deneme bonusu
A FOGUEIRA DE SÃO PEDRO – Por Antônio Gilvandro | .: Focado em Você :.
23 C
Paramirim
24 de abril de 2024
Início Paramirim A FOGUEIRA DE SÃO PEDRO - Por Antônio Gilvandro

A FOGUEIRA DE SÃO PEDRO – Por Antônio Gilvandro

A FOGUEIRA DE SÃO PEDRO. A terceira fogueira que se ergue defronte a algumas casas é dedicada a São Pedro. Nela há uma fundamental diferença com as demais. É que ela é mais restrita, não englobando muitas classes nem tampouco o povão. Como é sabido, a fogueira de Santo António é promovida pelos seus Xarás. A de São João é realizada pela grande massa das comunidades, indistintamente. A fogueira de São Pedro é patrocinada por todos os Pedros, Petrinas e Petronilas, bem como pelas Viúvas e Viúvos. Ainda, alguns Sacerdotes costumam acendê-las em homenagem ao Papa, no seu Dia. A origem das festas juninas remete às festas populares europeias, principalmente de Portugal, que vieram para o Brasil durante o processo de colonização. A mais antiga das fogueiras foi a de São João Batista, que serviu de aviso de seu nascimento à Virgem Maria. Pedro foi um dos doze Apóstolos de Jesus, tendo este 29 dedicado a ele. Como características dos festejos de São Pedro estão a fogueira, de formato triangular e o pau de sebo. As demais fogueiras possuem formatos diferentes. A que homenageia Santo Antônio tem o seu formato quadrado, similar a um chiqueirinho, como é conhecida. Já a que celebra São João tem a sua base redonda, fazendo com que a mesma, quando acesa, fique no formato de um cone. Na sua lista de Missões, São Pedro é o guardião das portas do céu e o responsável por fazer chover na. Terra. Além disso, São Pedro e o protetor dos Pescadores e das Viúvas. Na biografia, São Pedro liderou os Apóstolos e foi fundada sobre sua afirmação a Igreja Católica, da qual ele foi o primeiro Papa. Segundo o costume lendário é neste dia 29 que de rouba o mastro de São João para marcar o fim das festas juninas que só será devolvido no final de semana mais próximo. Dos Apóstolos, Pedro foi o primeiro a ser chamado e a professar a fé no Cristo quando disse: “Eu sei que tu és o Messias, Filho do Deus vivo.” (Mateus 16,16). Pedro deixou a barca na praia e passou a caminhar com Jesus que o fez pescador de homens. São Pedro foi martirizado e morto. Durante as torturas, ele pediu aos algozes que ele fosse crucificado de cabeça para baixo, pois ele não se sentia digno de ser crucificado igual a Jesus. Eu me lembro do Padre Benvindi fazendo uma fogueira imensa no dia de São Pedro é, quando se lhe perguntavam o porquê, ele dizia ser em homenagem ao Papa!  Hoje, celebram- se juntos São Pedro e São Paulo, Apóstolos e Mártires. Louvemos a Deus pelo Papa Francisco para iluminá-lo nesta difícil e honrosa missão de conduzir a barca de Pedro nós açoites deste vendaval por que passa a Humanidade.

Texto: Antônio Gilvandro Martins Neves.

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos

https://www.fapjunk.com https://fapmeister.com
200 tl bonus veren siteler bonus veren siteler deneme bonusu salutepalace.com seabahis giriş seabahis seabahis