessas horas é de grande falatório, muita alegria, alguns trabalham até cantando. Os operários ganham o dobro de um dia normal, o serviço acaba quando termina de concretar toda a laje. Após o término, uma gostosa feijoada é servida aos trabalhadores, acompanhada por uma boa aguardente (pinga) e muita cerveja gelada.

Artigo anteriorA planta Malva
Próximo artigoVídeo da árvore Coité
Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos