deneme bonusu
A primeira reportagem televisionada sobre o município de Paramirim | .: Focado em Você :.
21 C
Paramirim
12 de junho de 2024
Início História A primeira reportagem televisionada sobre o município de Paramirim

A primeira reportagem televisionada sobre o município de Paramirim

A primeira reportagem televisionada sobre o município de Paramirim

O Globo Repórter é um telejornal brasileiro produzido e exibido pela Rede Globo nas manhãs de domingo. Retrata o universo de notícias que interessam ao agricultor como informações sobre agronegócios, receitas e dicas de tratamento de espécies animais e vegetais. Estreou em 06 de janeiro de 1980, sob o comando de Carlos Nascimento. Foi criado por Humberto Pereira, atualmente é apresentado por Nelson Araújo e Elen Martins. Tem uma duração de 45 minutos. Sua maior bandeira é a defesa do meio ambiente, conforme salienta o jornalista Ivacir Matias que fez a primeira reportagem televisionada sobre o município de Paramirim, antes mesmo que a mídia tomasse conta dos meios de comunicação.

A Barragem do Zabumbão, mencionada na referida reportagem como de prioridade para perenização do rio Paramirim e por conseguinte a redenção do seu vale, teve sua construção iniciada em 1993 e concluída no segundo semestre de 1997. A obra foi interrompida por duas ou três vezes por falta de recursos financeiros. Seu projeto original constava de um maciço medindo 58,00m de altura, 348 de comprimento e 8,00m de largura, destinado a reservar um volume máximo de 60.900.000m3 dentro de uma bacia de contribuição equivalente a 550 km2. Sua história arrastou-se por mais de 50 anos, envolvendo vários órgãos do governo, inclusive a Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco. (CODEVASF), ligada, na época, ao Ministério do Interior. Localiza se no rio Paramirim e o valor estimado de sua execução em 01 de janeiro de 1991 foi orçado em 1.878.424.438.54 cruzeiros ou seja 10.500.000,00 dólares.

O ano de 1986 e começo de 1997 foi marcado por uma grande seca, que assolou o Vale do Paramirim, destruindo lavouras e pastagens deixando grande parte da população desprovida de recursos e os meios de produção bastante arruinados. O município estava sob o comando do prefeito Durval Marques Leão, eleito no pleito de 15 de novembro de 1982 pela sigla do partido Democrático Social (PDS – Sublegenda I) para um mandato de 6 anos. Alcançou nas urnas 59,57% dos votos sufragados, distribuídos para ele e mais dois candidatos, Sebastião Flávio Barbosa (PMDB) e Ulysses Azevedo Bittencourt (Sublegenda II do PD). Na sua administração inaugurou-se o prédio da Câmara de Vereadores e a Agência do Banco do Brasil. de Paramirim. Ainda nesse período, o grande sonho da população de Paramirim era ter o asfalto para Vitoria da Conquista e cidades vizinhas, bem como a construção da Barragem do Zabumbão, cujo projeto se arrastava lentamente pelos corredores dos órgãos competentes, desde a década de cinquenta.

Ivaci Matias é repórter da Globo desde o começo do programa Globo Rural. Nasceu em Barretos, interior de São Paulo. Trabalhou na Rede Tupi e depois, já na Globo, onde fez o Bom dia São Paulo e o Jornal Nacional. Na trajetória do seu trabalho nesse programa conheceu todas as regiões do Brasil e até algumas partes do mundo, como a China e França. Recebeu vários prémios, dentre eles, o Wladimir Herzog. Destaca-se na defesa do meio ambiente. Já fez várias matérias denunciando o desaparecimento de muitos rios que secam por causa do desmatamento das nascentes. Sua matéria sobre o município de Paramirim, quando aqui esteve em 1987 é considerada de grande valor histórico. Um verdadeiro documentário, abrangente e objetivo, como deve ser feito todo trabalho jornalístico. Discorre, sobre a agricultura, pecuária, economia de um modo geral, tradições culturais do município, história, a suprema importância da construção da barragem do Zabumbão e a grande problemática da seca, presente no sertão baiano, nos meses anteriores à reportagem

Conforme testemunham os vídeos, ainda hoje existentes e amplamente postados nas redes sociais, a apresentadora do programa com um tom de voz muito atraente abrindo a matéria, fez a seguinte chamada “Quem chega ao sertão da Bahia depois dessa seca brava que anda castigando a região nos últimos meses acaba encontrando uma situação típica, lavouras devastadas, gado magro, homens e mulheres desolados. Mas se o viajante passar pelo vale do rio Paramirim pode até pensar que não houve seca por ali. Com essa memorável introdução, o programa Globo Rural levou ao ar em 22 de março de 1987, a primeira reportagem televisionada sobre o município de Paramirim com  enfoque de vários lugares do seu território: o Açude do Zabumbão, a Feira Livre da sede do município e algumas propriedades da zona rural, tendo como tema central a seca no sertão da Bahia, o modelo de irrigação existente no município  e a grande necessidade de se construir a barragem do Zabumbão, devido a importância dessa obra para o desenvolvimento agropecuário do vale do Paramirim.

Nas entrevistas realizadas, destacaram-se o Sr. Ulysses Cayres Brito que falou sobre o açude do Zabumbão, enfatizando a sua origem e a forma de sua construção, o Sr Amâncio Porto de Oliveira, Rosalvo Martins Magalhães, Antônio Bittencourt Cruz e Flávio Francisco dos Santos que também prestaram informações   sobre a agricultura local e o comércio da feira livre de Paramirim. Dentre os recortes apresentados, destacaram-se as lavouras de feijão e milho de Canabravinha e Várzea Redonda, duramente castigadas pela falta de chuvas e a consequente perda de suas colheitas. Em 1988, a reportagem é reapresentada no Globo Rural, em toda sua integra, dela se guardando alguns vídeos para deleite dos saudosistas e fonte de consultas para quem pesquisa sobre a nossa história.

A seguir transcorremos parte da Carta do missivista Dr. Gilberto Martins Brito, que na época era Delegado Regional de Itaberaba e, hoje, prefeito de Paramirim, já no seu terceiro mandato. No trecho inicial de sua correspondência, datada de 12 de dezembro de 1984, o autor relata ser ouvinte assíduo do programa Globo Rural, ao qual tece elogios, e que nessa condição vinha pedir ao seu redator mais atenção ao Nordeste, o qual chama de ” dádiva de amor”. Mais na frente, Gilberto descreve Paramirim como um município encravado no Sertão da Bahia, dotado de boa pista para pouso de aeronaves de pequeno e médio porte, possuidor de uma matéria prima de excelente qualidade para uma inédita reportagem do Programa Globo Rural, ou seja, as empíricas formas de irrigação das terras que margeiam o Rio Paramirim, um dos principais afluentes da margem direita do São Francisco. Por fim, teceu vários argumentos, bem fundamentados, subscritando-a como filho da terra, com o pedido da reportagem, tempo em que recomendava ao destinatário que em sendo acolhida a sua solicitação os repórteres ao chegarem em Paramirim deveriam. Procurar os senhores Ulisses Britto, Antônio Araújo, Rosalvo Martins, Antônio Cruz Leão, Antônio Bittencourt Cruz, Antônio Porto e Antônio Olinto Leão, todos conhecedores da matéria. Dito e feito! A reportagem foi realizada, quase três anos depois, envolvendo grande parte do elenco sugerido e na data de 22 de março de 1987 Paramirim apareceu na tela da Globo pela primeira vez. Contra fatos não há argumentos.

Paramirim, 7 de agosto de 2021

Prof. Domingos

Fonte: Facebook de Domingos Belarmino.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos

https://www.fapjunk.com https://fapmeister.com
200 tl bonus veren siteler bonus veren siteler deneme bonusu salutepalace.com seabahis giriş seabahis seabahis