23.7 C
Paramirim
7 de março de 2021
Início Paramirim Água da Barragem Zabumbão é Solta Para Perenizar o Rio Paramirim

Água da Barragem Zabumbão é Solta Para Perenizar o Rio Paramirim

Balneário do Rio Paramirim, Manhã de 06/05/2012

O Balneário do Rio Paramirim estava muito lindo nos dias 05 e 06 de maio de 2012, a água passava por sobre a ponte num ritmo frenético e intenso. Alguém que não conhecesse a nossa região logo indagaria: “Mas os Municípios baianos não estão em estado de calamidade pública por causa da falta de água? Agora vejo um mar de água doce, isto aqui não é a Bahia.”. Os Municípios estão sim em calamidade, mas aqui existe a Barragem Zabumbão, hora e meia alguém manda que se abra a comporta para perenizar o leito do Rio. Vendo aquele grande volume de água descer sem rumo, sem dono e sem valor rio abaixo, num estado em que a nossa região se encontra, faz doer o coração. O Órgão que gerencia a Bacia do Paramirim usa do pior e mais dispendioso método para levar água a pontos onde não a tem. O quanto de água não fica embebido no solo, o quanto não se perde com a evaporação, o quanto não é desperdiçada pelos proprietários de terra que faz uso da água de forma arcaica pelo método de inundação? Se os Municípios não possuem água que se faça um sistema por tubulações e a leve até eles. A água terá valor, a água terá dono, a água não será desperdiçada.

Até quando daremos ao luxo de ignorar nosso patrimônio? Devemos cuidar dos nossos rios e das nossas matas para podermos assim ter o que comer e beber. Saber usar nossos recursos é e sempre será o maior valor que uma sociedade tem e terá. Se a Barragem Zabumbão é de fato do Vale do Paramirim somos nós que devemos cuidar, preservar e revitalizar nosso Rio.

Balneário do Rio Paramirim, Manhã de 06/05/2012

 

Balneário do Rio Paramirim, Manhã de 06/05/2012

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

7 COMENTÁRIOS

  1. Qaul o proposito de penerizar o rio, nao entendi.
    Se querem mandar agua para as comunidade que estao sofrendo com a falta d’agua é justo, mas arrume outros meios mais economico e sem disperdico. pela situacao que os municipios baianos estao passando, nao podemos ver um disperdico desse. O momento é de racionamento e economia de um bem tao precioso como é a agua.
    Por favro autoridades, siga os comentarios do focadoemvoce, use tubulacoes assim a agua sera melhor aproveitada.

  2. Muito bem dito Bill, isso é um desperdício de água em plena seca(a maior dos últimos 47 anos, como noticiam os jornais). Bill, o que estes (in)responsáveis têm à dizer sobre o assunto?

  3. Fiquei sabendo do real propósito dessa novidade. É para encher os açudes da cidade de Ibipitanga, a quilômetros de distância, que estão em estado lastimável. Assim, não dá pra levar de carro pipa e nem fazer encanações a curto prazo. Seria inviável economicamente. Certamente muitos fazendeiros da região (próximos ao leito) estão soltando foguetes. Outras pessoas, no entanto, acham que a água da barragem Zabumbão é só de Paramirim, esquecendo-se dos vizinhos distantes diretamente dependentes. De quem é a culpa? São Pedro?

  4. Concordo com a matéria, porém enquanto não é feito tal proposta não é justo a população vizinha passar por grande necessidade de água com uma barragem que é do povo e não do povo de Paramirim!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos