18.7 C
Paramirim
2 de dezembro de 2020
Início Fotografias A beleza ímpar do Carro de Bois

A beleza ímpar do Carro de Bois

A beleza ímpar do Carro de Bois

Quando eu era criança, a feira livre acontecia aos sábados na Praça Santo Antônio. Naquele tempo dormia no quarto da frente, a janela próxima à rua. Quando o galo cantava, já na madrugada, aos poucos o barulho gostoso das rodas dos carros de bois a ferir os paralelepípedos a alguns metros dos meus ouvidos me levava a sonhar. Enquanto eu estava deitado, muitos sob o peso do frio e da chuva buscavam o seu sustento, aquela cena já não existe mais, a feira livre deixou o antigo local para se acomodar onde antes era o campo de aviação. Com a fartura de crédito e com a evolução da tecnologia surgiram novos meios de transportes, o carro de bois aos poucos desaparece do nosso cotidiano, porém nas comunidades ainda podem ser visto.

Os Trilheiros do Cafundó (Luiz Carlos Bill e Raimundo Sucupira) esteve na manhã do dia 26 de maio de 2013 na comunidade de Covas e tiramos as fotos. O vídeo foi da comunidade de Tenda, próximo a Canabravinha, em outra ocasião.

Assista ao vídeo e escute o som lindo do autêntico carro de bois:

A beleza ímpar do Carro de Bois

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

7 COMENTÁRIOS

  1. Carro de boi faz parte da história e da cultura de Paramirim. Preservá-las é dever de quem ganha para isso e cobrar é dever de todo cidadão. Cadê o prefeito e o seu secretário de cultura? Cadê a Câmara? E as escolas públicas, porque não incentivam seus alunos a estudarem e defenderem tradições caras? Não fique só lamentando não (o que já um grande serviço que presta), bota a boca no trombone, cobre dessa turma toda, faça sua indignação render frutos para a cidade que Vc tanto preza!
    Parabéns!

  2. Foi meio de transporte para mim e minha família por muito tempo. Vinha do Periperi para a cidade. Lembro-me que tinha uma parelha de bois gemeos que puxavam o carro.
    Faço minhas as palavres de Armando.

  3. AI,PERDI AS CONTAS DE QUANTAS VEZES PEGUEI CARONA EM CARRO DE BOI VINDO DA ESCOLA MEIO DIA NO SOL FORTE NA ZONA RURAL DE ERICO CARDOSO, BATEU SAUDADES TEMPOS BONS QUE NÃO VOLTA MAIS.

  4. O ex prefeito Gilberto Brito,queria fazer um monumento ao carro de boi.Seria uma justíssima homenagem às lembranças e patrimônio de Paramirim.O som do seu eixo era como canção de ninar para mim,por ocasião da sexta-feira,quando ele descia o beco ao lado da minha casa,para esperar o sábado,dia de feira livre.Não tive grande experiência em andar nele,mas,fiz questão que meus filhos tivessem.Maneira de fazer o sentimento sertanejo fluir em seus corações.Vamos homenagear o carro de boi,pedindo aos edis da nossa cidade,que promovam junto ao executivo,um evento com data fixa para este acontecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos