deneme bonusu
Adolescência e grupos de pertencimento | .: Focado em Você :.
30.3 C
Paramirim
25 de abril de 2024
Início Sem categoria Adolescência e grupos de pertencimento

Adolescência e grupos de pertencimento

Adolescência e grupos de pertencimento

* Por Irlando Oliveira

“Todo menino é um rei; eu também já fui rei; mas quá… despertei!”. Roberto Ribeiro

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou, no último dia 13 de julho, 26 (vinte e seis) anos de promulgado. Tal estatuto representa todo um elenco de mecanismos de proteção para essa clientela, a qual consideramos por demais vulnerável, ante a sua instabilidade comportamental, fruto da sua imaturidade psicológica. À luz do ECA, criança é a pessoa de até 12 (doze) anos incompletos, e adolescente é aquela que conta entre 12 (doze) e 18 (dezoito) anos de idade. São seres com características e nuances muito próprias, exigindo, de todos nós, principalmente dos pais e/ou responsáveis, uma atenção especial, sob pena de os vermos desencaminhados para a vida.

Se quando criança a atenção dos nossos filhos era voltada à alimentação no horário certo, aos cuidados para não se machucarem, à roupa limpa e bem passada, dentre outras, quando adolescente a dedicação certamente exigirá um esforço a mais. Criança é criança, age como criança, pensa como tal. Adolescente não se acha mais criança, se imaginando, muitas das vezes, como adulto, sem ainda ter condições físicas e psicológicas para sê-lo. Esse é um dos dilemas do adolescente!

Costumamos dizer, em nossas palestras, que adolescente, geralmente, é “um Maria vai com as outras”. Em razão da necessidade de se auto-afirmar, perante o grupamento social em que está inserido, o adolescente termina por se anular individualmente, passando a assumir a personalidade do grupo. E esse é um passo muito perigoso, considerando que a sua conduta não representa a sua forma de ser, traduzindo muito mais aquilo que o grupo espera dele; se permitindo a um processo de massificação – agindo conforme a massa, o todo. Diante disso, os pais se veem surpresos ante os fatos que se sucedem com seus filhos, considerando o comportamento destoante da sua forma de ser, de se conduzir.

No ano de 1997, tivemos um caso emblemático na cidade de Brasília/DF, através do qual um grupo de cinco jovens, dentre os quais um adolescente, ateou fogo no corpo do Índio Galdino, enquanto este dormia em um ponto de ônibus, levando-o à morte. O caso chocou o país, gerando uma série de protestos. Sem querer aqui dissecar o caso, o adolescente praticamente foi “levado” a fazer o que os outros fizeram. Como dissemos anteriormente: ele se anulou na sua individualidade, assumindo a personalidade do grupo.

É muito comum, na atualidade, vermos grupos de adolescentes com as mesmas características. Utilizam as mesmas gírias, vestem-se praticamente da mesma forma, têm o mesmo gosto musical… enfim! É a tribo! Buscam entre si uma sintonia tal, de maneira que, juntos, se tornam um todo. O grupo de pertencimento!

Há um tempo, quando a minha primogênita contava entre 14 e 15 anos, me dei conta de que ela queria vestir-se de preto para ir ao Shopping. Eu já tinha percebido alguns grupos de adolescentes trajando-se desta forma. Daí eu perguntei a ela: por que você quer se trajar assim? E ela me respondeu: “Ah, meu pai… é porque eu gosto; minha turma tá se vestindo assim!”. Lembro-me que deu muito trabalho para que eu demovesse essa ideia da sua cabeça, mas, com muita argumentação e persistência, eu consegui. Disse a ela, dentre outras coisas, que não era o fato de os seus amigos se vestirem de preto, que ela também deveria se vestir, pois, se assim fosse, mais adiante ela terminaria se permitindo a outros anseios do grupo, e isso é perigoso, porque, inevitavelmente, ela iria se expor. E a sua exposição, é também a minha, na condição de pai!

Nós, pais, jamais deveremos prescindir de acompanhar nossos filhos adolescentes. Eles não têm preparo psicológico para dimensionarem os acontecimentos da vida, com a mesma visão que nós temos. Eles precisam de nós! Devemos persistir no ideal de educar os nossos filhos para uma vida digna, dentro de um parâmetro social aceitável. E essa empreitada impõe a nós, dentre outras coisas, saber filtrar as companhias dos nossos filhos adolescentes e buscar saber os locais onde eles estão frequentando. Assim, evitaremos que eles se imiscuam com pessoas outras que poderão exercer influência na sua atitude comportamental, comprometendo a sua formação, o seu caráter.

Por fim, mesmo eles – os nossos filhos adolescentes – se imaginando “reis”, devemos fazê-los despertar, o quanto antes, para as responsabilidades e a realidade factual da vida.

_____________________________________
* Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Major do QOPM, atual Comandante da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora, Aspirante a Oficial da Turma de 1986, tendo ingressado nas fileiras da Corporação no ano de 1984. Possui especialização em Gestão da Segurança Pública, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Direitos Humanos, pela Faculdade Dois de Julho; e Programa de Desenvolvimento Gerencial Integrado (PDGI), na área de Gestão de Segurança Pública, pela UNEB e Fundação de Administração e Pesquisa Econômico-Social (FAPES). É autor do Projeto Ações Preventivas nas Escolas e Comunidades (Proapec), tendo proferido mais de 160 (cento e sessenta) palestras no Oeste e Sudoeste baiano, abordando temas sobre Segurança Pública, Violência em Meio Escolar, Segurança nas Escolas, Drogas, dentre outros.
Email: irlandooliveira@gmail.com

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos

https://www.fapjunk.com https://fapmeister.com
200 tl bonus veren siteler bonus veren siteler deneme bonusu salutepalace.com seabahis giriş seabahis seabahis