18.2 C
Paramirim
24 de janeiro de 2021
Início História A primeira escola pública do arraial de Paramirim

A primeira escola pública do arraial de Paramirim

Conforme consta dos anais da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, com todas as tintas e letras, a primeira escola pública do arraial de Paramirim foi criada pela Lei provincial 1.399, de 4 de maio de 1874, sob a chancela do presidente da província da Bahia Antônio Cândido da Cruz Machado, o famoso Visconde de Serro Frio, do Partido Conservador.

A criação dessa escola contou com o irrestrito apoio do Cônego João Paranhos da Silva, autor do projeto, que além de vigário da Freguesia do Morro do Fogo, era também deputado provincial e correligionário do visconde.

Para melhor compreensão da importância desse fato dentro do contexto nacional, é imprescindível dizer que a escola pública para o ensino das primeiras letras foi criada no Brasil pela lei imperial de 15 de outubro de 1827, razão pela qual o dia do professor é comemorado nessa data por todos os brasileiros.

” Art. 1° – Em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos, haverão as escolas de primeiras letras que forem necessárias.” 

Na comarca de Minas do Rio de contas, na época, sede jurisdicional do arraial de Paramirim, havia apenas 11 unidades de ensino, um   número relativamente pequeno face à vastidão do seu território. Na sua grande maioria essas escolas eram destinadas a alunos do sexo masculino, numa evidente descriminação da mulher.

É bom que se diga também que duas outras escolas foram instaladas na freguesia de Nossa Senhora do Carmo, antes da criação da classe de Paramirim: uma no arraial do Morro do Fogo, anterior a 1854 e a segunda em Canabravinha. Esta última por ato governamental de 16 de junho de 1865, da qual foi professor o Pe. Joaquim Augusto Vieira com o vultoso salário anual de seiscentos mil reis.

Fundamentada nos princípios estabelecidos pela Lei imperial de1827, as escolas públicas dessa época destinavam-se ao ensino da leitura, da escrita e do cálculo baseado nas quatro operações de aritmética, bem como os fundamentos básicos de geometria e de gramática da língua portuguesa.

De acordo com registros da Secretaria de Instrução Pública do estado da Bahia de 31 dezembro de 1878, a cadeira de Paramirim foi provida por ato governamental de 22 de fevereiro de 1875, sendo o seu primeiro mestre, o professor Antônio Gomes de Araújo Sa, que nela permaneceu por pouco tempo.

Paramirim, 11 de janeiro de 2020

Prof. Domingos

Fonte: Facebook.

Artigo anteriorDr. Aurélio Rocha e Lelo
Próximo artigoComo Anda Paramirim
Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos