19.5 C
Paramirim
1 de março de 2021
Início Érico Cardoso A estrada que tem um carro de bois se torna por si...

A estrada que tem um carro de bois se torna por si só em uma obra de arte

O carro de bois rompe a estrada soltando nos cascos a melodia do eixo, os bois mansos seguem o dono na triste rotina de um bom servo, o dono divaga pelos sonhos dourados sem perceber que a sua alegria afugenta o medo.

É saboroso ver passar diante aos olhos um carro de bois puxado por um trabalhador que transporta a lenha para que uma sábia senhora faça da farinha e dos ovos belos e gostosos bolos.

A arte é a base da vida, sem ela seriamos seres comuns, com ela somos deuses a pintar mundos.

Artigo anteriorUm anjo retorna ao Céu
Próximo artigoLibélula Azul
Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

2 COMENTÁRIOS

  1. Bela reportagem Bill.

    Quem nasceu neste sertão tem o carro de bois como uma figura emblemática. Há alguns meses comecei a escrever um livro intitulado: “MEMÓRIAS DE UM CARRO DE BOIS”, já que a maioria desse importante engenho, encontra-se abandonada nos fundos das fazendas, empurrado pelo progresso que ele próprio ajudou a construir.

    Imagem típica na paisagem rural brasileira, o Carro de Bois, cujas origens se perdem em remotas épocas, tem ainda valiosa utilização, que muitas vezes se constitui um paradoxo ao afirmar melhor do que ninguém, humilde mais invencível a máquina do progresso.

    Entre os primeiros veículos que rodaram em chão brasileiro o Carro de Bois nele escreveu em sulcos paralelos com suas rodas pesadas e maciças, os capítulos iniciais do povoamento e da colonização de nossa terra, participando da evolução do Brasil como importante peça de desenvolvimento rural. Segundo a visão de pintores célebres a tradição escrita e os costumes, o primitivo carro foi testemunho de movimentos decisivos de nossa história. Além de lírico motivo pictórico que não escapou aos grandes artistas. (Ele está presente no quadro do grito da independência do Brasil).

    Seu canto inconfundível sugere um hino, cantando glórias e triunfos!

  2. Casaram-se bem, imagem e texto. Mas vou além do elogio para sugerir que os leitores e admiradores do carro de boi se engajem na luta do Blog em defesa das tradições da regiao, começando por convidar as secretarias de cultura dos municípios de Paramirim e Água Quente para debaterem o soerguimento do carro de boi, como elemento cultural e histórico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos