29.5 C
Paramirim
25 de fevereiro de 2021
Início História A primeira esposa de Dr. José Bernardino de Sousa Leão

A primeira esposa de Dr. José Bernardino de Sousa Leão

A família Leão, presente no Vale do Paramirim desde o limiar do século XIX, tem na pessoa de Dr. José Bernardino de Sousa Leão um representante de primeira grandeza. Sua descendência, hoje, ramificada em sucessivas gerações procede-se de dois casamentos. Nasceu na região de Lagoa Clara, município de Macaúbas, em 30 de junho de 1836, faleceu na Vila de Paramirim em 27 de janeiro de 1904 com 68 anos de idade. Era filho do Capitão José Bernardino de Sousa Fagundes e de Maria Custódia de Mesquita Leão.

Após se formar pela Escola Baiana de Medicina, casou-se em primeira núpcias com Mirgilina Custódia de Sousa Leão, nascida por volta de 1840, filha legítima de Manoel José Pereira e Dona Francisca Ignacia da Silva, ambos já falecidos na época do casamento da filha.

A cerimônia do seu primeiro casamento foi celebrada em 05 de novembro de1862 pelo Padre Fernando Augusto Leão (seu tio) vigário da freguesia de Macaúbas, em casa de morada do Capitão Francisco José Marques, localizada no sitio Bebedouro, pertencente à Paroquia de Nossa Senhora do Carmo do Morro do Fogo.

Foram testemunhas do enlace matrimonial o Cel. Liberato José da Silva, o Capitão Francisco José Marques e Severino da Silva Marques, este último tio do noivo por ser casado com Rita Custódia de Mesquita Leão, irmã da mãe de Dr. José Bernardino.

Sobre Mirgilina Custodia de Sousa Leão, filha de Manoel José Pereira e Francisca Ignacia da Silva, primeira esposa de José Bernardino de Sousa Leão, sabe-se que a mesma é neta pelo lado materno do grande patriarca João José da Silva Dourado e Guardiana Maria Garcia Leal Nobre, conforme consta no Famyli Search.

São filhos do casal Raul de Sousa Leão, casado com Crescência Emília Cardoso Leão, Manoel Fernandes Leão, foi casado com Cândida Marques Leão, Leopoldo de Sousa Leão, teve por esposa Leopoldina Pereira Leão, Maria Cora de Sousa Leão, casada com Constâncio Marques Leão e Maria Custódia de Sousa Leão que foi casada com Abílio Marques Leão. Todos procriaram filhos, num total de 21 netos.

O mais curioso desse casamento é saber que Mirgilina Custódia com apenas 22 anos de idade, quando se casou com Dr. José Bernadino, já era viúva de Jesuino Tiburtino de Castro Dourado, provavelmente seu parente pelo lado do seu avô materno, João José da Silva Dourado. Resta-nos saber agora onde se encontra o registro do falecimento dessa matriarca, patronesse de uma descendência composta de vários próceres que muito enaltecem a família Leão pelos relevantes serviços prestados à cultura, à política e à história de Paramirim.

Paramirim, 19/01/2021

Prof. Domingos

Fonte: Facebook de Domingos Belarmino.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

2 COMENTÁRIOS

  1. Saudações!

    Sou integrante da família Dourado da região de Irecê, descendente de João José da Silva Dourado! Sempre gratificante obter informações de parentes que permaneceram na região de Macaúbas! Sabe me informar se há uma genealogia mais detalhada de José Bernardino Leão?

    Abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos