25.5 C
Paramirim
25 de outubro de 2020
Início Caatinga Algodão de Seda na Caatinga

Algodão de Seda na Caatinga

Fotografamos a planta conhecida por Algodão de Seda (Calotropis Procera). Tiramos as fotos da folha, do fruto, das flores, das painas com as sementes, do inseto que adora conviver com a planta, e claro, da planta.

O texto que segue abaixo tem como fonte (http://saude.abril.com.br/edicoes/0288/medicina/conteudo_296122.shtml). Foi visitado no dia 31-08-13.

Nomes populares: algodão-de-seda, ciúme, janaúba e paininha-de-seda.

Onde se encontra: em várias partes do globo.

Características: planta arbustiva, chega a 3 metros de altura. Ramos, folhas e frutos soltam um látex branco que flui abundantemente quando se rompem os tecidos.

O texto que segue abaixo tem como fonte (http://www.blogdoglauber.com.br/2011/10/20/plantar-algodao-de-seda-um-artigo-de-gilberto-brito/). Foi visitado no dia 31-08-13.

Plantar “Algodão de Seda”, um artigo de Gilberto Brito

Algodão de Seda, Flor de Seda, Leiteiro… Janaúba. Cientificamente, “Calotropis Procera”.

Assim é conhecida a “perigosa” espécie vegetal que chegou ao Brasil, via Recife, no início do século passado, como planta ornamental.

É nativa da África e Península Arábica; adaptável em locais de precipitação entre 100 a 1.500 mm/ano, pouco importando a altitude, e mesmo em solos pobres, arenosos e ácidos, além de se multiplicar por sementes, que são abundantes e tocadas pelo vento.

Com tais características, chegou, gostou e se multiplicou nos mais diversos cantos do sertão.

Por ser coberta de cerosidade e ao ter qualquer parte rompida libera um látex branco, bastante tóxico, é tida e havida como praga, afora ser invasora, o que exige a sua erradicação por meio de foice e facão, bem mole que é a sua madeira.

Rotineiramente seca, e quando as chuvas acontecem é entre outubro/março, a região semiárida exige, anualmente, que a partir de agosto os rebanhos recebam complementação de forragem, senão uma verdadeira “salvação”.

Comprometidos com o campo, profissionais da EMBRAPA Pantanal e da EMATER-RN, cientes das características do Algodão de Seda, cortaram e trituraram exemplares e secaram o material exposto ao sol por 48 hs, fazendo desaparecer a quase totalidade da toxina, para daí obterem bom alimento animal, na modalidade feno, a ser servido em níveis de até 33% do volumoso, em substituição a outros gêneros.

Em tomando conhecimento desta simples, grandiosa e consequente descoberta, acredito ser da maior importância a sua divulgação, especialmente para que produtores rurais e organismos diversos, a exemplo de sindicatos e associações rurais, à frente a própria EBDA, que tanto contribui para o desenvolvimento rural do nosso estado, a transforme em verdadeira “salvação de lavoura”, quer por meio de palestras e aulas práticas, quer pela distribuição de DVDs adredemente elaborados, desde quando tão avançada a tecnologia e acessíveis os equipamentos eletro-eletrônicos.

Gilberto Brito, ex-prefeito de Paramirim, ex-deputado estadual (PR-BA) e delegado de carreira.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

2 COMENTÁRIOS

  1. Se possível gostaria de tirar uma dúvida sobre a planta de seda. Trouxe umas sementes do nordeste (Natal-RN e as plantei em Curitiba-Pr. A planta cresceu até uns 2 metros, ficou vistosa e deu flores, mas não deu os frutos, aquelas bolas com sementes e sedas dentro. Gostaria de saber o por quê e se tem alguma coisa a ver com o clima frio.
    Se alguém me responder, agradeço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos