31.6 C
Paramirim
28 de julho de 2021
Início Érico Cardoso A SOLENE FESTA DA MÃE CARMELO - Por Antônio Gilvandro

A SOLENE FESTA DA MÃE CARMELO – Por Antônio Gilvandro

A SOLENE FESTA DA MÃE CARMELO. Justamente hoje comemora-se o ápice da Romaria da insigne Mar do Carmelo, no Morro do Fogo. 306 anos se passaram e a fé contínua inabalável como as rochas que circundam este Povoado Sagrado! Trazida com o maior desvelo pelos Filhos de Santo Inácio de Loyola, este portentoso ícone chegou para presidir aos destinos do Vale do Paramirim, a começar das serranias donde escorre o caudal Rio do Morro. A fé dos exploradores paulistas era tamanha que eles dedicaram a mineração aos cuidados da Mãe Santa! Diziam, cada vez que a Invocavam, crescia a produtividade do garimpo. O ouro em filão e aluvião era tanto que eles firmaram uma promessa de colocar nas fileiras dos adobes que erguiam nas paredes do templo cartuchos e mais cartuchos de ouro como ex-votos pelos milagres obtidos. O Santuário foi edificado e, no especial lugar de honra, assumiu seu sublime posto, donde dirigiria com seu beneplácito o trabalho empreendedor de cidadãos humildes que embrenharam-se pelo matagal adentro buscando o mineral aurífero, cooperando destarte pela colonização do Brasil. Enquanto isto, sob o olhar terno da Mãe, os sofrimentos e as dificuldades eram mitigados pela assistência materna! A devoção à Mãe Rainha não pairou nos estreitos limites de um templo. Expandiu-se, pela região em fora, transformando-se nesta Romaria que dignifica o Cristianismo, cuja afluência aos pés daquela que vale mais que montes d’ouro em minério, pois Ela é o verdadeiro tesouro da Igreja, vendo desabrochar em seu seio um Menino que foi Deus. Os devotos, que foram surgindo, formaram naturalmente esta Romaria que tem o seu cume no dia de hoje! A bondade desta Mãe é incomensurável! Provam- na os gestos de seus filhos que, ao longo da história, demonstram-nos das mais variegadas formas. Vale citar um exemplo: contornando o pescoço da imagem Patrona, devotos contornaram-no com um cordão de outro de oito metros! E que falar das coroas e brincos cravejados de brilhante?! Muito embora saibamos dos destinos que se lhe deram, por vadios inconsequentes, ainda assim daquele trono sagrado prossegue brotando e dessedentandor rios de amor! Pouco se lhe importou que alguém surrupiou a sua coroa material.! Isto não deslustrou a sua ação benfazeja. em prol de todos os seus filhos, os bons e os que chamam de maus! “Quer você queira ou não… Maria é a Mãe de Jesus… E sua também.” (Cirilo Freire). Com a certeza- confiança.de que não somos absolutamente órfãos, pois temos uma Mãe eterna que o próprio Jesus deu-lha na pessoa de João no alto da cruz, estendendo-se a todos nós, voltemos nossos pensamentos e olhares para a Montanha Sagrada do Morro do Fogo, onde abriga tricentenariamente a MAE DO CARMELO e digamos a Ela, a todo instante , que não se esqueça de seus filhos, conseguindo de Jesus copiosas bênçãos para cada qual de nós e pela a Humanidade inteira! São Boaventura assegurou:” Maria é a escada celestes pela qual Deus desceu à terra e os homens sobem a Deus.”

Texto: Antônio Gilvandro Martins Neves.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos