deneme bonusu
A SUBIDA DA MONTANHA – Por Antônio Gilvandro | .: Focado em Você :.
21.9 C
Paramirim
16 de abril de 2024
Início Érico Cardoso A SUBIDA DA MONTANHA - Por Antônio Gilvandro

A SUBIDA DA MONTANHA – Por Antônio Gilvandro

A SUBIDA DA MONTANHA. Mais uma vez, estamos a falar deste assunto de valor interminável: a ROMARIA DO MONTE DO CARMO, cujo objetivo era visitar o Santuário de pedra e ouro, encravado na cordilheira que circunda o povoado do Morro do Fogo. Sempre, no dia de hoje, eram os preparativos e as partidas. Preparativos que se iniciavam, há vários dias, onde os Romeiros começavam a arrumar a matula para a viagem. Alforges que seriam anexados às selas. Bruacas estopetadas de mantimentos para cozer nas rancharias. Outras com a carne salgada, os ossos e os pernis para assados ou feijão tropeiro. E assim iam pela estrada poeirenta, escalando as ladeiras íngremes e os carreiros estreitos, onde haviam lugares que se subiam como se fora um felino trepando numa árvore. Ao lado de toda essa via penitencial firme estava a peregrinação dos Romeiros que, numa sadia euforia, cantava, louvava.  naquele otimismo que nem se importavam com as dificuldades da caminhada.! Eis que chegam ao Morro aos pés da Santa do Carmelo. Primeiro passo era entrar no Santuário para visitar a Dona da romaria, rezando para ela e pedindo-Lhe copiosas bênçãos. Daí partiam para as rancharias que constituíam, a maioria das vezes, a sombra dos cafezais. Assim, começava a vivência de três dias nos festejos do Carmo e do Rosário, onde, naquele sobe e desce de sua única Avenida enladeirada, os Romeiros iam e vinham da Igreja, rezando, pedindo, implorando, ouvindo aquelas ladainhas em vozes de rouxinóis das cantoras sacras. À noite, o leilão. e o terno de zabumba, tradição centenária que nasceu nas mãos escravas que louvavam apaixonadamente aquela que proclamou no Magnificat: “Depôs dos tronos os poderosos e exaltou os humildes.” (Lucas 1. 45-56) Assim, o dia de hoje, relembra as primitivas romarias que foram andando pelos séculos em fora, até que, há não muito tempo, foi-se aculturando, muito embora não perdesse a riqueza de sua formação contínua. Válido ê todo tipo de tradição que subsiste nesta bicentenária Romaria. Aliás, o grande pensador Gilberto Luna tem uma definição irretocável a respeito: ” O progresso nada mais é que a tradição em marcha” Portanto, a Romaria do Morro do Fogo, genuinamente pura, não confunde suas manifestações culturais e religiosas com qualquer crendice alienada. Por isso, é que ela, no seu admirável fulgir, “é uma verdade velha que é sempre nova”, como dizia Santo Agostinho!  A Mãe do Carmelo ou do Carmo disse de si para si: “TODAS AS GERAÇOES ME CHAMARAO BEM-AVENTURADA”.

Texto: Antônio Gilvandro Martins Neves.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos

https://www.fapjunk.com https://fapmeister.com
200 tl bonus veren siteler bonus veren siteler deneme bonusu salutepalace.com seabahis giriş seabahis seabahis