28.7 C
Paramirim
16 de maio de 2021
Início Paramirim AINDA A PROFESSORA CRESCENCIA LEÃO - Por Antônio Gilvandro

AINDA A PROFESSORA CRESCENCIA LEÃO – Por Antônio Gilvandro

Ontem, falei desta Mestra, achando por bem lembrar de uns fatos de sua fecunda vida. Lembrar a Mestra Crescencia é reportar à sobriedade encantadora, à serenidade admirável que governou sua vida. Como foi dito, ela ” educou para a responsabilidade”, como diria a pedagoga Maria Junqueira Schmidt. O tempo todo ela procurou educar pelo exemplo. Aliás, foi uma postura além do tempo. Disse, em tempos de hoje, Simone Monteiro que ” Dar exemplo não é a melhor forma de educar … é a única!” Pelo seu modo de ser, ela transmitia, mesmo no silêncio, um dos elementos mais significantes de sua proposta de auto- conhecimento, como disse-o, há bem pouco tempo a escritora Clarice Lispector. Apesar de lecionar na zona rural, a vida toda, nunca deixou de sobressair sua elegância. Ministrava aulas, até calçando meias finas! No trato com suas alunas, ela as chamava de “Senhora!” Jamais se dirigia a nenhuma com a palavra “você” ou “tu”! Não era para impor distanciamento. Era um jeito de elevar, mais ainda, o padrão moral de suas pupilas. Levava-as ao engenho de rapadura logo ao fundo e ali mesmo orientava a meninada como tratar aquela gente humilde que lidava com a cana de açúcar. Destaco entre tudo, a sua superioridade moral, quando do conflito entre seu irmão Felipe Cardoso x Cel Chiquinho Brasil, iniciado em 1912, onde ela nunca misturou esse problema político com a educação. Recebia alunas de todas as opções ideológicas sem coagi-las, sobrepondo-se a dignidade educacional a qualquer politicagem ou mesquinharias Por inúmeras outras razões, curvei- me sempre ante a figura dinâmica e estoica de uma Mestra que semeou no chão paramirinhense a Educação, no seu mais admirável fulgir! Ela já pensava naquelas priscas eras como, nos tempos modernos asseverou a filósofa alemã de origem judaica Hannah Arendt: “A ESSÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS É O DIREITO A TER DIREITOS”.

Texto: Antônio Gilvandro Martins Neves.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos